ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBE

Governador do Distrito LC – 6

CAL MJ Maria Aparecida Destito Pellizzon

CONCURSO DE CARTAZ SOBRE A PAZ:

“A BONDADE IMPORTA”

Cal MJ Berenice Maria de Oliveira Rocha

Assessora do Distrito LC-6

AL 2018/2019

LIONS CLUBE DE FRANCA CENTRO

Presidente: CLMJ José Gomes Duba das Chagas / CaL Maria Celeste

CONCURSO DE CARTAZ SOBRE A PAZ

AL 2018/2019

Tema: “A BONDADE IMPORTA”

CaLMJ Berenice Maria de Oliveira Rocha

Assessora do Concurso de Cartaz sobre a Paz do Distrito LC – 6 e

Coordenadora em nível de clube

Histórico

 

O Lions Clube foi criado por Melvin Jones, no dia 7 de junho de 1917, em Chicago, EEUU.

Nosso Lema é: “NÓS SERVIMOS”

É a maior organização de clubes de serviço do mundo, com um milhão e meio de sócios em mais de 46.000 Clubes, espalhados em 210 países e regiões geográficas, são muito diferentes em diversos aspectos, entretanto eles acreditam no mesmo ideal: A comunidade é o que fazemos dela.

Além de seus esforços ao combate a cegueira, a organização tem também um forte compromisso com a prestação de serviços comunitários como: Preservação do meio ambiente, a alimentação dos famintos, a ajuda aos idosos e deficientes e com a ajuda aos jovens do mundo inteiro.

O Concurso de Cartaz foi criado por Lions Internacional em 1988, nos EUA. Cerca de 350.000 crianças de 210 países participam anualmente deste concurso. Ao todo mais de 4 milhões de crianças já participaram.

O Concurso de Cartaz sobre a Paz, de Lions Internacional que cada Clube de Lions patrocina tem como um de seus objetivos principais, enfatizar a importância da paz mundial aos jovens do mundo inteiro. Todo ano, mais de 375.000 concorrentes participam do Concurso em nível mundial.

A cada ano leonístico trabalha-se um tema.

Nesse ano leonístico de 2018/2019, o tema é “A BONDADE IMPORTA”, sendo a 31ª edição do Concurso de Cartaz sobre a Paz de Lions Internacional. Serão selecionados o vencedor e vinte e três menções honrosas.

O vencedor do grande prêmio receberá o valor de US$ 5.000 (ou o equivalente a nossa moeda nacional) mais a viagem, acompanhado de dois membros da família e do CL Presidente do Lions, ou um CL. associado, à cerimônia de entrega dos prêmios, no Dia do Lions com as Nações Unidas.

Cada um dos 23 vencedores da menção honrosa, receberá um certificado de mérito pela realização e um prêmio monetário no valor de US$ 500 (ou o equivalente a nossa moeda local).

Esta cerimônia está prevista para fevereiro ou março de 2019.

Vejam os vencedores internacionais e de menção honrosa no site: www.lionsclubs.org

Franca, 25 de julho de 2018

CalMJ Berenice Maria de Oliveira Rocha

Assessora do Cartaz sobre a Paz do Distrito LC - 6

Coordenadora do Concurso em nível de clube

16. 3722 4705

16. 98102-5288

LIONS CLUBE DE FRANCA CENTRO

Presidente: ClMJ José Gomes Duba das Chagas / Cal Maria Celeste

CONCURSO DE CARTAZ SOBRE A PAZ

AL. 2018/2019

Tema: “A BONDADE IMPORTA”

CalMJ Berenice Maria de Oliveira Rocha

Assessora do Concurso de Cartaz sobre a Paz do Distrito LC – 6 e

Coordenadora em nível de clube

  1. I.Justificativa

 

            A escolha do tema “A Bondade Importa” justifica-se que diante da situação mundial é necessário sensibilizar o jovem através do Concurso de Cartaz sobre a Paz para ser um disseminador de uma visão humanista, compartilhando opiniões, pontos de vista e nova visão, possibilitando a construção de um mundo melhor, de bondade, de mais tolerância, justiça e compreensão mundial.

            A Bondade é a força que faz o mundo girar. Exemplos de bondade é que transformam o mundo.

