Leo Clube
Leo Clube –Base Inicial

Preparação Para a Fundação De Leo Clubes

    Indice

  • A historia do Leo clube
  • O primeiro Leo clube do Brasil
  • A divisão do Brasil por Distritos multiplos 
  • O que significa a sigla LEO
  • Como é formado um Leo clube
  • Qual a função do Companheiro Leo
  • Qual a finalidade do LEO Clube    
  • Qual a função do conselheiro
  • Qual a finalidade do LIONS Clube em sua  Participação no Leo clube e seu patrocínio ao mesmo
  • Os cargos da diretoria Principal
  • A importância do sino e do Estandarte
  • Como é a administração dos cargos
  • Como deve ser presidida uma reunião
  • Ano Leoistico e gestão presidencial   
  • Leo clube na pratica liderança experiência e oportunidade
  • Estatuto Padrão do Leo Clube
  • Procedimentos Cerimônias De posse de dirigentes e novos sócios

A historia do LEO Clube                        

Em 1957, Grave era treinador do time de beisebol da Abington High School (Escola de Segundo Grau de Abington), Pensilvania. Grave era também membro ativo do Lions Clube de Glenside, Pensilvania. Com a ajuda do Companheiro Leão William Ernst, Grave falou sobre começar um clube de serviço para garotos do segundo grau. Foi então  que eles pediram a seus companheiros Leões suporte. Sem hesitar, o Lions Clube de Glenside concordou que um grupo jovem de leões era uma boa idéia. Grave e Ernst começaram a trabalhar. Em 1957, o Lions Clube de Glenside, Pensilvania, patrocinou o primeiro LEO Clube do mundo, o LEO Clube Abington High School.

Em 5 de dezembro de 1957, o Lions Clube de Glenside entregou ao LEO Clube Abington High School uma carta de constituição. Sendo o primeiro LEO Clube do mundo, o grupo criou o lema dos Leo Clubes: Liderança, Igualdade, Oportunidade Igualdade foi posteriormente mudado para Experiência.

ORGANIZAÇÃO DE OUTROS LEO CLUBES:  O LEO Clube Abington era uma entidade única até 1963. Neste ano foi fundado um LEO Clube na Escola de Tamaqua Area na Pensilvania. Logo depois, um Lions Clube da Filadelfia formou um LEO Clube em Nova York. Em 1964 haviam 27 LEO Clubes na Pensilvania e um em Nova York. A idéia de clubes juvenis de serviço estava se expandindo.

Em outubro de 1967 a diretoria da Associação Internacional de Lions Clubs adotou o Programa de LEO Clubes como um programa oficial da associação. Aberto para homens e mulheres, o objetivo do programa era (e continua sendo)dar à juventude do mundo a oportunidade de desenvolver e contribuir, individualmente e coletivamente, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional" Em 1968, LEO Clubes recém fundados começaram a mandar seus pedidos de certificado de clube para a sede de Lions Internacional. Em 17 de outubro de 1969, o formulário requisitando o certificado do LEO Clube Abington High School chegou à sede. Nesta data, o primeiro LEO Clube do mundo estava formalmente reconhecido como parte do programa internacional de LEO Clubes. Assim por todo o mundo começou a ser apresentado  o novo Programa de LEO Clubes. Em 15 de outubro de 1970, haviam 24.000 membros de LEO Clube em 918 Clubes em 48 países por todo o mundo. Hoje, o Programa de LEO Clube está mais forte que nunca. O serviço comunitário continua a base do programa. Como os Leões, os membros dos LEO Clubes gostam de servir a sua comunidade e ajudar a seu próximo . Em 30 de junho de 1997, haviam 5.315 LEO Clubes e 132.875 membros por todo o mundo. Estes clubes funcionam em 138 nações, 606 Distritos Leonísticos, 140 Distritos LEOísticos e 27 Distritos Múltiplos LEO no mundo.

O primeiro Leo clube do Brasil

LEO Clubessão um grupo de serviço voluntáriojuvenil, patrocinados pelos Lions Clubeslocais, sob a égide do Lions Clubs International, sendo compostos por jovens com faixa etária de 12 a 30 anos. O LEO está presente em 140 países .O Leo clube chegou ao Brasil em 28 de agosto de 1969,com a fundação do Leo clube Maceió- lagoa ( Alagoas ).Com o apoio e incentivo do colégio sagrada família Companheiros leões e domadoras do Lions clube de Maceió lagoa,Reunirão um grupo de estudantes quase que diariamente,para divulgar a filosofia de servir,levando os alunos a compreender e compartilhar dos poblemas comunitários.  O movimento LEO no Brasilconta com cerca de 13 mil associados, espalhados em mais de 400 LEO Clubes. Estes jovens atuam nos quatro distritos (LA, LB, LC e LD).1Com o passar dos anos,os companheiros leos do clube Maceío lagoa compreenderam que ali estava a semente de preparação de futuros leões em qualificação,e levaram a diretoria do lions a proposta da fundação de um clube de jovens,amadurecida a ideia foi designada uma comissão, e em 28 de agosto de 1969 foi empossada a diretoria do primeiro Leo clube do Brasil, naquele mesmo ano surgiu o Leo clube de arapicara no dia 06 de dezembro de 1969,a partir daí os clubes foram se difundindo por todo o pais.

A DIVISÃO DOS CLUBES NO PAIS POR DISTRITOS MULTIPLOS

                            Formação de um distrito de Leos

Se houver seis ou mais Leo Clubes oficialmente registrados em um distrito de Lions Clubes, o governador do distrito poderá aprovar a formação de um distrito de Leo Clubes. Os limites territoriais do distrito de Leo Clubes devem equivaler aos do distrito do Lions Clube patrocinador. Todos os distritos de Leo Clubes devem seguir as diretrizes contidas noModelo Oficial de Estatuto e Regulamentos de Distrito Leo

                    Formação de um distrito múltiplo de Leo Clubes

Quando houver 10 ou mais Leo Clubes em um distrito múltiplo, um distrito múltiplo de Leo Clubes poderá ser formado. A afiliação aos Leo clubes dentro do distrito múltiplo deve exceder 100 sócios. O conselho de governadores deve aprovar a formação do distrito múltiplo de Leos clubes. Todos os distritos múltiplos de Leo Clubes devem seguir oModelo Oficial de Estatuto e Regulamentos de Distrito Múltiplo Leo..

O Brasil é separado em 4 divisões essas que tanto cabem a leo como a lions clubes,pois lembrando que a base do Leo  clube é o apoio do lions clube,as divisões são chamadas por (DMS) distritos múltiplos,os DISTRITOS MULTIPLOS LA,LB,LC e LD.

Essa divisão foi implantada para que fosse melhor a separação de distritos e assim tivesse uma catalogação e uma melhor administração dos clubes do Brasil, perante as comissões de governadores e o Lions internacional.

 O QUE SIGNIFICA A SIGLA LEO  

As letras LEO significam: Liderança, Experiência e Oportunidade. Assim os jovens têm a oportunidade para adquirirem experiência e se tornarem líderes.Assim como o emblema do Lions, o símbolo de LEO Clube é composto por duas faces de leão, postadas uma à esquerda   e outra à direita, tendo no meio a palavra LEO colocada verticalmente. O Leão à esquerda representa o orgulho do passado e o voltado para a direita o olhar para o futuro e a preocupação com a humanidade.o Leo clube é formado por jovens de 12 a 31 anos

Como é formado um Leo clube

 Módulos do clube

  • O Programa Leo Clube oferece uma abordagem em dois módulos, Alfa e Ômega, para atender melhor às necessidades dos sócios dos clubes. Todos os Leos Clubes devem ser classificados como Alfa ou Ômega.
  • Criado para jovens com idade entre 12 e 18 anos, este módulo se concentra no desenvolvimento individual e social de adolescentes e pré-adolescentes.
  • Criado para jovens com idades entre 18 e 30 anos, este módulo se concentra no desenvolvimento individual e social de jovens adultos. Os clubes Omega ajudam os sócios a desenvolverem ainda mais as habilidades de liderança e a se prepararem para uma vida de envolvimento comunitário fazendo contribuições para a sociedade.
  • Obrigação financeira

Joia de organização de Leo Clube
A joia de organização de um Leo Clube é de US$ 100,00 ou o equivalente em moeda nacional. Essa joia única inclui:

Os custos envolvidos no processamento do Relatório de Organização de Leo Clube

Um certificado de organização (carta constitutiva)

Um kit para dirigentes de Leo Clube

Um kit para patrocinadores de Leo Clube

Distintivos de lapela Leo para cada um dos sócios fundadores do Leo Club

Taxa de patrocínio de Leo Clube
Lions Clubes devem pagar a taxa anual de patrocínio de Leo Clube de US$ 100,00 ou o equivalente em moeda nacional. Essa taxa cobre as despesas com materiais, malas diretas, manutenção de registros, comunicados, prêmios e recursos do programa. Se um Leo Clube for cancelado, oFormulário de cancelamento de Leo Clube (Leo-86)deve ser recebido pelo Departamento de Programas Juvenis até o dia 31 de outubro para que o crédito pela taxa seja recebido somente para o ano corrente.

