QUAL SERÁ O NOSSO LEGADO AMBIENTAL PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES?


Companheiros, Companheiras, Domadoras, Juventude Leonística e Comunidade, envolvidos pelo despertar do SERVIR – PROTEGENDO A VIDA E DIMINUINDO A FOME.

Crianças, jovens e adultos foram integrados pelo Projeto Destinação Final Correta do óleo de Fritura, no qual define-se a construção de um cinturão solidário à Mãe Natureza e aqueles que sofrem a injustiça da fome. Quanto mais nos envolvemos em projetos do leonismo, mais nos tornamos interessantes e nos apresentamos para receber novos LEÕES, fortalecendo a BANDEIRA LIONS, agindo em conformidade aos princípios de sempre construir e não desconstruir.

O Meio Ambiente precisa de ações que sejam referência para a comunidade e que possibilite o repensar de hábitos saudáveis, instituindo uma nova cultura que beneficiará as novas gerações. O repensar este conceito está inserido nos princípios do Leonismo, o que precisamos é fortalecer este CONCEITO.

O óleo de fritura, resíduo altamente contaminante aos recursos hídricos, agride brutalmente a MÃE NATUREZA de maneira incessante, como uma erva daninha que vagarosamente se alastra em terras férteis, eliminando o que nos alimenta. Ele elimina o oxigênio da água, tornando-a malcheirosa, gordurosa e sem vida, transformando rios e reservatórios propícios às doenças
visíveis e outras que estarão por vir.

Algumas espécies de peixes já apresentam larvas nos olhos, na cabeça, na carne, em razão do grau maior de contaminação. Por que será? Será este o nosso LEGADO?


Vivemos em um tempo em que a palavra de ordem precisa ser prevenção, inclusive quando falamos em meio ambiente, para assim continuarmos vivos, sem o receio da destruição ambiental, esta provocada por nós mesmos.


Somos muitos vivendo em um único planeta e convivendo na diversidade, o que torna a relação no seu todo um grande desafio, o que não justifica a prática de atitudes inconsequentes, pois nas diferenças podemos construir vidas saudáveis, relações harmoniosas, construindo assim um ambiente propício a VIDA.


Quando nos propomos a transformar, a mudar hábitos, de perseverar, temos que estar prontos para assumir compromissos. Assim, se apresenta o Leão, um vigilante a serviço do meio ambiente.


Naturalmente outros serão envolvidos através das escolas, dos comércios, de pessoas que entenderam o chamado do leonismo. Foi assim também, neste ano leonístico 2018/2019 para assessoria de Meio Ambiente do Distrito.


Devemos ressaltar o trabalho de 29 clubes do Distrito LC6, que abraçaram a ideia e cooperaram com este ideal, de um Legado Ambiental justo para as próximas gerações.


Das cinco regiões que compõe o Distrito LC6, a
REGIÃO A foi a que mais se mobilizou, onde atuaram no processo de coleta e armazenamento, os Lions Clubes de: Auriflama, Palmeira D’Oeste, Santa Fé do Sul Estância Turística, Votuporanga Abílio Calile, Votuporanga Centro, Fernandópolis Cidade Progresso, Fernandópolis Centro, Nhandeara e Poloni.

Destacamos o trabalho do Léo no Lions Clube de Poloni.


Ressaltamos o Lions Clube de Fernandópolis Centro que recolheu e armazenou: 3.199 litros deste óleo de fritura e do Lions Clube de Auriflama que recolheu e armazenou: 2.372 litros. Este resíduo foi trocado por arroz e óleo vegetal – o resíduo sendo trocado por alimentos.


A REGIÃO B se mostrou presente com os Lions Clubes de Mirassol, Neves Paulista e Catanduva.


Todos merecem o respeito e carinho pela persistência, mais devemos destacar o Lions Clube de Mirassol pelos 4.740 litros de óleo de fritura coletados e armazenados, sendo grande parte resultado do envolvimento de escolas que além do óleo, 2.340 garrafas pets de dois litros foram encaminhadas para a reciclagem. Devemos também, enaltecer o trabalho do Lions Clube de
Catanduva que coletou e armazenou 2.438 litros deste óleo, quando 630 garrafas pets também foram enviadas para a reciclagem.