  1. II.Objetivos

 

  1. Incentivar a participação dos alunos, influenciando-os a alimentar uma proposta positiva, uma visão e sentimento de bondade, de um futuro onde o esforço coletivo, a generosidade facilitarão o cultivo da união, da tolerância, do respeito e do amor na vivência da Paz.
  2. Oportunizar a participação dos alunos, mesmo os fora da faixa etária, na confecção de um mural com trabalhos por eles realizados sobre bondade, objetivando a humanização da Escola.
  1. III.Desenvolvimento

 

  • Quando queremos cuidar de alguma coisa, a primeira atitude é conhecer todas as suas características, para saber qual é a melhor forma de fazê-lo.
  • Estamos cientes de que o mundo precisa de cuidados urgentes e muito se fala sobre a paz e busca de atitudes de bondade mais conscientes, para que isso seja possível, é preciso conhecer, pensar nas consequências de nossas ações e em soluções urgentes, e claro, colocá-las em prática.
  • Nada melhor que a ajuda dos jovens, que serão os cidadãos do futuro, para que isso aconteça na prática.
  • As crianças e jovens vão aprender a serem felizes, bondosos, generosos, tornando-se multiplicadores da causa, influenciando as famílias e toda a comunidade. Dessa forma, poderemos ter esperança de um futuro melhor, com um mundo mais saudável e pronto para abrigar nossos filhos, netos e bisnetos.
  • Ter uma postura de bondade procurando contribuir com as pessoas criando um espírito de colaboração e união.

FAÇA A DIFERENÇA!

A paz não existe isoladamente, longe dos outros, mas ela existe primeiramente dentro de cada um, pois o ser humano se constrói com muito esforço, dedicação, atenção e renúncia. É um aprendizado que se deve fazer todos os dias, onde a compreensão, a bondade e o amor se façam presentes. Compartilhar com o outro as suas experiências, de alegria, felicidade e de paz. Como devemos tratar o meio ambiente, os recursos naturais para preservar o futuro, a saúde da humanidade e a nossa vida. Se assim agirmos levamos o próximo a observar o nosso comportamento e com isso vamos construindo uma nova maneira de ver o mundo e o ambiente que nos rodeia, consequentemente alcançamos a felicidade e a paz almejada.

O educador que trabalha os valores da paz, da bondade, do amor e da compreensão, fazendo com que os seus alunos vivenciem e compartilhem as suas experiências de paz, de alegria, de felicidade, tem observação aguçada para captar e avaliar o que se passa com os educandos, aceitando novas ideias, ampliando a sua visão de mundo e a visão dos alunos e assim as mudanças vão operando na formação dos mesmos.

Desta forma as relações na escola, na família e no mundo baseadas na bondade, no respeito e na gentileza auxiliam a boa convivência e a compreensão das diferenças.

É imprescindível abordar com os alunos a importância da evolução do homem e da tecnologia, assim como, seus reflexos no planeta e na humanidade. Enquanto as invenções facilitam o dia a dia do indivíduo, os avanços científicos também geram problemas, como a poluição, o aquecimento global e os desastres ambientais.

Devemos cuidar de nós, do meio ambiente, que não se refere apenas as áreas de preservação natural, mas a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, etc., pois a harmonia entre esses itens geram um ambiente estável e permite que a vida se desenvolva de forma equilibrada vislumbrando a saúde da humanidade, do planeta e da paz do mundo.

A BONDADE É UM SENTIMENTO QUE PODE TRANSFORMAR O MUNDO.

VIVA, AME E SORRIA.

VOCÊ MELHOR. O MUNDO MELHOR.

  1. IV.Sugestões

 

  • Estamos sugerindo aos professores que trabalhem com seus alunos o tema “A Bondade Importa” realizando atividades alusivas como frases, relatos, desenhos, poesias, textos, formando um Mural da Bondade na Escola.

Paralelamente à confecção do mural os alunos da faixa etária dos 11 aos 13 anos começarão a elaborar os Cartazes sobre o tema: “A Bondade Importa” relativo ao Concurso de Cartaz sobre a Paz deste A.L. de 2018/2019.

  • Relatar aos alunos histórias de bondade que influenciarão nas suas atitudes e ações na família, na escola e nos grupos sociais da Comunidade em que vivem.
  • Orientar bem os alunos sobre o Tema: “A Bondade Importa” antes deles começarem o desenho no Cartaz que deve espelhar o bem, atitudes de bondade, de solidariedade que poderão transformar o mundo.
  • Textos para leitura sobre o que é bondade, para informação e conhecimento.
  • Trabalhar com os alunos em classe, criar atividades com ações de bondade, de acordo com a criatividade de cada professor.

Sugestão de textos a serem trabalhados:

“A bondade é verdadeiramente contagiante”.