Alterações nas Joias do Programa de Leo Clube no ano fiscal 2013-2014
Em um esforço para manter o ritmo do crescimento contínuo e desenvolvimento do Programa de Leo Clube e para simplificar a formação e patrocínio de Leo Clubes, a Diretoria do Lions Clubs International concluiu uma profunda revisão da estrutura de joias e aprovou alterações nas joias taxas do Programa de Leo Clube, como detalhadas naFolha informativa sobre joias de Leo (Leo-26).

Procedimentos preliminares

  • Etapa 1
    Solicite um kit de organização gratuito aoDepartamento de Programas Juvenis.
  • Etapa 2
    Organize uma reunião com os sócios do Lions Clube para explicar as responsabilidades dos patrocinadores de um Leo Clube. Explique que cada Leo Clube deve ter um conselheiro que seja um sócio Leão do Lions Clube patrocinador e que goste de trabalhar com jovens.
  • Etapa 3
    Nomeie três ou mais Leões para atuarem em um comitê do Leo Clube.
  • Etapa 4
    Determine se o novo Leo Clube atuará em conjunto com uma escola, igreja ou outro grupo da comunidade local. Geralmente, organizações externas exigem a nomeação de seu próprio líder ou conselheiro de clube. Frequentemente, os Leo Clubes em escolas exigem a participação de um professor ou administrador da escola como conselheiro adjunto. as organizações externas devem aceitar as responsabilidades do Programa Leo Clube.
  • Organização de um novo clube
  • Etapa 1
    Anuncie a data e o horário da reunião de fundação do Leo Clube. Informe os jovens da região sobre a reunião por meio de avisos enviados a escolas, grupos de jovens, programas comunitários e meios de comunicação locais.
  • Etapa 2
    A reunião de organização deve explicar a filosofia do Programa Leo Clube. Os Leões devem estar preparados para responder perguntas sobre: os requisitos de afiliação a um Leo Clube, o relacionamento com o Lions Clube patrocinador e as atividades realizadas pelos Leos.
  • Etapa 3
    Distribua oFormulário de afiliação ao Leo Clube Alfa (Leo50-A)ouFormulário de afiliação ao Leo Clube Ômega (Leo50-O),dependendo do módulo do grupo, e recolha os formulários preenchidos. Em seguida, o Lions Clube patrocinador pode enviar umRelatório de organização de Leo Clube (Leo-51) assinadoao Departamento de Programas Juvenis. Somente Leo Clubes registrados receberão a carta constitutiva de Leo Clube, os kits de patrocinador e de dirigente e os distintivos Leo de lapela.
  • Etapa 4
    Após o Lions analisar as inscrições enviadas, os novos Leos poderão votar para aceitar:
  • Os sócios originais
  • O Estatuto e os Regulamentos do Leo Clube
  • Dirigentes do Clube
  • Uma quantia específica para as joias dos sócios
  • Um dia, local e horário para as reuniões do clube
  • Etapa 5
    Inaugure o Leo Clube com uma cerimônia de posse. Os dirigentes do Leo Clube e os Leões do Comitê Consultivo Leo planejam a cerimônia conforme especificado no Procedimento de posse de dirigente e iniciação de novo sócio de Leo Clube (Leo-8). O dirigente de cargo mais alto do Lions Clube apresenta o Certificado de Organização de Leo Clube aos dirigentes e os sócios do Leo Clube recebem seus materiais de novo sócio.

Sem duvida a base para a fundação de um Leo clube é o total apoio do lions clube patrocionador.deve se ter uma base vinda de companheiros leões experientes e assim o total apoio do clube que ira apadrinhar o clube que esta para ser fundado .é importante palestras e busca de incentivo quando for apresentar o que é um Leo clube tanto para os companheiros leões como para os futuros companheiros Leo daquele clube.

        As etapas INICIAIS são

  • Incentivar o lions clube patrocinador do Leo
  • Influenciar os companheiros leões e domadoras a serem conselheiros do novo Leo clube
  • Convidar filhos de companheiros leões e domadoras ou alunos de escolas para virem a uma reunião como finalidade de explicar o que é um Leo clube para provocar um total interesse nos jovens
  • Marcar reuniões para que se possa treinar os jovens para sua posse a maior conhecimento do Leo clube a ser fundado
  • Escolher sua diretoria fundadora para assim passarem a eles a finalidade de cada cargo para a melhor condução do clube
  • Logo no inicio já irem mostrando como se preside uma reunião e o que deve ser feito
  • Estar auxiliando durante o tempo de aprendizagem e experiência  da iniciação do clube ate sua fundação
  • A partir da fundação do clube os clubes e conselheiro ainda irem a reuniões para verem o andamento do clube e darem total assistência a diretoria do clube.
  • Cabe ao clube padrinho dar total apoio e ensinar os conselheiros leões e domadoras como conduzirem o clube auxiliando os companheiros  Leos para que assim que o clube padrinho se desligar das funções de auxilio eles passem a terem essas funções ate o clube formar um ano e se estabilizar bem 

Lançamento do Leo clube Após o Relatório de Organização de Leo Clube tiver sido apresentado ao Departamento de Programas Juvenis na Sede Internacional, o Leo clube funcionará sob a orientação do conselheiro de Leo clube. Os dirigentes do Leo clube devem ser convidados a comparecer a uma reunião do Lions clube antes da posse do novo Leo clube para planejarem juntos a cerimônia. (Ver Posse de Novos Dirigentes na seção Recursos deste manual.) Para uma cerimônia bem-sucedida convide: • sócios do Lions clube • pais dos sócios do Leo clube • representantes da escola e/ou comunidade • dirigentes distritais Leões e Leos • A cerimônia de posse pode promover o clube e servir para recrutar sócios potenciais. Modelo de comunicado à imprensa para divulgar o novo Leo clube encontra-se na seção Recursos deste manual. Administração de Leo clube Após o Leo clube ter sido certificado e passada a cerimônia de posse, chega a hora de começar a trabalhar para que o clube se torne vigoroso e bem-sucedido. O conselheiro de Leo clube e os dirigentes Leo são fundamentais ao sucesso do clube e deverão demonstrar habilidades de liderança e organização sólidas para inspirar o empenho dos sócios. O conselheiro de Leo clube é um Leão que comparece às reuniões do Leo clube e age como elemento de ligação entre o Lions clube patrocinador e o Leo clube. O conselheiro trabalha de perto com o presidente do Leo clube e é uma fonte de apoio e orientação para os dirigentes do Leo clube, sempre que necessário. Os conselheiros de Leo clube funcionam como mentores para os Leos. Uma pessoa que não é um companheiro Leão como um professor ou outro membro do corpo docente pode servir como conselheiro da escola num Leo clube nela baseado

 QUAL A FUNÇÃO DO COMPANHEIRO LEO

CÓDIGO DE ÉTICA DO COMPANHEIRO LEO

ACREDITAR no verdadeiro companheirismo lembrando que, antes de pronome de tratamento, é a expressão máxima e mola mestra do LEOísmo.

CULTIVAR a sinceridade e a humildade, lembrando sempre destas qualidades como fundamentais para o aprimoramento humano.

CONFIAR em sua capacidade como agente formador de opiniões e transformador da sociedade, tendo convicção que o mundo pode melhorar, ficando mais justo, belo e humano.

RESPEITAR e ENTENDER as limitações alheias, conquanto seres falíveis que somos. Ser tolerante e amável, paciente e generoso, gentil e caridoso; procurando o lado bom da vida e desprezando o preconceito e desconfiança.

BUSCAR sempre, com o mesmo vigor, o serviço ao próximo, seja em tarefas simples ou projetos nobres, crescendo, sobretudo como pessoa e cidadão.