NA REGIÃO C colaboraram com a coleta e armazenamento os Lions Clubes de Jaboticabal, Matão e Taquaritinga. Destaque para o Lions Clube de Taquaritinga pelos 1.402 litros de óleo coletados e armazenados.

 

NA REGIÃO D cooperaram com o Projeto Destinação Final Correta do óleo de Fritura os Lions Clubes de Cravinhos, Ribeirão Preto Campos Elísios e Brodowski.
Salientamos o Lions Clube de Brodowski pelos 2.753 litros de óleo sujo coletado e armazenado, também o Lions Clube de Cravinhos com 658 litros, no qual envolveu 100% o Léo nas ações de visitação aos bairros da cidade.


Participaram na
REGIÃO E os Lions Clubes de Igarapava, Miguelópolis, São Joaquim da Barra, Franca Centro, Franca Cidade Nova, Franca Imperador, Franca Inovação, Franca Sobral e Passos.


Aqui, enfatizamos o Lions Clube Franca do Imperador pelos 10.934 litros deste óleo de fritura e do Lions de Passos com 9.410 litros do mesmo resíduo.


O resultado pelo trabalho realizados nos 29 Clubes do Distrito LC 6 foi de 45.609 litros retirados do meio ambiente e destinados para a produção do BIODIESEL, decorrência da parceria entre Lions Distrito LC6 e Empresa Brejeiro, que resultou na entrega aos Lions Clubes supracitados: OITO TONELADAS E MEIA DE ALIMENTOS entre arroz e óleo.


O Distrito LC6 fez a diferença no desenvolvimento do Projeto Destinação Final Correta do Óleo de Fritura, envolvendo o jovem e a comunidade em Projetos do Leonismo. Ressaltamos também que, um pouco mais de 6.500 garrafas pets foram enviadas para a reciclagem.


Observamos que temos um parceiro em Iturama – MG, representado pelo Projeto 100% do BEM, da Usina Sucroalcooleira de Iturama que coletaram, armazenaram e levaram até o Lions Clube Fernandópolis Centro a quantidade de 6.091 lts, o que resultou em uma tonelada de alimentos para o projeto em questão.


A empresa Brejeiro ao retirar o óleo em Fernandópolis Centro já recolhia o óleo de Iturama e alternadamente, deixava o óleo e o arroz. Foram coletados dessa maneira para o Projeto Protegendo a Vida e Diminuindo a Fome o total de 51.700 lts de óleo de fritura.


Construir resultados positivos é sinônimo de trabalho com perseverança, principalmente por ser uma equipe comprometida com o BEM MAIOR e com o fortalecimento deste MAJESTOSO DISTRITO LC6.

Agradecemos à querida CaLMJ Maria Aparecida Destito Pellizzon e ao CL Paulo, Casal Governador, que acreditaram no Projeto Protegendo a Vida e Diminuindo a Fome.
Em nome de todos os Coordenadores de Região e Divisão, agradecemos a CaL Alessandra Zotarelli Gomes da Silva pela atenção e empenho.
A equipe de trabalho do Meio Ambiente, o nosso obrigado: CLMJ Washington Augusto Fernandes, Wellington Bazílio de Azevedo, CLMJ Carlos Alberto Pedrosa de Mendonça, CL Carlos Alberto Fernandes e o CL João Paulo Silva Silveira.


Iniciamos uma jornada de PREVENÇÃO E PROTEÇÃO à MÃE NATUREZA. O que foi feito, foi feito e podemos muito mais com o engajamento ainda maior dos valorosos Lions Clubes.


No propósito de agradecer e valorizar os clubes que armazenaram pelo menos 200 litros de óleo de fritura, estaremos sorteando a COMENDA – MELVIN JONES na convenção no dia 28 de julho/2019. Resultado da venda de 50 camisetas e a participação de R$ 1.000,00 (mil reais) da
Empresa Brejeiro.


Na oportunidade agradecemos o CLMJ Valdir do Lions Clube de Jaboticabal, envolvendo companheiros de seu clube que doaram o equivalente a 30 camisetas. Também agradecemos a CaL Sônia Gera do Lions Clube de Franca Inovação, que conseguiu o patrocínio da Loja Sândalo de 20 camisetas, que foram vendidas aos companheiros do Distrito por R$ 60,00 cada, fica registrado também o nosso agradecimento aos  COMPANHEIROS, COMPANHEIRAS E LEOS que adquiriram as mesmas.