VIDA

 

Exemplos de bondade que transformam o mundo.

Bons exemplos mostram que a solidariedade, em meio a tanta crueldade, ainda prevalece.

Laura Piffero

O que faz você se sentir bem de verdade? Brigar com alguém no trânsito ou receber um elogio? Viajar com quem você mais ama ou acelerar e arriscar a sua vida? Assim como fazer as pazes com alguém abre as portas para uma vida com menos ódio e rancor, fazer o bem pode ter reflexos enormes: Na escola, em casa, no trabalho, no ônibus, no trânsito, na vida.

O psicólogo Dacher Keltner, Diretor do Laboratório de Interações Sociais da Universidade da Califórnia, em Berkeley, investiga essas questões por vários ângulos. Ele afirma que a evolução criou uma espécie, os humanos com inclinação para bondade, brincadeira, generosidade, reverência e auto sacrifício – vitais para a evolução.

“Vale dizer, sobrevivência, replicação genética e habilidade de convívio em grupo, que manifestam por meio de emoções como compaixão, gratidão, medo, vergonha e felicidade, diz ele.

Estudos recentes revelam que a capacidade humana de cuidar, brincar e respeitar foram desenvolvidas pelo cérebro a partir da prática social.

O Sociólogo e professor de Filosofia da Universidade de Freevale Henrique Keske afirma que não há como estruturar e organizar uma sociedade com base na maldade. “A bondade sempre foi apontada pelos filósofos como a virtude de excelência do ser humano”, explica ele. Grandes exemplos de pequenas atitudes provam isso.

Muito além dos cadernos e lápis

O local de uma prática transformadora é a Rua Montividéu 46, Bairro Santo Afonso, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior.

Mas a ação é para o mundo. Para os alunos do 5º ano, a tabuada, os verbos, os planetas têm o mesmo patamar de importância que a “Gentileza”. E este é o nome do projeto criado em 2012 pelas professoras Patrícia Kusma e Jane Engel. A ideia é fazer com que os alunos saibam identificar um ato de bondade e melhor que isso, saibam praticá-lo.

Uma das ações foi distribuir abraços na saída da estação do trem, onde eles convidáramos alunos do 1º ano para dar abraços grátis. “Temos também o recreio gentil, onde eles fazem desenho, as meninas se maquiam e fazem as unhas, tem o chute a gol, a dança e o basquete, declamação de poesias e ainda temos monitores que cuidam para que não haja brigas nas escolas”, orgulha-se a professora Patrícia.

Mais do que isso os pequenos sonhadores querem um local melhor para viver, um bairro menos violento e uma vida mais tranquila. Para isso, eles estudam as notícias sobre violência pública no Jornal NH e propõem pequenas grandes soluções. Algumas delas são respeitar os limites impostos pelos pais em casa, mais policiamento, denúncias anônimas, estudo e consciência, mais tolerância, respeito e gentileza. “Eu não respeitava meus pais, brigava muito e agora depois que eu aprendi o que é gentileza, eu não sou mais assim”, explica o aluno Michel Souza, 12 anos. E o que mais alegra a professora é ver exatamente essa mudança dos jovens. “Eles estão mais maduros, refletem, pensam e sonham e quem sabe um dia, não temos mais notícias de tanta violência”, disse ela.

O bem e o mal no ser humano.

Segundo a professora do Curso de Psicologia da Universidade de Feevale, Ana Beatriz Guerra Mello, o ser humano possui na mesma proporção, o bem e o mal. Ela aconselha: “Precisamos procurar fazer o bem e o mais importante, não desistir de fazer o bem. Precisamos nos proteger do mal, buscando espiritualidade. Algumas pessoas buscam estilos de vida alternativos e outros deixam isso muito de lado” analisa. Ana Beatriz também alerta que para o momento em que o País vive, com crises econômicas, moral e políticas, precisamos nos voltar mais para as pessoas, deixar de lado o consumismo. Segundo ela, o ser humano tem muito mais a oferecer do que o consumo. “As relações humanas são circulares, geralmente quando a gente faz o bem, a gente recebe o bem, é claro que a gente faz sem intenção, mas isso é uma rede”, afirma ela.