MANTER sempre o entusiasmo quanto aos projetos e atividades de seu clube, dando o máximo de si para que os mesmos se concretizem.

LUTAR para realizar seus sonhos e alcançar seu ideal, sem, contudo prejudicar ou destruir o sonho de seus semelhantes.

A função de um companheiro Leo é ajudar em sociedade,dar auxilio e apoio a comunidade que vive,prestar qualquer ajuda e serviço voluntario a qualquer pessoa que precise, o companheiro Leo é um propagador que tem que amar o serviço voluntario e desinteressado.

QUAL  A FINALIDADE DE UM  LEO  CLUBE

Assim como a finalidade do Leo é trazer jovens que queiram ajudar o próximo e propagar o bem em um mundo que nãos e existe o amor ao seu semelhante mais tão expresso e dedicado Essa é a total e única finalidade do Lions e Leo clube propagar o bem pelo mundo,ajudar as pessoas que mais precisam e dar total auxilio a comunidade em que efetiva campanhas para arrecadações e doações a instituições ou pessoas  carentes ou necessitadas de apoio,o trabalho do companheiro leão e domadora é prestar ajuda,caridade e transmitir amor a aquelas pessoas que mais precisam.Seus fins e lucros são destinados a ações voluntarias seja elas qual forem.              

Qual a finalidade do LIONS Clube em sua  Participação no Leo clube e seu patrocínio ao mesmo.

Lions Clubs International é a maior organização de serviço comunitário do mundo, com 1,3 milhão de sócios. Há mais de 45.000 Lions clubes em cerca de 200 países. Independentemente do idioma falado, da religião praticada ou de regimes políticos apoiados pelos Leões, todos eles se dedicam a ajudar pessoas carentes. Leo clubes fazem parte da rede internacional de Lions. Os Leos também têm sua própria rede com cerca de 5.550 Leo clubes em mais de 130 nações. O alcance internacional de LCI dá aos sócios de Leo e Lions clubes uma identidade global.

O patrocínio de Leo clube inspira os sócios de Lions clube a ter um envolvimento maior com os jovens de sua comunidade. O relacionamento com jovens pode trazer nova energia a um Lions clube. O Lions clube patrocinador também se tornará mais visível na comunidade, exposto a novo público formado por jovens profissionais, estudantes e pais de alunos em idade escolar. Os Leo clubes são também um meio de servir de mentores a futuros líderes comunitários e ajudam a cultivar futuros Leões. Relacionamento Leões e Leos Leo clubes são uma afiliação patrocinada por Lions clubes. O Lions clube patrocinador é responsável pela orientação e aconselhamento de seu Leo clube. Trabalhando junto com os Leos, os Leões se asseguram que o Leo clube patrocinado funcione dentro das normas e benefícios de LCI Organizando um Leo clube O sucesso do Leo clube depende do envolvimento positivo dos Leões e do conselheiro do Leo clube. Quando o Lions clube decide patrocinar um Leo clube, ele deve: 1. Indicar um conselheiro de Leo clube e um comitê assessor do Leo clube formado por no mínimo três membros, incluindo o conselheiro de Leo clube. O comitê assessor de Leo Clube comparece às reuniões de sócios e diretoria de Leo Clube. Os Lions clubes podem contatar o assessor de Leo clube do distrito ou do distrito múltiplo para lhes prestar apoio. 2. Decidir se o novo Leo clube será sediado na comunidade ou em escola. Contatar a escola ou outra organização para se assegurar do interesse e apoio ao clube. Chegar a um acordo sobre normas e regulamentações das atividades do Leo clube com autoridades da escola ou da comunidade. 3. Obter nomes de Leos potenciais através de escolas, universidades, faculdades, templos religiosos, grupos de jovens, amigos e parentes de sócios de Lions clube. 4. Organizar uma reunião de formação de Leo clube para explicar o Programa de Leo clube aos sócios potenciais: a. Convidar os jovens para esta reunião através de cartazes e avisos enviados a escolas, grupos religiosos juvenis, programas comunitários e mídia local. (Ver na seção Recursos deste manual modelos de comunicados à imprensa.) b. Responder perguntas de sócios potenciais sobre afiliação, relação com o clube patrocinador e atividades realizadas por Leos. c. Fornecer materiais de divulgação a cada participante da reunião. Eles constam do Kit de Organização de Leo Clube e podem ser obtidos através do Departamento de Programas Juvenis da Sede Internacional. d. Nesta ou em outra(s) reunião(ões) posterior(es), os Leos em potencial podem escolher os líderes Leo (elegendo presidente, vicepresidente, secretário e tesoureiro do Leo clube) e discutir projetos que gostariam de adotar. e. Distribuir o Formulário de Inscrição (Leo- 50). Pedir ao sócio potencial para divulgar informações sobre o clube e trazer um amigo na próxima reunião.

QUAL  A FUNÇÃO DO CONSELHEIRO

Um Leão é nomeado para servir como conselheiro de Leo clube. Este Leão deve ser alguém que goste de trabalhar com jovens. O conselheiro de Leo clube serve como mentor para os dirigentes e sócios do Leo clube. O Lions clube patrocinador é incentivado a indicar o conselheiro de Leo clube como membro da diretoria do Lions clube. Grande parte da orientação do Leo clube é dada através do conselheiro de Leo clube.A orientação em um Leo clube é exercida em uma ou mais das seguintes formas, conforme acertado entre Leo e Lions clubes:

 1. O conselheiro de Leo clube ou um sócio do Lions clube patrocinador deve comparecer a todas as reuniões do Leo clube ou da diretoria do Leo clube.

2. Três representantes do Lions e Leo clubes devem se encontrar mensalmente para discutir planos e interesses mútuos e examinar o funcionamento do Leo clube e/ou sua diretoria.

3. Se o comparecimento a reuniões for difícil, os Leos devem enviar uma cópia das atas de reuniões de clube ou diretoria para exame do Lions clube. LCI sugere que o Lions clube patrocinador examine e cumpra as leis e costumes locais que exigem atestado de boa conduta/antecedentes de adultos que trabalham com jovens.

* Mentor, ajudando o Leo Clube a alcançar seus objetivos.

* Motivador, incentivando os Leos a realizarem atividades voluntárias.

* Orientador, fornecendo diretrizes para os Leos.

*Ponto de contato entre o Leo Clube e o Lions Clube patrocinador, garantindo um relacionamento saudável entre Leos e Leões.

  *  Humanitário, ajudando os Leos a entenderem o aspecto compassivo do serviço comunitário.

Os conselheiros de Leo Clube Alfaaceitam uma participação ativa na orientação do desenvolvimento individual e social de Leos com idades entre 12 e 18 anos.

Os conselheiros de Leo Ômegadesempenham o papel de ponto de contato entre o Leo Clube e o Lions Club patrocinador e também têm o papel de apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos Leos com idades entre 18 e 30 anos.

Responsabilidades

  • Supervisionar a iniciação e o desenvolvimento progressivo do Leo Clube.
  • Promover atividades de Leo Clubes
  • Participar de todas as reuniões do Leo Clube e da Diretoria.
  • Realizar reuniões periódicas com representantes do Leo e do Lions Clube patrocinador para discutir as ações do Leo Clube e de sua Diretoria.
  • Assegurar que os novos Leos recebam os materiais de novos sócios.
  • Reconhecer os Leos por suas realizações.
  • Incentivar os Leos formandos a se tornarem Leões.

OS CARGOS DA DIRETORIA PRINCIPAL

Opresidentegerencia as reuniões do clube e de diretoria.  O presidente instruiu os outros dirigentes de clube sobre suas responsabilidades e inclui todos os sócios no processo de tomada de decisão.

Ovice-presidenteajuda o presidente.  Ele assume as responsabilidades do presidente eleito caso ele não possa terminar o mandato.

Osecretáriomantém os registros do clube e as atas de reunião e envia esses documentos ao Lions clube patrocinador.  Ele mantém uma lista de dirigentes, reuniões de comitês, registros de frequência e listas de sócios. O secretário também é responsável por atualizar as informações e os registros de sócios do clube, bem como por enviar os relatórios de atividades de serviço noMyLCI

Otesoureiroé responsável por receber e depositar todo o dinheiro do clube.  Ele desembolsa os fundos do clube quando autorizado pela diretoria do Leo clube.  Fornece um balanço financeiro mensal à diretoria do Leo clube.

