LIONS CLUBE DE  BRODOWSKI COMEMORA DIA DO FOTOGRAFO

“Fotografar é mais do que registrar um momento. Está além de um simples clicar de olhos. É sentir, se emocionar, realizar um sonho, compartilhar um momento” 

douglas

 

Na noite chuvosa de 30 de janeiro de 2.018, 3ª. feira, 20h30m., o LIONS CLUBE DE BRODOWSKI em assembleia geral com as presença das domadoras, realizou o seu jantar mensal (sempre última 3ª. feira do mês), presidida pelo CLMJ José Emilio Reato, Presidente AL 2017/2018, que contou com a ilustre presença do PDG AL 2010/2011 CLMJ MAURICIO DE SOUZA / CaLMJ SELMA DE ALMEIDA SOUZA, associados do Lions Clube de Batatais, clube padrinho.

IMG 20180130 WA0068

Após a abertura protocolar, onde a DM Sandra Borella Agostinho, fundadora do clube, fez a invocação a Deus, o CLMJ NELSON AGOSTINHO, atual diretor social e futuro presidente AL 2018/2019, fundador do clube, apresentou as efemeridades e datas sociais do período. Como vem se tornando praxe pela direção social, todo mês é escolhido um profissional para ser homenageado e destacado pelo seu trabalho na comunidade. Desta feita porém, numa demonstração de reconhecimento, o escolhido foi o DIA DO FOTOGRAFO, comemorado no dia 08 de janeiro, e que foi representado pelo CLMJP ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA, fotografado profissional. Ressalte-se que foi uma surpresa para o companheiro que não escondeu sua emoção.

Para fazer uma homenagem ao CLMJP Douglas, a direção social convidou o CL CESAR GULLO, afilhado do mesmo, que assim se expressou:

No princípio tudo eram trevas, então disse Deus: -Haja luz; e houve luz... Como um flash.

Após alguns trabalhos, decidiu, com as mãos tomar o barro, e dele fez o homem, e da sua costela, a mulher, a sua imagem e semelhança, preenchendo-os de sentimentos e instintos, entre eles a sensibilidade, indispensável a todo artista, e a lembrança, algo presente nos momentos mais marcantes da nossa vida.

Com a evolução, o homem decidiu perpetuar suas lembranças, e utilizando pedras e gravetos, assim o fez nas paredes das cavernas. Ainda fez sobre telas com o auxílio das tintas.

Ainda hoje as perpetuamos, de outras formas, mas com semelhante sentimento.

Algo de grande importância que devemos destacar, sobre o registro das lembranças, ocorreu em 1825, quando, o Frances Joseph Niépce, conseguiu, deixando por 8 hora uma placa de estanho ao sol, registrar uma imagem.

A primeira fotografia, a perpetuação de um momento através de um click...

Com o passar dos anos, inúmeras inovações surgiram, onde hoje, conseguimos uma fotografia instantânea através de um telefone móvel, algo que também evoluiu.

Mas algo não mudou, desde os primitivos nas cavernas, passando por Niépce... O dom... A perspicácia, a sensibilidade de transformar algo cotidiano em imortal. Esse dom, apenas alguns poucos artistas possuem... Alguns poucos gênios.

Nós de Brodowski, e porque não dizer, de toda região e até do estado, somos privilegiados, afinal, temos ao nosso lado um desses gênios das lentes... artista do click. Quantos de nós tivemos o privilégio de sermos fotografados em nossa mais tenra infância... Em nossa Juventude... Em nosso casamento... E hoje vemos o retrato dos nossos filhos por ele feito.

Quantos momentos da história da nossa cidade... Bailes, Carnavais... Eventos dos mais diversos fazem parte da nossa história, porque alguém o registrou... E o nosso Lions Clube... O nosso distrito¿... Quantas histórias que jamais serão esquecidas, graças ao desprendimento e talento de um menino.

Um menino que desde muito cedo aprendeu a brincar de trabalhar... Que conheceu todas as ruas dessa cidade entregando jornais... Quantos cochilos no banco da praça esperando as encomendas do correio, do qual foi funcionário, chegar.

Talvez, por ter muito visto, da sua terra e do seu povo, quis eles registrar, e mesmo trabalhando no Banco do Estado, deu os primeiros clicks.