Base para a Sociedade

Para o professor Henrique Keske, o único caminho para termos uma sociedade saudável é sermos pautados pela bondade. “O mal rompe o tecido social, precisamos ter a predisposição para a bondade e em seguida partir para a ação, ajudar quem está mais próximo”, analisa ele. Não precisamos de grandes coisas, grandes eventos sociais, atos de heroísmo, mas sim pequenas mudanças, principalmente internas. “A primeira atitude de quem quer bondade é estar predisposto a isso, não basta ter boas intenções”, afirma ele, lembrando que a bondade gera bondade, gentileza gera gentileza e tudo isso forma uma cadeia.

“Se recebo o bem, eu faço o bem”.

Altruísmo nos faz viver mais

Segundo publicação da Revista Filantropia, nas pesquisas realizadas nas Universidades de Michigan e Cornell, também nos EUA, as pessoas que dedicam um longo período ao voluntariado vivem mais do que aquelas que não participam de nenhuma ação voltada a ajudar outras pessoas. A explicação para a longevidade seria a melhoria geral da qualidade de vida, fruto da intenção social que o comprometimento regular das atividades sociais propicia. Segundo o psicólogo social Liz Dunn, verificou-se que os níveis de cortisol variavam nas pessoas que davam algum dinheiro com frequência e nas que preferiam guardar tudo: as mais egoístas estavam mais sujeitas a ter níveis elevados de cortisol, que provoca estresse e ansiedade, disse a revista.

O psicoterapeuta Geraldo Possendoro, da Universidade Federal de São Paulo, concluiu que o bem estar está ligado a espontaneidade de se fazer algo por iniciativa própria, não por obrigação. Estudo publicado na Universidade de Wisconsin Madison comprova que ser altruísta melhora o bem estar e faz com as pessoas se comprometam mais com o trabalho. “Há um ponto simples, mas profundo sobre o altruísmo: ajudar os outros nos deixa mais felizes”, afirmou o pesquisador Donald Moynihan, da American Review of Public Administration.

Uma forte corrente anônima

O projeto Mão Anônima, de Novo Hamburgo, nasceu para ajudar as centenas de famílias atingidas pela enchente em julho de 2015. Foram doados roupas, mantimentos, comida, material escolar e cobertores. Mas a partir do momento em que os voluntários viram que aquelas pessoas precisavam continuamente de auxílio, o trabalho não parou mais. Em apenas uma ocasião foram distribuídos dois mil sanduiches e 400 marmitas com carreteiro, com as doações que chegavam.

Passando o problema da chuva, a Mão Anônima segue arrecadando alimentos não perecíveis, móveis, eletrodomésticos e até trabalhando na reconstrução de uma casa. E acabaram criando a tal corrente do bem que falam os estudiosos. Enquanto ajudavam famílias flageladas, os voluntários encontraram uma cachorrinha prenhe e resolveram ajudar, mas precisavam de um local para ela ter os filhotes. Foi então que, depois de muito procurar, encontraram Jaquelini Martin e Caroline de Pinho, dupla que deu uma casa de passagem para a cachorrinha. Os filhotes não sobreviveram, mas com todo auxílio veterinário, a cadela se salvou e foi adotada.

Meses depois, Jaqueline e Caroline saiam ara levar roupas para o brechó do Mão Anônima quando a chuva de granizo estragou o telhado da casa delas, encharcando os móveis. “Liguei para eles e disse infelizmente não poderei levar as roupas porque estava tentando encontrar lonas para nossa casa. Foi então que eles perguntaram o que eu precisava e em cerca de duas horas me trouxeram lonas gigantescas, com os quais eu pude ajudar mais quatro famílias, relembra Jaquelini.” Eles são incríveis, fantásticos. Sempre que pudermos vamos ajudar, pois são almas iluminadas. O nome das pessoas responsáveis por esse projeto? Bom para eles o que importa é a bondade.

Alguns motivos para fazer coisas boas:

  • Ficar mais calmo e com bem-estar.
  • Melhorar o ambiente familiar, profissional e em grupos.
  • O fato de ser transmissível.
  • Estimular a proatividade e a liderança.
  • Combater o estresse e reduzir o nervosismo.
  • Habilidade de ser ensinado.
  • Fato de que a generosidade supera o egoísmo e gera mais sucesso.
  • Gerar o ciclo do bem

“Fonte: Instituto de Filantropia”

Curiosidades

 

A Revista online Greater Good (Bem Maior) do Greater Good Sciense, da Universidade de Berkeley, afirma que uma das melhores maneiras de aumentar a nossa própria felicidade é fazer coisas que deixem as outras pessoas felizes. Em inúmeros estudos, bondade e generosidade tem sido associadas a uma maior satisfação com a vida, relacionamentos mais fortes e pessoas com a saúde melhor dos pontos de vista mental e físicos e com maior perspectiva de vida.