OsDistritos e distritos múltiplosoferecem outro nível de posições de liderança. Os dirigentes em nível de distrito e distrito múltiplo incentivam os sócios de Leo Clubes da mesma região a compartilharem ideias e fortalecerem o serviço comunitário. Eles também promovem o Programa Leo Clube, concentram-se no crescimento e na expansão do quadro de sócios e oferecem mais oportunidades de desenvolvimento de liderança.

  • Os líderes Leo devem se familiarizar com os procedimentos parlamentares descritos na publicação Robert's Rules of Order (Regras de Ordem de Robert), revisada recentemente (disponível somente em inglês) pela Divisão de Materiais para Clubes.
  • As reuniões do clube devem ter uma agenda escrita e também
  • Uma convocação feita pelo presidente
  • uma cerimônia de abertura, como o hino nacional, saudação à bandeira ou outro costume local;
  • uma chamada para verificar a presença dos sócios e a apresentação dos convidados;
  • apresentação do(s) palestrante(s);
  • o relatório do secretário e a leitura da ata da reunião anterior;
  • o relatório do tesoureiro, do qual uma cópia deve ser arquivada para fins de auditoria;
  • a leitura da ata da reunião da Diretoria Internacional;
  • a leitura das correspondências recebidas desde a última reunião;
  • a leitura dos relatórios de comitês e da aprovação de ações;
  • a discussão de assuntos antigos;
  • a apresentação de assuntos novos;
  • Encerramento
  • Com estímulo e motivação, os Leos podem trabalhar em conjunto, como uma entidade única. Compreender por que os jovens se associam a um Leo Clube é muito útil para formar uma equipe. Alguns dos principais motivos para se associar a um clube são:
  • servir à comunidade;
  • pertencer a um grupo ativo de jovens;
  • fazer novos amigos;
  • desenvolver habilidades de liderança;
  • concluir as horas obrigatórias de serviços comunitários para a formação acadêmica.
  • O trabalho em equipe é importante para o sucesso de um Leo Clube. Para promover o trabalho em equipe, os líderes Leo podem começar:
  • estabelecendo os objetivos do clube;
  • explicando as tarefas gerais a todos os envolvidos;
  • designando tarefas específicas a cada sócio;
  • estimulando os sócios a apoiarem os esforços de outros Leos;
  • incentivando uma troca aberta de ideias, incluindo opiniões divergentes.
  • Para aumentar a proximidade entre sócios do clube, os líderes Leo podem:
  • procurar maneiras de aumentar o reconhecimento dos sócios por seus esforços;
  • recompensar os sócios individualmente por suas contribuições;
  • procurar formas de aumentar o prestígio do clube;
  • encontrar maneiras de aumentar a interação entre os sócios do Leo Clube;
  • comemorar projetos bem-sucedidos do Clube.

As discussões do clube são importantes para a criação de um ambiente de equipe, mas podem ocorrer conflitos internos do clube quando os Leos expressam opiniões diferentes durante uma reunião. É normal se sentir desafiado em conflitos de clube. Para se preparar para essa situação, é preciso:

  • saber quando e como decidir se um sócio está contrariando as regras, pedir uma votação, adiar uma discussão ou encaminhar a discussão para um comitê;
  • pedir ao Leo que registre o problema em questão por meio de uma requisição;
  • Compreender que este Leo quer despertar atenção para o problema, solicitar uma ação para solucionar o problema ou expressar uma opinião;
  • permitir que companheiros Leo ajudem a resolver o conflito A maioria dos Leos está interessada na manutenção da ordem durante reuniões do clube. a intervenção deles pode ser útil);
  • incluir a resolução na ata oficial do clube.
  • Quando tratadas de maneira construtiva, as diferenças de opinião podem incentivar a troca de opiniões valiosas
  • estimular o interesse por uma atividade *
  • revelar problemas
  • resolver tensões;
  • aumentar a motivação. A implementação das seguintes ações ao abordar conflitos ajudará a resolver algum conflito que possa surgir.
  • Defina o problema: coloque o problema no papel.  Assegure-se de que o problema foi definido e não somente um sintoma dele.
  • Informe-se sobre os fatos - solicite informações de ambos os lados do problema. Também obtenha dados de fontes externas.
  • Organize os fatos - esta etapa é necessária quando problemas complexos estão envolvidos.
  • Determine soluções - considere várias soluções possíveis ao procurar pela melhor delas.
  • Pense nas consequências - antes de escolher uma solução, considere as possíveis consequências de cada uma.
  • Aja com base na solução - neste momento, estabeleça como você irá saber se o problema foi resolvido.
  • Avalie sua solução - os dirigentes devem supervisionar o processo para verificar se a solução funcionou.

ROTEIRO PARA REUNIÕES DE LEO CLUBE,COMO DEVE SER PRESIDIDA.

1.       COMPOSIÇÃO DA MESA DE TRABALHO: A Mesa de Trabalhos deverá ter a presença do Presidente (sentado ao centro da mesa), Secretário (à direita do presidente) e Tesoureiro (à esquerda), e os demais diretores intercalando. Quando houver autoridades LEOísticas e/ou LEONísticas, é recomendado que sejam chamadas (da maior autoridade para a menor) para compor a mesa e sentarem alternadamente esquerda-direita do presidente. 2. ABERTURA 2.1. PRESIDENTE do Clube: (bate o sino) “Invocando a Deus, pela grandeza da Pátria e a Paz Universal entre os homens, declara aberta a reunião( Ordianaria ou extraordinária) do LEO CLUBE DE - Distrito LEO L____”. (todos devem levantar nesse momento) 2.2. PRESIDENTE: Convido o/a CLEO_______________, para fazer a Invocação a Deus. (É recomendável que sempre tenha uma bandeira do Brasil, Estado e/ou Cidade presente na reunião). O estandarte e sino/martelo do clube são de presença obrigatória. A composição do Pavilhão seguirá a seguinte ordem de importância. Ordem de colocação na panoplia (ordem de quem está observando): 5 Bandeiras: LIONS à esquerda - Estado à esquerda - Brasil ao centro - Cidade à direita - LEO à direita. 3 Bandeiras: LIONS à esquerda - Brasil ao centro - LEO à direita. Quando o número de bandeiras é par, a segunda bandeira mais importante começa a esquerda do pavilhão. Quando o número total de bandeiras é impar a segunda mais importante começa pela direita. 2.3 PRESIDENTE: Peço a todos que cantem junto comigo a 1ª estrofe e estribilho do Hino à Bandeira: “Salve lindo pendão da esperança...”. (Não bater palmas após cantar o hino. As palmas são para a saudação no final da reunião). 2.4 PRESIDENTE: • apresentação dos convidados (convide ao sócio que trouxe o convidado para apresentá-lo a assembléia) 2.5 PRESIDENTE: • apresentação das autoridades presentes (LEO, LEÃO ou outros) (essas pessoas não falam neste momento, só na Jaula Aberta). (Após as apresentações você passa a palavra para os diretores na ordem que segue:) Elaborado pelo C.LEO Raniere Pontes – Assessor Nacional de Treinamentos – CILBRA 2005. E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ROTEIRO PARA REUNIÃO DE LEO CLUBES 3. INFORMES DA DIRETORIA 3.1 PRESIDENTE: convido o/a CLEO____SECRETARIO, para proceder com seus informes. (na ausência do 1º ou 2º secretário, o presidente deverá nomear um CLEO para fazer a ata da reunião). 3.1.1 SECRETÁRIO: • chamada dos sócios (o secretario faz a chamada pelo livro de assinaturas) • leitura e ata do secretário da reunião anterior PRESIDENTE: Em discussão a ATA (após discussão) Coloca em Aprovação. (bate o sino) • leitura da correspondência recebida desde a última reunião realizada • leitura do relatório da secretária (correspondências enviadas) 3.2. PRESIDENTE: convido o/a CLEO___ TESOUREIRO, para proceder com seus informes. 3.2.1 TESOUREIRO • relatório do tesoureiro – caixa do clube, cobrança das mensalidades – saldo de campanhas – arrecadações – etc. PRESIDENTE: Em discussão o relatório apresentado (após discussão) Coloca em Aprovação. (bate o sino) 3.3.. PRESIDENTE: convido o/a CLEO___________________________ DIRETOR______, para proceder com seus informes. (Presidente pergunta antes se algum diretor tem algum informe) 3.3.0 INFORME DOS DIRETORES 3.3.1 – Diretor Social 3.3.2 – Diretor Instrução LEOística (é importante sempre ter uma instrução na reunião) 3.3.3 – Diretor Relações Públicas e Boletim 3.3.2 – Diretor... (se algum diretor fizer alguma proposta/proposição é necessário que seja colocado em discussão e aprovação). 3.4. INFORMES DAS COMISSÔES (campanhas, eventos, atividades, projetos, outros). • leitura dos relatórios de comissões e aprovações dadas pelas comissões (se alguma comissão fizer alguma proposta/proposição é necessário que seja colocado em discussão e aprovação). Elaborado pelo C.LEO Raniere Pontes – Assessor Nacional de Treinamentos – CILBRA 2005. E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ROTEIRO PARA REUNIÃO DE LEO CLUBES 4. PAUTA DA PRESIDÊNCIA (apresentação de novos assuntos, ou fechamento de discussões que ficaram pendentes). a) __________________________________________________________________ b) __________________________________________________________________ c) __________________________________________________________________ d) __________________________________________________________________ e) __________________________________________________________________ Lembrando que se forem assuntos que se forem assuntos novos eles deverão ser colocados em discussão para aprovação. Após cada discussão você deverá colocar em aprovação dizendo: aprovado! Ou reprovado! (bater o sino) 5. JAULA ABERTA PRESIDENTE: declaro jaula aberta (bate o sino) 5.1 - A MESA PRINCIPAL - Devem falar às pessoas que ainda não falaram, as autoridades LEOísticas e LEONísticas (LIONS) e outros presentes. PRESIDENTE: declaro jaula aberta (bate o sino) 5.2. A PLENÁRIA - Este é o momento em que todo e qualquer sócio do clube, em pleno gozo dos seus diretos, pode se manifestar e apresentar propostas, dar idéias, trazer assuntos novos para discussão. 6. ENCERRAMENTO Presidente: Agradeço aos presentes nessa reunião e convoco para próxima reunião a realizar-se no dia ___/____/____ às _______ horas, tendo como local ________________. Não havendo mais nada a ser tratado, declaro encerrada essa reunião e convido a todos que em pé saudemos com uma vibrante salva de palmas os pavilhões expostos (BATE O SINO). NOTA IMPORTANTE: Essa é uma sugestão de protocolo, devendo cada clube adaptar a sua realidade loca.