Precisava mais... Precisava dedicar-se de corpo e alma a nobre arte, e, em 1972, com o apoio pleno de seus pais, desligou-se da agencia bancaria, e em um pequeno quarto, palco de inúmeros sonhos seu, foi em busca de um dos seus sonhos.

Hoje, passados 41 anos, privilegiados nos sentimos, por tê-lo ao lado... e com muita alegria lhe parabenizamos pelo seu dia comemorado em 08/01... Dia do Fotografo...

Para nós, DIA DE ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA... O meninos das lentes,

 Nosso gênio dos Clicks.

Após estas palavras, entregou-lhe um certificado

IMG 20180119 WA0078

Bastante emocionado, e surpreso com a homenagem, o CL Douglas agradeceu e de maneira improvisada, relembrou um pouco de sua infância, de seus primeiros passos, onde trabalhou como vendedor de títulos de capitalização, como agente do correio, onde era o responsável pela agencia dos correios, mesmo com 16 anos, e fazia todo o trabalho de expedição e recebimento de correspondências, jornais e revistas, já que tudo era feito pelo trem da antiga MOGIANA, esperando a chegada logo de madrugada e despachando de noite. Quantas noites dormidas no banco da estação, esperando o atraso do trem, que era coisa normal.

Depois com a ajuda de seu cunhado, saudoso JOSÉ FLÁVIO CORREIA, trabalhou durante 7 anos em um banco de Ribeirão Preto, e paralelamente começou a dar seus primeiros passos como fotografo, tendo deixado o banco em 1.972, e se dedicado apenas à fotografia, em um pequeno quarto da casa de seus pais. Aos poucos, começou no ramo de reportagem social, atendendo a toda Brodowski e cidades vizinhas.

Quando ingressou no LIONS em 1.977, começou a ser o responsável pelos registros das atividades e da própria história do clube, inclusive com a edição do boletim LEÃO DE BRODOWSKI, que teve repercussão nacional. Durante muitos anos também foi um grande colaborador do MUSEU CASA DE PORTINARI, e apaixonando-se pela história de sua querida Brodowski, já na era da internet, idealizou sites do próprio LIONS CLUBE DE BRODOWSKI, do LC BATATAIS, do LC ALTINÓPOLIS, da LOJA MAÇÔNICA LUZ DE BRODOWSKI, (em 2000, escreveu o livro ... E A LUZ FOI FEITA, onde pesquisou todo os 100 anos desta loja. Fundada em 01.03/1900) e tendo escrito um livro, após o falecimento de seus pais, em 2006, de toda a história deles e de seus 6 irmão, ao qual deu o título de SIMPLESMENTE JOSÉ E ISAURA ( que também está na internet, no link www.luzdebrodowski.com.br/zapolla.html).

Aos poucos passou a ser quase o fotografo oficial do Distrito, em distritais, convenções, visitas de governadores, visitas aos clubes, registrando tudo desinteressadamente, e hoje um de seus projetos já em andamento, é deixar registrado um acervo que conte a história do distrito, quando ainda era L-17 até hoje, e já conta com fotos históricas que aos poucos, com a colaboração de companheiros, de pesquisas, se inicia em 1.965, quando foi instituído o leonismo no Brasil.

Se orgulha de ser referência para quem se interesse pela história de Brodowski, de Portinari, possuindo um enorme acervo fotográfico e de vídeo, que muitos historiadores, turistas e autoridades recorrem quando precisam de registros históricos.

Dedicou toda esta trajetória à sua domadora MARIA TARCÍLIA, com quem está casado há 44 anos, companheira das horas boas, das horas difíceis, exemplo de força, superação, aceitação e amor, que é o esteio quando fraqueja, e vê nela e recebe dela o estimulo necessário para continuar a caminhada.

Esta homenagem realizada neste dia 30 de janeiro de 2.018, tornou-se para o CL DOUGLAS ainda mais especial, emotiva e marcante, pois neste mesmo dia era comemorado o aniversário de nascimento de seu querido e saudoso, nascido em 30 de janeiro de 1.914, (portanto estaria fazendo 104 anos), quando a cidade de Brodowski tinha apenas um 1 ano, fundada que foi em 22 de agosto de 1.913.

Certamente, dentro das homenagens prestadas pela direção social, reativada pelo atual Diretor Social, CLMJ Nelson Agostinho, esta foi uma das mais emotivas e que traduziu para todos os companheiros e domadoras, o grande respeito, consideração e o verdadeiro sentido do LEONISMO.