Promover a felicidade entre pessoas cria um ciclo de feedback positivo: os sentimentos positivos inspiram futuras generosidades que, por sua vez, são combustíveis para mais felicidade. E a pesquisa sugere que a bondade é verdadeiramente contagiante: aqueles que testemunham atitudes de bondade são mais suscetíveis a gestos gentis. Um único ato de bondade se espalha através das redes sociais, vai passando de pessoa para pessoa.

Os pesquisadores argumentam que a bondade é como um músculo que precisa ser reforçado pelo uso repetido.

Como podemos fortalecer a bondade?

Pesquisadores identificaram um número de exercícios efetivos, e muitos deles são colocados no novo site Greater Good In Action (GGIA), que apresenta as atividades baseadas na investigação de ponta para promover a felicidade, a bondade, a conexão e resiliência. Uma dessas práticas é aumentar a quantidade de bondade que realizamos, fazer um esforço para realizar mais atos generosos a curto prazo.

As 3 estratégias para a bondade

 

Não há melhor garantia de felicidade do que contribuirmos para a felicidade dos outros. Mas como podemos mudar nosso comportamento nesse sentido?

Uma das melhores maneiras de aumentar a nossa felicidade é fazer coisas que fazem as outras pessoas felizes. Em estudos a bondade e a generosidade tem sido associadas a uma maior satisfação com a vida, relacionamentos fortes e saúde mental e física – as pessoas generosas até vivem mais tempo.

Além do mais, a felicidade que as pessoas retiram de dar aos outros cria um ciclo de feedback positivo: Os sentimentos positivos inspiram ainda mais generosidade – o que, por sua vez, é o combustível de mais felicidade.

E a pesquisa sugere que a bondade é verdadeiramente contagiante seja para nós, nossos entes queridos, o planeta, ou a sociedade em geral. E ideias de boas ações não faltam!

Não importa quão grande ou pequeno, boas ações sempre tem um impacto positivo.

Ideias de boas ações para colocarem em prática:

  • Ajudar um amigo em necessidade.
  • Plantar uma árvore.
  • Doar coisas de sua casa.
  • Agradecer
  • Doar sangue.
  • Recolher lixo da calçada
  • Fazer a mudança de si mesmo que vai fazer você uma pessoa melhor.
  • Pedir desculpas por algo que você fez.
  • Doar material para crianças carentes.
  • Reciclar material para proteger o meio ambiente.
  • Fazer caridade.
  • Tratar bem os animais
  • Elogiar
  • Estimular a gentileza e a amizade.
  • O respeito às pessoas, aos idosos.

Inúmeras ações poderão ser lembradas pelos educadores e alunos em suas salas de aula na escola.

Lembretes:

Três estratégias baseadas na pesquisa a educadores, pais e líderes de todos os tipos para ajudar os outros a superar barreiras da bondade e generosidade. A primeira é criar lembretes de Conexão numa casa, escritório ou sala de aula. Estes lembretes podem ser algo tão simples como uma citação evocando objetivos comuns, palavras como “Comunidade”, ou imagem que transmita calor ou amizades.

A segunda envolve a colocação no Rosto Humano, no sofrimento: ser capaz de identificar vítimas específicas e distintas de um problema – e conhecer as suas histórias pessoais – pode tornar esse problema mais vivo, tocar num ponto emocional e, assim, motivar as pessoas a ajudar.

A terceira, Identidade Comum, consiste em forjar um senso de humanidade comum para além das fronteiras do grupo. Lembrar as pessoas que devem ver a humanidade básica que partilham com os que podem parecer diferentes deles, pode ajudar a superar o medo e a desconfiança de promover a cooperação. Mesmo pequenas semelhanças, como gostar de desporto, podem fomentar um maior senso de parentesco. (Uma visão geral destas três estratégias também é fornecida na prática de instigar o altruísmo).

Incentivar a bondade nas crianças

Finalmente, a prática de incentivar a bondade nas crianças oferece quatro técnicas específicas para fazer sobressair a propensão natural das crianças para a bondade e generosidade. Estas técnicas incluem evitar recompensas externas para o comportamento bondoso, de modo que as crianças comecem a experimentar a sensação de que a bondade é a sua própria recompensa, louvando a personalidade das crianças em vez de seu comportamento para que vejam a bondade como parte essencial de quem são, e modelem a bondade no seu próprio comportamento, uma vez que as ações tendem a falar mais alto do que as palavras quando se trata de nutrir generosidade.