A IMPORTANCIA DO SINO E DO ESTANDARTE

o sino é o material principal para se presidir qualquer reunião ou demais cerimônias festivas.Assim como o estandarte que é o símbolo do clube aquilo que representa um Leo clube ou lions clube fora de sua sede.Cabe ao diretor social zelar do sino,estandarte e demais objetos que simbolizem o clube.

Ano Leoistico e gestão presidencial  

  O ano Leoistico,mais conhecido pelas siglas AL é difundido como ano de gestão em que o dirigente leoistico permanece na presidência do clube ou distrito LEO,o AL é determinado como o ano no calendário do movimento,o ano leoistico é o tempo em que o presidente fica sobre posse do clube o AL vai do dia 01 de julho ao dia 31 de junho do próximo ano leoistico que é quando a gestão é trocada.

Leo clube na pratica

Liderança /experiência/oportunidade

O Leo clube é um clube de serviço voluntario que ao te dar a oportunidade de adiquirir a experiência pode te capacitar a ser um grande líder não somente dentro do movimento mais na vida em sociedade, o principal intuito do Leo clube é incentivar jovens a serem pessoas de responsabilidade e de índole respeitável em sociedade, tem como intuito fazer desses jovens pessoas de bem para um dia poderem vencer na vida e no movimento e o principal difundir neles o espírito de doação e amor ao próximo para que eles continuem a ajudar as pessoas mesmo sendo no futuro companheiros leões domadoras ou apenas pessoas que cultivam o bem em sociedade

 DIRIGENTES

O sucesso de todo Leo clube depende da dedicação dos seus líderes. O compromisso dos dirigentes Leo em promover os ideais do Programa de Leo Clube resultará em orgulho e satisfação para eles, para o Leo clube, para o Lions clube patrocinador e para a comunidade. Líderes Leo tomam muitas decisões que afetarão o sucesso e futuro do clube. Quais são as características de um líder? Outras características incluem: • confiabilidade • lealdade • conhecimento das necessidades individuais e interesses dos sócios do clube • uma visão para o futuro do clube • aceitação de responsabilidade. Papel dos dirigentes de Leo clube Líderes Leo competentes formam as bases de Leo clubes bem-sucedidos.os dirigentes tem como finalidade introduzir o clube de forma que ele possa se estabilizar e se enfatizar em sociedade o podendo realizar grandes ações de serviço e ajuda a comunidade entidades  instituições e pessoas que precisam de auxilio e ajuda.o dirigente tem a principal responsabilidade de estar a frente do clube para conduzir as ideias propostas e ideias dos companheiros para que as melhoras realizadas em sua comunidade sejam eficazes e ganhem o prestigio e o carinho da cidade ou comunidade em que é ajudado ou auxiliado por um Leo clube.