IMG 20180130 WA0085

 

Completando a cerimônia de entrega deste certificado, falaram:  CLMJ MAURICIO DE SOUZA PDG 2010/2011, do LC BATATAIS, e sua companheira CaLMJ SELMA DE ALMEIDA SOUZA, que relembraram várias passagens da vida do CL Douglas, especialmente quando o mesmo foi COORDENADOR GERAL DO DISTRITO LC-6, naquele AL, e cumprimentaram a diretoria e a direção social pela iniciativa, que foi um grande reconhecimento a um companheiro que luta pelo ideal abraçado desde 1.977, e que se orgulham de serem do clube padrinho.

Dentro do protocolo, a INSTRUÇÃO LEONISTICA foi feita pelo já CL ALMIR SOARES RAMOS, afilhado do CLMJP Douglas, que falou sobre COMPANHEIRISMO, e cuja posse solene será feita nesta 3ª. feira, dia 06/02, data do visita do governador do LC-6, CLMJP LUIZ ANTONIO CHIQUETTO/ REGINA MARA.

A Oração pelo Brasil foi feita pela DM Rafaela Fabbri e a oração final pela CaLMJ Selma de Almeida Souza.

A noite terminou com um simples jantar oferecido pelas domadoras do LC Brodowski, onde reinou muito companheirismo, muitas histórias foram relembradas.

ENFIM, uma noite digna de LEONISMO.

 

a58f7a7b ef81 4f68 b0f5 35a52b501f0b

Comentários  

0 #20 ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 02-02-2018 17:00
Nadir Juliani Andriani - lc rib. preto jd pta...
Parabéns Douglas, o maior fotógrafo do mundo " e do Lions.
Citar
0 #19 ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 02-02-2018 16:59
Rita Elaine Vieira Garbim - LC ORLANDIA

Parabéns L C de Brodowski e Antonio Douglas Zapolla ,muito merecido.
Citar
0 #18 ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 01-02-2018 14:22
Cleide Cunha Parabéns merecida homenagem, que Deus o abençoe sempre um abraço, hj aqui de Porto União, Sc
Citar
0 #17 ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 01-02-2018 11:26
DOUGLAS; VC TEM DUVIDA AINDA QUE É UM CL INDISPENSÁVEL PARA O NOSSO MOVIMENTO E PARA O NOSSO DISTRITO, PARA SEU CLUBE, PARA DMLC E PARA NÓS CCLL?????????

CLMJP PDG PCC ANTONIO CARLOS BITTAR
LC MIRASSOL
Citar
0 #16 ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 01-02-2018 11:25
Pra falar a verdade e sem rasgar cedas pois não é necessário. Todos veem o que o Companheiro é, representa e faz, pelo movimento é pena que é uma coisa natural do ser humano, recebermos algumas criticas, mas só erra quem faz alguma coisa quem não faz nada não comete erros. Sempre terá o meu profundo respeito e juba a ser espelhada.

cl claudecir - LC POTIRENDABA
Citar
0 #15 ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 01-02-2018 11:08
Parabéns pela comemoração do dia dos fotógrafos vc com seu trabalho eternizou momentos especiais.

EDUARDO DU BONATO
BRODOWSKI
Citar
0 #14 ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 01-02-2018 11:06
[19:29, 31/1/2018] Neuza Braz, Brodowski

Parabéns p vc
Citar
0 #13 ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 01-02-2018 11:05
Valdir Homem, lc jaboticabal

Parabéns CMJ Douglas pelo título e pelo dia do fotógrafo.
Muito bem merecedor das homenagens.
Citar
0 #12 ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 01-02-2018 11:04
ipdg Sergio David: - LC NEVES PAULISTA

Parabéns nosso Editor , fotógrafo, jornalista, etc,etc...
Citar
0 #11 ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 01-02-2018 09:56
Parabéns, vc merece todas as homenagens

CaL LUCELI PUPIN
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

Instalação Gab.LEO 

1ª REUNIÃO DISTRITAL DO GABINETE DO LEO CLUBE LC-6 EM VOTUPORANGA
2
2
0
0
6
6
4
4
1
1
4
4
4
4

Usuários Online 

Temos 71 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1510506
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
312
2453
9188
1415097
27280
58416
1510506

Seu IP: 54.92.182.0
16-08-2018 01:18

Curtir No FaceBook 

Scroll to top