Torna-se uma pessoa mais bondosa e alimentar isso nos seus filhos e alunos, não é algo que acontece da noite para o dia. É preciso pratica para transformar as suas boas intenções em ações concretas.

Mensagens sobre a Bondade

 

A bondade em palavras cria confiança: a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor.

A bondade é um rico manancial que brota lágrimas ao toque da menor comoção.

A bondade constante pode realizar muito. Assim como sol derrete o gelo, a bondade faz com que o desentendimento, a desconfiança e a hostilidade evaporem. – Albert Schiveitzer

Bondade consiste em estimar e amar os outros para além do que eles merecem. – Joseph Joubert

Não é o gênio, nem a glória, nem o amor que medem a elevação da alma: é a bondade. – Henri Lacordaire

A bondade é uma linguagem que o surdo consegue ouvir e o cego consegue ler. – Mark Tuvain

                

INSTRUÇÕES E ROTEIRO PARA COORDENADORES EM NÍVEL DE CLUBE DE LIONS E ESCOLAS:

 

  1. Apresentação do Projeto AL 2018/2019 – Tema: “A Bondade Importa” pela coordenadora em nível de Clube;
  2. Entrega dos Kits de Lions Internacional, com instruções para realização do Concurso nas escolas;
  3. Instruções para o início dos trabalhos;
  4. Marcar datas nas escolas para o início do Concurso

- Visita à escola

Dia: ____/____/____ Hora: __________

Reunião para sensibilização – Direção, coordenação e professores.

Dia: ____/____/____ Hora: __________

 

Sensibilização dos alunos

Dia: ____/____/____ Hora: __________

  1. O concurso está aberto aos jovens com idade de 11, 12 e 13 anos de idade completos até 15 de novembro de 2018.
  2. Os cartazes não poderão ter medidas inferiores a 33cm por 50cm ou superiores a 50 por 60 cm;
  3. Sugestão do Lions: Cartazes com a medida 40cm por 50cm;
  4. O cartaz deve ser f eito individualmente e não em grupo.
  5. Pode participar com apenas uma obra;
  6. A técnica de confecção é livre.
  7. Os cartazes se desenhados a giz, carvão ou pastel devem ser selados com substância fixativa para que não manchem. Não plastificar. Fazer em material flexível que possa enrolar.
  8. Atenção:

 

O que não pode ser feito:

  • O cartaz não pode ser montado e nem emoldurado.
  • Não serão aceitos cartazes em três dimensões. Nada pode ser colado, grampeado ou afixado no cartaz.
  • Lembre-se: esqueça as purpurinas, lantejolas, miçangas, fitas e quaisquer outros adereços.
  • Não é permitido o uso de números, letras e palavras em qualquer idioma no cartaz, nem mesmo a palavra Paz. A assinatura deve ser colocada no verso.
  • Não serão aceitas reproduções ou cópias de obras de arte já existentes! O trabalho artístico deve ser sua criação original.
  1. Cada escola selecionará dentre todos os trabalhos, dez (10) que serão desenhados no papel canson (sugestão) medida oficial 40x50cm, escolhidos de acordo com as regras do Concurso;
  2. Dentre os 10 cartazes desenhados no papel canson (sugestão), a escola deverá selecionar 5 (cinco) para encaminhar ao Lions no dia ____/____/2018.
  3. Os cartazes serão avaliados de acordo com os critérios:

ORIGINALIDADE, MÉRITO ARTÍSTICO E EXPRESSÃO DO TEMA: “A BONDADE IMPORTA”

  1. Dos cinco cartazes escolhidos pelas escolas, ou grupo juvenil, três (3) serão selecionados e classificados em 1º, 2º e 3º lugares, por uma Comissão de artistas plásticos, no Lions Clube de Franca Centro; para os cinco Lions de Franca.
  2. Somente o cartaz de cada Escola ou grupo juvenil, de cada clube de Lions, classificado em 1º lugar, será encaminhado para a Governadoria do Distrito LC – 6; (Assessora Adjunta CalMJ Berenice).
  3. Apenas um Cartaz do Distrito LC-6, classificado em 1º lugar será encaminhado ao Distrito Múltiplo onde concorrerá com todos os Distritos do Brasil;
  4. No Distrito Múltiplo do Brasil será escolhido um Cartaz vencedor no Brasil, que concorrerá nos EEUU, com outros países.
  5. Nos EEUU será escolhido um cartaz vencedor do concurso e 23 menções honrosas.