 Estatuto padrão do Leo Clube

ARTIGO I Do Nome O nome desta organização é Leo Clube de ________________ ___________________________________________________. ARTIGO II Dos Objetivos Promover atividades de serviço entre os jovens da comunidade que desenvolverão as qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade. Unir os sócios pelos laços de amizade, companheirismo e compreensão mútua. ARTIGO III Do Patrocínio A. Este clube é patrocinado pelo(s) Lions Clube(s) de ________ ____________________, mas não faz parte dele(s). Assim, nem este Leo clube, nem sócio algum deste Leo clube terá os direitos e privilégios relativos ao(s) Lions clube(s) patrocinador(es) ou à afiliação ao(s) mesmo(s). B. O funcionamento deste clube estará sujeito ao controle e à supervisão do Lions Clube de ____________________________. Tal controle e supervisão serão exercidos de um dos seguintes modos, sendo a escolha feita em conjunto pelo Lions clube patrocinador e pelo Leo clube. 1. Mediante a presença de um ou mais sócios do Lions clube patrocinador em toda a reunião do Leo clube ou da sua diretoria; ou 2. Por meio de reuniões mensais entre três representantes de cada clube, para tratar de assuntos e planos de interesse mútuo e para examinar as ações do Leo clube ou da sua diretoria. No caso de haver desacordo entre os representantes, a decisão final caberá ao Lions clube patrocinador; ou 3. Mediante a apresentação de um relatório específico ou cópia das atas de todas as reuniões a serem entregues pela diretoria do Leo clube, dentro dum prazo de 15 dias, ao secretário do clube patrocinador, ou a um representante ou delegado autorizado. A seguir, é prerrogativa do clube patrocinador convocar uma reunião entre três representantes do Leo clube e três representantes do clube patrocinador, para debaterem planos ou questões de interesse mútuo. No caso de haver desacordo entre os representantes, a decisão final caberá ao Lions clube patrocinador. C. Se o funcionamento deste clube depender, de qualquer modo, da cooperação de autoridades escolares, o Leo clube e o seu quadro social cumprirão fielmente os preceitos e regulamentos escolares, tal como os interpretam as autoridades da escola. ARTIGO IV Dos Projetos A. De acordo com as cláusulas do Artigo III, este clube planejará e executará projetos de serviço na sua comunidade, usando o seu próprio potencial humano. Caberá a este clube a responsabilidade integral pelos projetos, com exceção dos realizados em conjunto com outro Leo clube ou outra organização. B. Os projetos serão financiados com fundos angariados por este clube ficando entendido, entretanto, que fundos não serão solicitados de qualquer indivíduo, empresa ou organização na comunidade sem que o clube dê algo de valor em troca. C. É vedado ao clube: 1. Solicitar ou aceitar mais do que ajuda financeira ocasional do Lions Clube de ________________ ou de qualquer sócio do mesmo; 2. Solicitar ajuda financeira de qualquer Lions clube não patrocinador; 3. Solicitar ajuda financeira de qualquer outro Leo clube. D. Nenhuma parcela da receita líquida proveniente de um programa financeiro no qual fundos sejam angariados do público, será usada para benefício direto ou indireto deste clube ou de qualquer de seus sócios. ARTIGO V Dos Sócios A. Será concedida afiliação neste Leo clube a qualquer pessoa de bom caráter, que satisfizer as normas estabelecidas pela comissão de Leo clubes do Lions clube patrocinador. Toda referência ao gênero masculino nos Estatutos e Regulamentos de Leo Clube deve ser interpretada também como gênero feminino. B. Categorias: Os sócios deste Leo clube terão as seguintes classificações: 1. Ativo: Sócio com todos os direitos e privilégios e sujeito a todos os deveres inerentes a um sócio de um Leo clube. Sem limitar tais direitos e deveres, tais direitos incluem a elegibilidade a qualquer cargo no clube, distrito Leo ou distrito múltiplo Leo ao qual o clube pertença e o direito de votar em todos os assuntos que requeiram voto dos sócios; e tais deveres incluem frequência regular, pagamento pontual das quotas, participação nas atividades do clube e conduta que reflita uma imagem favorável do Leo clube na comunidade. ESTATUTO PADRÃO E REGULAMENTOS PARA LEO CLUBE 2. Forâneo: Sócio que se mudou da comunidade ou que, por motivo de saúde ou outras razões legítimas, não pode comparecer regularmente às sessões e deseja continuar como sócio do Leo clube e a quem a diretoria do Leo clube deseja conferir esta classificação, a qual deve ser revisada a cada seis meses pela citada diretoria. O sócio forâneo não poderá ocupar posições no clube ou votar nas conferências do distrito Leo ou distrito múltiplo Leo, mas deverá pagar as quotas estabelecidas pelo Leo clube. 3. Sócio Alfa: sócio de Leo clube de 12 anos até a maioridade. 4. Sócio Omega: sócio de Leo clube que atingiu a maioridade legal até uma idade que seja considerada apropriada pelo respectivo distrito múltiplo (ou distrito único se não for um subdistrito de um distrito múltiplo) onde o Leo clube Ômega é patrocinado. C. Término da condição de sócio: A afiliação a este Leo clube cessará automaticamente quando: 1. O sócio completar um ano a mais que o limite de idade superior. 2. Terminar a existência deste Leo clube conforme prescreve o Artigo XV. 3. Votarem pelo menos 2/3 (dois terços) de todos os sócios em pleno gozo de seus direitos a favor do desligamento do sócio. D. Transferência de Sócio: Este Leo clube poderá conceder afilia- ção por transferência a um outro Leo clube, a um sócio que já tenha se desligado ou esteja se desligando, desde que: 1. Seja recebida pelo novo Leo clube, com uma cópia para o Leão secretário do clube patrocinador, uma carta solicitando transferência. Esta carta deverá ser proveniente do Lions clube patrocinador do Leo clube do qual o sócio esteja se demitindo, e deverá ser recebida dentro de seis meses a partir da data do término da afiliação; 2. O sócio esteja em pleno gozo de seus direitos na ocasião do término da afiliação; e 3. A idade do sócio que está se transferindo esteja dentro do limite de idade estabelecido pelo novo Leo clube. Se mais de seis meses se passaram entre o desligamento de um Leo clube e o pedido de transferência para outro Leo clube, o indivíduo poderá afiliar se a este Leo clube somente de acordo com as disposições da Seção A deste Artigo V. E. Limites de Idade: Os distritos e distritos múltiplos em suas respectivas áreas podem estabelecer diferentes faixas etárias para os Leo clubes respeitando os limites mínimos e máximos estabelecidos pela diretoria internacional para sócios de Leo clubes. F. Todo Leo clube deve declarar se é um Leo clube Alfa ou Omega através de notificação ao Departamento de Programas Juvenis na sede internacional. ARTIGO VI Das Reuniões A. Reuniões do clube: 1. As reuniões ordinárias de trabalho deste Leo clube serão realizadas nos horários e locais especificados nos regulamentos, pelo menos duas vezes por mês sendo preferível, no entanto, que o clube se reúna uma vez por semana. 2. O presidente do clube pode, a qualquer momento, ou mediante pedido feito por escrito de pelo menos dez (10) sócios em pleno gozo de seus direitos, convocar uma reunião extraordinária do clube. A convocação será feita, verbalmente ou por escrito, a todo sócio em pleno gozo de seus direitos e indicará a data e o local convenientes aos sócios e a finalidade da reunião. Se o aviso for dado por escrito, será considerado como efetivo assim que for postado e endereçado ao sócio, conforme o endereço que constar dos registros do clube na ocasião da postagem. 3. Quorum: A presença em pessoa da maioria dos sócios em pleno gozo de seus direitos será necessária para constituir um quorum em toda reunião ordinária ou extraordinária deste clube. B. Reuniões da diretoria 1. As reuniões ordinárias de trabalho da diretoria serão realizadas pelo menos uma vez por mês nos horários e locais estipulados nos regulamentos. 2. O presidente do clube pode, a qualquer momento, ou mediante pedido feito por escrito de quaisquer membros da diretoria, convocar uma reunião extraordinária da diretoria. A convocação será dada verbalmente ou por escrito a todo membro da diretoria e indicará a data e o local convenientes aos membros da diretoria e a finalidade da reunião. Se o aviso for dado por escrito, será considerado como efetivo assim que for postado e endereçado ao membro da diretoria, conforme o endereço que constar dos registros do clube no momento da postagem. 3. A presença do presidente ou do vice presidente e de quaisquer três (3) outros membros da diretoria será necessária para quorum em qualquer reunião ordinária ou extraordinária da diretoria. 4. Todo sócio deste Leo clube que estiver em dia com suas obrigações terá o direito de assistir a qualquer reunião ordinária ou extraordinária da diretoria, não podendo manifestar se em reunião alguma da diretoria, a não ser com o consentimento da diretoria. ARTIGO VII Dos Dirigentes A. Serão dirigentes deste Leo clube o presidente, vice presidente, secretário e tesoureiro e outros dirigentes que forem estipulados nos regulamentos. Os dirigentes devem ser sócios em pleno gozo de seus direitos e o mandato será de um ano ou até que seus sucessores tenham sido eleitos e empossados. Nenhum sócio poderá ocupar dois cargos simultaneamente. B. O presidente não poderá ser reeleito como seu próprio sucessor depois de ter ocupado o cargo durante o período completo. C. Salvo se estipulado de outra forma nestes estatutos, os deveres dos dirigentes serão inerentes aos seus respectivos cargos, segundo o livro Robert’s Rules of Order, Revised. ARTIGO VIII Da Diretoria Sujeitos às cláusulas do Artigo III: A. O controle e a supervisão dos trabalhos e assuntos deste clube competem a uma diretoria composta de todos os dirigentes do clube e três diretores vogais, eleitos dentre os sócios em pleno gozo de seus direitos. B. A diretoria, através dos dirigentes do clube, será responsável pela execução das normas aprovadas pelo clube. Todos os novos assuntos e normas deste clube serão considerados e formulados primeiro pela diretoria para apresentação e aprovação do quadro social do clube numa reunião ordinária ou extraordinária. C. A diretoria terá controle geral sobre todas as comissões e todos os dirigentes. Poderá anular a decisão ou ação de qualquer dirigente e, com motivo justo, poderá declarar vago qualquer cargo, nomeando um sócio em pleno gozo de seus direitos para preencher a vaga durante o resto do período. D. A diretoria apresentará um relatório anual de suas atividades ao quadro social do clube e ao Lions clube patrocinador. ARTIGO IX Das Eleições As eleições de dirigentes e diretores vogais terão lugar segundo os procedimentos e nos dias aprovados pela Comissão ____________________________________ do Lions clube de ____________________. Não se exigirá, em eleição alguma, mais do que a maioria simples dos votos apurados para que o candidato seja declarado eleito. ARTIGO X Das Comissões Os regulamentos deverão prever a existência de comissão de finanças, comissão de projetos e outras comissões permanentes consideradas como necessárias para a administração do clube. Sujeitas à aprovação da diretoria, o presidente poderá nomear as comissões especiais que, na oportunidade, julgar necessárias. ARTIGO XI Das Jóias e Quotas A. Além da jóia de US$5,00 por sócio original ou novo sócio, este clube cobrará as jóias e quotas que o Lions clube de ____________________ julgar necessárias para fazer face aos gastos administrativos do Leo clube, inclusive qualquer taxa anual imposta ao Lions clube patrocinador por Lions Clubs International, importância esta que poderá ser reembolsada pelo Leo clube ao Lions clube patrocinador. B. No momento de votação em qualquer reunião ordinária ou extraordinária ou em qualquer outra ocasião em que for levantada a questão de sócios em pleno gozo de seus direitos, todo sócio que tiver obrigações pecuniárias para com o clube perderá o privilégio de votar e deixará de ser considerado como sócio em pleno gozo de seus direitos até quitar suas obriga- ções pecuniárias. ARTIGO XII Ao afiliar se a este clube, todo sócio promete acatar, apoiar e cumprir os preceitos dos estatutos e regulamentos deste clube. ARTIGO XIII Dos Regulamentos A diretoria deste clube apresentará e os sócios em dia adotarão os regulamentos que julgarem necessários para o funcionamento eficiente deste clube; fica entendido, entretanto, que todos os itens dos regulamentos estarão de acordo com os dispositivos destes estatutos. Qualquer artigo, emenda ou revogação de regulamento que estiver em conflito com qualquer dispositivo destes estatutos perderá toda a validade, ficando totalmente nulo e sem nenhum efeito. ARTIGO XIV Do Emblema A. O emblema do Programa Internacional de Leo clubes e dos próprios Leo clubes compreenderá duas caras de leão, cor de ouro, olhando em direções opostas, separadas por um barra vertical de cor bordô, na qual estarão inscritas, de cima para baixo, as letras cor de ouro LEO. B. O emblema do Leo Clubes Internacional destina se ao uso e benefício exclusivo dos sócios Leo. Todo sócio deste clube terá o direito de usar ou expor o emblema de modo digno e apropriado durante o período em que for afiliado ao clube e perderá esse direito quando deixar de ser sócio ou se o clube for dissolvido. ARTIGO XV Do Término A. Este Leo clube deixará de existir mediante uma das ocorrências seguintes: 1. Decisão por voto deste clube para se dissolver. 2. Recebimento pelo presidente ou vice presidente do clube de aviso escrito da retirada do patrocínio do Lions clube ____________________. 3. Recebimento pelo presidente ou vice presidente do clube de aviso escrito de Lions Clubs International comunicando a revogação do Certificado de Organização. B. Ao findar a existência deste clube, conforme as provisões da Seção A, este clube e seus sócios renunciarão, individual e coletivamente, a todos os direitos e privilégios relativos ao nome e emblema Leo. ARTIGO XVI Jurisdição Parlamentar Salvo se estipulado em contrário nestes estatutos, o livro Robert’s Rules of Order, Revised regula todas as questões de procedimento parlamentar nos trabalhos deste clube. ARTIGO XVII Das Emendas Estes estatutos poderão ser emendados exclusivamente por decisão da diretoria de Lions Clubs International. Uma vez adotadas, as emendas modificam os estatutos e são consideradas como sua parte integrante. ARTIGO XVIII O ano fiscal deste clube começa em 1° de julho e termina em 30 de junho. SUGESTÃO DE REGULAMENTOS PARA O LEO CLUBE REGULAMENTOS DO LEO CLUBE ____________________ ARTIGO I Das Eleições A. A eleição dos dirigentes e vogais deste clube terá lugar anualmente até (data) ________________________. Os eleitos tomarão posse no dia 1° de julho após a sua eleição. B. A indicação dos candidatos poderá ser feita por escrito ou por aclamação. O voto final terá lugar na primeira reunião ordinária após a reunião em que os candidatos foram indicados. A elei- ção será por voto secreto. Serão eleitos os candidatos que receberem a maioria dos votos dos sócios em pleno gozo de seus direitos que estiverem presentes. ARTIGO II Das Jóias e Quotas A. Todo novo sócio pagará uma jóia de $ ________________. B. Todo sócio pagará a quota anual de $ __________. C. Nenhum outro pagamento será imposto aos sócios para qualquer finalidade. ARTIGO III Das Comissões A. Mediante aprovação da diretoria, o presidente nomeará as seguintes comissões permanentes: 1. Finanças Esta comissão terá a responsabilidade de estabelecer os modos e meios de financiar todos os trabalhos e projetos do clube. 2. Projetos Esta comissão se responsabiliza pelo início e execu- ção de projetos do clube em prol da comunidade. B. Nenhuma comissão composta exclusivamente de sócios deste clube tomará qualquer decisão no sentido de executar os seus planos antes que sejam aprovados pela maioria dos votos lan- çados em uma reunião do clube devidamente constituída. ARTIGO IV Das Emendas A. Estes regulamentos poderão ser emendados em qualquer reunião ordinária ou extraordinária do clube, mas somente mediante o voto afirmativo da maioria de todos os sócios em pleno gozo de seus direitos, contanto que (1) um aviso da emenda ou emendas em apreço e da reunião na qual terá lugar a votação correspondente seja dado pelo menos 14 dias antes da votação, em uma reunião ordinária à qual esteja presente um quorum e (2) a emenda ou emendas em apreço seja(m) aprovada(s) pelo Lions Clube de ________________. B. Ficarão revogados, nulos e sem efeito, quaisquer dispositivos destes regulamentos que estiverem em desacordo com os estatutos deste clube. ARTIGO ____________ (Outros dispositivos que sejam necessários ao bom funcionamento do clube.