Atenção:

  • Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na escola, 1º desenhar em papel sulfite, selecionar (10) dez, passar para o papel canson medida oficial.

 

  • No verso dos cinco cartazes desenhados em papel canson (sugestão), no canto direito, abaixo, escrever a lápis:
  1. Nome da Escola
  2. Nome do Aluno
  3. A idade do aluno ( _____ Anos – Data do Nascimento _____/____/____)
  4. A série
  5. A frase escrita pelo aluno alusiva ao tema e ao desenho

 

Instruções para Cl(a) Coordenador(a) de cada escola.

Depois da classificação dos cartazes pelo clube, em 1º lugar, de cada Escola, o Cl(a) coordenador(a) dos trabalhos na Escola deverá providenciar o preenchimento da Etiqueta que será colocada no verso do Cartaz, no Canto Direito.

A etiqueta deverá ser preenchida com os dados solicitados e também as assinaturas de acordo com as exigências de Lions Internacional;

Os cartazes selecionados para avançar à próxima etapa, deverão atender a todos os requisitos definidos nas regras e condições do concurso;

Os cartazes deverão ser avaliados e classificados sobre três critérios em cada nível de julgamento: Originalidade, Mérito Artístico e Expressão do Tema: “A BONDADE IMPORTA”

Os três alunos de cada escola de Franca, que tiverem os seus cartazes avaliados e classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, receberão prêmios de agradecimento pela participação no Concurso, do Lions Clube que patrocinou o Concurso, em solenidade conjunta com os outros Lions da cidade, na Câmara Municipal de Franca em data a ser definida conforme o cronograma, sugerimos aos outros do Distrito, nas suas respectivas cidades que comemorem o resultado final da classificação dos cartazes em nível de clube.

Instruções para os Assistentes do Concurso de Cartaz sobre a Paz das Divisões do Distrito LC.

  • Tirar xerox dessas instruções e encaminha-las aos Presidentes de Clubes de sua Divisão, que por sua vez, passarão para as escolas participantes.
  • Divulgar o vencedor do Concurso de cada escola preparando um comunicado para o jornal local;
  • Fotografar todas as atividades da escola e no encerramento do Concurso.

CRONOGRAMA DE DATAS IMPORTANTES

 

  1. Entrega dos cinco Cartazes de cada escola participante ao Lions Clube que patrocinou o concurso:

Dia ____/____/____ Hora: __________

  1. Seleção e Classificação dos cartazes pela Comissão de Artistas plásticos no clube:

Dia ____/____/____ Hora: __________

Local ____________________________________________________________________

  1. Encaminhamento dos cartazes vencedores em 1º lugar de cada escola, em nível de Clube para Assessora do cartaz do Distrito LC – 6 – CalMJ Berenice Maria de Oliveira Rocha em Franca, para classificação do Cartaz vencedor. Distrito LC – 6 para encaminha-lo ao Distrito múltiplo do Brasil para a próxima etapa do Concurso.

Data ____/____/2018

PREMIAÇÃO

 

  1. Os três primeiros colocados de cada escola receberão um prêmio a ser divulgado.
  2. Na Etapa de Distrito LC – 6, os vencedores receberão um prêmio que será divulgado.
  3. Premiação da Etapa Mundial

- O vencedor ganhará uma viagem para participar da cerimônia especial de entrega de prêmios no Dia do Lions com as Nações Unidas, na cidade de Nova York, EUA.

- Na cerimônia receberá um prêmio em dinheiro de U$$ 5000 e uma placa gravada.

- Duas pessoas da família do vencedor (sendo um deles pai/mãe ou tutor legal) e o presidente do Lions Clube patrocinador ou Sócio Leão indicado pelo Presidente do Clube acompanharão o vencedor à cerimônia de premiação. Esta Cerimônia está programada para fevereiro ou março na sede da ONU.

- Os 23 vencedores nacionais selecionados receberão, cada um prêmio em dinheiro de US$ 500 (ou equivalente na moeda local) e Certificado de realização.

Além disso, durante o ano, seus cartazes serão exibidos ao público em diferentes localidades, inclusive na Convenção Internacional de Lions Clube.