Procedimentos Cerimônias De posse de dirigentes e novos sócios

Procedimentos do Leo clube Depois de organizar um novo Leo clube, o Lions clube patrocinador adquire certas responsabilidades. A responsabilidade mais óbvia é planejar uma reunião bem organizada para a entrega do Certificado de Organização. Esta reunião corresponde à reunião da Entrega da Carta Constitutiva para um Lions clube e deve ser uma reunião memorável para todas as pessoas envolvidas. Convide autoridades cívicas ou escolares da localidade para a cerimônia. Talvez todos os sócios dos Lions clubes deveriam participar e considerar esta uma reunião conjunta ou uma noite com as domadoras. A cerimônia irá variar de acordo com os costumes e interesses locais. A seguinte lista é apenas uma orientação. Os clubes podem eliminar ou acrescentar itens conforme a necessidade. • Abertura da reunião • Início do programa (pode incluir uma canção) • Saudação à bandeira • Invocação • Jantar • Apresentação dos integrantes da mesa principal • Breve descrição do Leo clube (feita pelo conselheiro Leo ou pelo presidente do Lions clube) • Posse dos novos sócios e dos dirigentes do Leo clube • Apresentação do Certificado de Organização • Entrega de um presente (O Lions clube pode entregar um presente ao Leo clube. O Catálogo de Material Leonístico inclui itens tais como sino, martelo, estandarte, bandeira, etc.). • Programa ou entretenimento • Encerramento Em uma cerimônia como esta, pequenos detalhes, freqüentemente ignorados, poderão contribuir para o êxito da solenidade. Chamamos a atenção sobretudo para o seguinte: • Um programa impresso--com a agenda e o nome de cada dirigente e dos sócios do Leo clube. (Isto serve como uma bela lembrança.). • Comissão de recepção--para cumprimentar os sócios e convidados à medida que vão chegando. Os encarregados fazem também com que cada convidado sente-se no lugar apropriado. • Decoração--cartazes de boas-vindas, flores na mesa principal. • Sistema de som—se a reunião for realizada em uma sala grande, certifique-se de que todos os convidados podem ouvir os oradores. Cerimônia de posse de dirigentes de Leo clubes Esta cerimônia é presidida pelo conselheiro Leo ou por um dirigente do Lions clube. Presidente da Reunião: “Tenho o privilégio de estar presente para a cerimônia de posse da diretoria do Leo Clube de _________________________________ Como mereceram a confiança do quadro social do clube, tenho a certeza de que cumprirão fielmente os seus deveres para com a comunidade e para com os companheiros Leo”. “Rogo, pois, que os diretores eleitos se aproximem da mesa para repetir os deveres que aceitaram de boa vontade ao serem nomeados aos cargos de Dirigentes Leo”. Tesoureiro—Presidente da Reunião: “Leo ____________________ você foi eleito para servir como tesoureiro de seu clube, e ao desempenhar tal cargo, receberá os fundos e irá depositá-los no banco recomendado pela diretoria. Com autorização dos dirigentes, você desembolsará os fundos e apresentará à diretoria um relatório mensal de finanças. Você cuidará também da consolidação e desenvolvimento do espírito de unidade e cooperação entre os demais dirigentes Leo, a diretoria e o conselheiro Leo”. “Promete fazer o possível para desempenhar fielmente as suas funções?”. Tesoureiro: “Prometo”. Secretário--Presidente da Reunião: “Leo ____________________ você foi eleito para servir como secretário de seu clube, desempenhando o seu cargo sob a supervisão e direção do presidente e da diretoria. Você manterá os registros do clube, inclusive as atas das reuniões da diretoria, a relação atualizada dos dirigentes, dos sócios, dos sócios nomeados para as comissões e o registro de freqüência dos sócios. Será sua responsabilidade remeter os relatórios trimestrais de atividades e a Relação Anual de Sócios do Leo Clube à sede internacional. Você também zelará pela consolidação e desenvolvimento do espírito de unidade e cooperação entre os demais dirigentes Leo, a diretoria e o conselheiro Leo”. “Promete fazer o possível para desempenhar fielmente as suas funções?”. Secretario: “Prometo”. Vice-Presidente--Presidente da Reunião: “Leo ____________________ você foi eleito para servir como vice-presidente de seu clube, devendo ocupar o cargo de presidente, caso este não possa, por qualquer razão, desempenhar as suas funções. Neste caso, você terá a mesma autoridade e desempenhará as funções que competem ao presidente. Você deverá também ajudar o presidente a promover a unidade entre os sócios Leo, o Lions clube patrocinador e o conselheiro Leo. Finalmente, você deverá apoiar e assistir o presidente nas suas iniciativas e projetos de serviço”. “Promete, como vice-presidente, fazer o possível para desempenhar fielmente as suas funções?”. Vice-Presidente: “Prometo”. Presidente do Leo Clube—Presidente da Reunião: “Leo ______________________ você foi eleito para o cargo de presidente e, por conseguinte, é a principal autoridade Cerimônias de Posse de Dirigentes de Leo Clube e de Novos Sócios executiva do seu clube. Nesta qualidade, fará tudo o que estiver ao seu alcance para promover a unidade entre os sócios do clube e entre o quadro social e o Lions clube patrocinador, trabaIhando de perto com o conselheiro Leo. Você presidirá a todas as reuniões e será o chefe da diretoria; zelará pelo bom funcionamento das comissões, pela apresentação regular dos relatórios das comissões, e pela realização de eleições regulares. Você trabalhará também no sentido de determinar as necessidades de serviço dentro da sua comunidade e motivar o quadro social a atendê-las com generosidade.” “Promete, como Presidente, fazer o possível para desempenhar fielmente as suas funções?” Presidente: “Prometo”. Diretores Vogais—Presidente da Reunião: (O presidente da reunião dirige a palavra ao corpo de vogais). Vocês foram eleitos para desempenhar o importante cargo de diretores vogais e, sendo assim, fazem parte do conselho executivo do Leo Clube. Deverão comparecer fielmente às reuniões ordinárias e extraordinárias do seu clube e fazer o possível para formular e cumprir as suas diretrizes. Vocês serão cuidadosos na autorização de todos os pagamentos, zelando para que a diretoria não crie dívidas superiores à receita do clube, nem desembolse fundos para fins que não sejam essenciais aos objetivos do clube.” “Promete fazer o possível para desempenhar fielmente estas funções?”. Diretores Vogais: “Prometo”. Cerimônia de posse de novos sócios O presidente do Leo clube, o conselheiro Leo ou um dirigente específico do Lions clube realiza a cerimônia de posse de novos sócios. A autoridade que presidir abre a sessão com estas palavras: “Estamos prestes a realizar a cerimônia de iniciação, pela qual novos sócios serão recebidos no Leo Clube de _______________________________________ Devido à grande importância desta ocasião para os novos sócios e para o nosso clube, rogo que o quadro social se mantenha atento e silencioso durante o decorrer da cerimônia. Queiram esperar até o fim da cerimônia para as manifestações de aplauso. Agora, passarei a enunciar o nome de cada novo sócio; à medida que o fizer, peço que se levante e se aproxime”. O presidente da reunião enunciará os nomes dos novos sócios. Depois que todos se tiverem levantado, ele diz: “Em nome da diretoria e do quadro social, dou-lhes as boas-vindas ao Leo Clube de ___________________________ . Vocês foram convidados para se tornarem sócios e nós estamos orgulhosos e alegres com sua decisão de aceitar nosso convite. É um privilégio ser sócio de um Leo Clube. Vocês vão entrar em um programa que se espalhou pelo mundo inteiro e que se tomou uma atividade oficial da Associação Internacional de Lions Clubes em 1967. Um alto padrão moral, responsabilidade pessoal, boa disposição e compreensão para com os outros e, finalmente, prontidão para estender uma mão amiga às pessoas necessitadas eis os objetivos dos sócios Leo. Agora, na sua comunidade e entre os seus amigos, vocês vão deparar, em todos os momentos, com o desafio de prestar serviços. Entretanto, vocês não terão de lutar sozinhos. Poderão sempre contar com a inspiração e colabora- ção dos seus Companheiros, da sua Diretoria e do Conselheiro Leo. É com grande prazer que eles os ajudarão a cumprir os elevados objetivos que adotaram. Mais uma vez, quero estender-lhes os meus parabéns por se terem tornado sócios Leo. Peço agora que repitam as promessas do sócio Leo depois de mim: ’Eu...(cada sócio pronunciará o seu próprio nome) na presença dos sócios do Leo Clube de _________________________________ prometo solenemente...obedecer aos Estatutos e Regulamentos do Clube...freqüentar todas as reuniões com regularidade...apoiar e promover os objetivos do Clube...em tudo que empreender...e fazer uma contribuição justa...às finanças do clube...declaro ainda...que colaborarei na consolidação...expansão...e fortalecimento do quadro social do clube que ajudarei o clube...com o meu diligente serviço nas comissões e em outras capacidades...onde os meus esforços forem necessários e...finalmente, que desenvolverei no meu próprio caráter as qualidades...de boa disposição, serviço e lealdade...que devem caracterizar todo sócio Leo... em todos os momentos. Vocês são agora sócios do Leo Clube de ________________________________________.” (O presidente da reunião coloca o distintivo na lapela de cada novo sócio Leo, dando-lhe ainda o cartão e o certificado de sócio.). Depois da cerimônia de posse: • Peça ao novo sócio para participar da comissão de recepção em algumas reuniões futuras do clube. Isto dará ao novo sócio a oportunidade de encontrar-se com todos os sócios. • Integre o novo sócio numa comissão do clube. • Convide o novo sócio para uma reunião social informal com os dirigentes do clube. • O padrinho deve assegurar-se de que o novo sócio receba a devida orientação sobre o programa Leo e o Leonismo e uma Pasta de Novo Sócio com o distintivo de lapela. O padrinho deve estar disposto a responder a todas as perguntas e oferecer-se para acompanhar o novo sócio nas primeiras reuniões. Quando um Leo mudar para uma outra área, os dirigentes devem certificar-se de que o sócio afilia-se ao Leo clube local. Se não existir um Leo clube, o dirigente deve incentivar o sócio a conversar com o Lions clube local sobre a possibilidade de patrocinar um Leo clube. O futuro de cada Leo clube depende dos dirigentes e sócios atuais. Quando os Leos trabalham em conjunto, recrutar e motivar novos sócios faz com que o clube cresça. Assegurar a existência contínua de um clube é um serviço valioso que os Leos podem prestar para sua comunidade. LEO-8 PO 8/06

 

 

(COMPILADO PELA CaLEO ANA BEATRIZ GUIDONI,LEO CLUBE DE NHANDEARA

 

 

GABINETE DO DISTRITO LEO LC-6 – AL – 2016/02017

Presidente
CLEO Lauane Gomes Fantini
Rua Amapá, 92 - Boa Vista
15600-000 – Fernandópolis/SP
Fones: (17)3462-5875 / (17)99613-3807
" href="mailto:E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ">E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Vice-presidente
CLEO Renata Vendramini Caldeira
Rua João Baldiserra, 981 – Cohab VII
15105-000 – Potirendaba/SP
Fones: (17)99183-2484/(17)98207-4588
 
Secretário
CLEO Vitor Sanches de Souza
Rua Domingos Webe Salum, 1005 - Centro
15105-000 – Potirendaba/SP
Fones: (17) 99121-9227
 
Tesoureiro
CLEO Rafael Armando Hurtado
Rua Romildo José Sandrin, 702 – Por do Sol
15600-000 – Fernandópolis/SP
Fones: (17)99625-0661

 

 

====================================

 

2º RGD 18 e 19 Nov 

São Joaquim da Barra . 18 e19 Novembro 2017
8
8
8
8

Usuários Online 

Temos 70 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

715406
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
922
2291
3213
626038
36427
62778
715406

Seu IP: 54.166.236.238
21-08-2017 22:37

Curtir No FaceBook 

Scroll to top