“Participe do Concurso de Cartaz sobre a Paz e ajude a disseminar esse conceito pelo mundo”

Franca, 30 de julho de 2018

CalMJ Berenice Maria de Oliveira Rocha

Assessora do Concurso do Cartaz sobre a Paz do Distrito LC - 6

Coordenadora em Nível de Clube

AL. 2018/2019

LC de Franca Centro

Telefones: 16. 3722 4705 / 98102 5288

Escolas e Grupo Juvenil participantes

Fone: 3727-4550

Fone: 3705-2689

Fone: 3721-9706

            COMISSÃO

            Presidente: CalMJ – Berenice Maria de Oliveira Rocha – 3722-4705

            EQUIPE:

Cal Altina Ester de Souza – 3723-2348

CalMJ – Cleuza Tozzi Mendonça – 3722-4695

CalMJ – Elizabete Maria Pereira Salvador – 3727-4147

Cal Suellem Alves Coelho Lima – 3018-0427

Franca, 30 de julho de 2018

CalMJ – Berenice Maria de Oliveira Rocha

Assessora do Concurso de Cartaz sobre a Paz do Distrito LC – 6

Coordenadora em nível de clube

Comentários  

0 #41 Winnie 07-09-2018 11:37
I have noticed you don't monetize your site, don't waste your traffic, you can earn extra cash
every month. You can use the best adsense alternative
for any type of website (they approve all websites), for more details simply search in gooogle: boorfe's tips monetize your website

Here is my web site :: BestShawnee: https://CleverWilliemae.blogspot.com
Citar
0 #40 Sophie 06-09-2018 20:52
Hi. I see that you don't update your website too often.
I know that writing content is boring and time consuming. But did you know that there is a tool that allows you
to create new posts using existing content
(from article directories or other websites from
your niche)? And it does it very well. The new articles are unique and pass the copyscape test.
Search in google and try: miftolo's tools

Also visit my web site - TahliaJuicy: https://ArchieWee.blogspot.com
Citar
0 #39 Carmen 05-09-2018 02:02
I have noticed you don't monetize your blog, don't
waste your traffic, you can earn additional bucks every month.
You can use the best adsense alternative for any type of website (they approve all websites), for more info simply search in gooogle: boorfe's tips monetize
your website

Visit my blog BestFredericka: https://FollowChad.blogspot.se
Citar
0 #38 Willis 20-08-2018 00:48
Hi admin. It was hard to find this site in google. It's not even in top 10.
You should focus on high quality links from top websites in your niche.
I know of a very effective free method to get strong links and instant traffic.
The best thing about this method is that you start getting clicks right away.
For more details search in google for: masitsu's tricks

Here is my weblog XShelia: https://CleverFelipa.blogspot.com
Citar
0 #37 Mikayla 03-08-2018 23:42
I visited a lot of website but I think this one contains something extra in it.


my web-site ... Nuvega Lash Reviews: https://visible.vfao.com/login.aspx?returnurl=https://cajfm.net/wiki/index.php/I_Have_Unwanted_Hair_So_Received_A_Tweezing_And_Waxing_Wax
Citar
0 #36 Maricruz 21-05-2018 09:54
Right away I amm ready to do my breakfast, afterward
having my breakfast coming yet again too read additional news.


Here is my web-site :: eyelashes ticker: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
0 #35 Randell 21-05-2018 06:03
I do noot know iff it's just mee or if everyone else encountering issues with your site.

It appear like some oof the text in your content are
running off the screen. Can someone else
please comment andd leet me know iif this is happening too them too?This could
be a problem with my browser because I've haad this happen before.
Thank you

Here is my website - Long eyelashes: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
0 #34 Sonya 19-05-2018 20:57
Hi, alway i used to cgeck blog posts here in thhe early hourrs iin the daylight, for the reason that i
enjoy to gain knowledge of more and more.

Stop by my web blog Grow Faster: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
0 #33 Hortense 19-05-2018 15:30
Everything is very openn with a clear explanation of the challenges.

It was really informative. Your website is useful.
Many thanks foor sharing!

my weblog Eyelashes Growth: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar
0 #32 Ebony 19-05-2018 13:11
What's up to all, how is everything, I think every one is getting more from this web site, and your views are nice in support of new users.


My site - Eye Lashes: https://bit.ly/2Is2FRs
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

2ª RCG CATANDUVA 

2ª RCG CATANDUVA 1,2 dezembro
4
4
1
1
0
0
8
8
1
1
1
1
5
5
7
7

Usuários Online 

Temos 20 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

1653859
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
1801
2143
13384
1554250
35367
63047
1653859

Seu IP: 54.156.39.245
20-10-2018 22:48

Curtir No FaceBook 

Scroll to top