Os Lions Clubes que estarão participando do sorteio do MELVIN JONES são: Auriflama, Palmeira D’Oeste, Fernandópolis Cidade Progresso, Fernandópolis Centro, Votuporanga Centro, Nhandeara, Mirassol, Catanduva, Jaboticabal, Matão, Taquaritinga, Cravinhos, Brodowski,
Igarapava, Miguelópolis, São Joaquim da Barra, Franca Centro, Franca Cidade Nova, Franca Imperador, Franca Inovação, Franca Sobral e Passos.


Neste ano Leonístico 2019/2020 poderemos construir muito mais envolvendo outras esferas que compõe o meio ambiente e certamente estaremos engajados com mais clubes do Distrito.

LIONS CLUBES que receberão o CERTIFICADO e a quantidade de óleo sujo que arrecadaram neste ano leonístico 2018/2019:
1. Lions Clube de Auriflama – 2.372 lts
2. Lions Clube de Palmeira D’Oeste – 570 lts
3. Lions Clube de Fernandópolis Cidade Progresso – 366 lts
4. Lions Clube de Fernandópolis Centro – 3.199 lts
5. Lions Clube de Votuporanga Abilio Calille – 157 lts
6. Lions Clube de Votuporanga Centro – 230 lts
7. Lions Clube de Nhandeara – 440 lts
8. Lions Clube de Mirassol – 4.740 lts
9. Lions Clube de Catanduva – 2.438 lts
10. Lions Clube de Matão – 200 lts
11. Lions Clube de Taquaritinga – 1.402 lts
12. Lions Clube de Cravinhos – 658 lts
13. Lions Clube de Brodowski – 2.753 lts
14. Lions Clube de Igarapava – 1.376 lts
15. Lions Clube de Miguelópolis – 253 lts
16. Lions Clube de São Joaquim da Barra – 1.775 lts
17. Lions Clube de Franca Centro – 232 lts
18. Lions Clube de Franca Cidade Nova – 232 lts
19. Lions Clube de Franca Imperador - 10.934 lts
20. Lions Clube de Franca Inovação – 616 lts
21. Lions Clube de Franca Sobral – 232 lts
22. Lions Clube de Passos – 9.410 lts
23. Lions Clube de Santa Fé do Sul Estância Turística – 160 lts
24. Lions Clube de Indiaporã – 144 lts
25. Lions Clube de Neves Paulista – 84 lts
26.
Lions Clube de Ouroeste – 156 lts
27. Lions Clube de Poloni – 132 lts
28. Lions Clube de Ribeirão Preto Campos Elísios – 50 lts
29. Lions Clube de Jaboticabal - 298 lts
 
Total de óleo sujo arrecadado: 45.609 lts.

QUE DEUS PAI CONTINUE A NOS MANTER PERSEVERANTES NA PROPOSTA DO PRESERVAR A VIDA E ENVOLVER CADA VEZ MAIS PESSOAS NA EDIFICAÇÃO DE UM LEGADO AMBIENTAL JUSTO PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.

Franca, 23 de julho de 2019.

CLMJ Antônio Mauro Alves
Assessor de Meio Ambiente do Distrito LC-6

 

 

ECOVIDA

Caros Companheiros, Companheiras, Domadoras e Juventude Leonística.

O QUE NOS MOVE NOS UNE.

Conforme Projeto ECOVIDA/REVIVA O ÓLEO que tem por objeto a Destinação Final Correta do Óleo de Fritura/Produção do Biodiesel, apresentado pelo Companheiro Luiz Chiquetto, Governador do Distrito LC 6, na Convenção nos dias 29 e 30 de julho em Votuporanga, chama a atenção de todos para a Preservação do Meio Ambiente e a Diminuição da Fome.

Eu, CL Professor Antonio Mauro Alves, na condição de Assessor de Meio Ambiente tenho abraçado esta causa a mais de 20 anos e nesse momento chamo a atenção dos Companheiros para o Pedido de Socorro da MÃE NATUREZA. É importante que você saiba que 1 litro desse óleo de fritura irá poluir 1 milhão de litros de água potável e que quando esse óleo entra em contato com a água potável o oxigênio será eliminado gradualmente.

Na oportunidade, estamos encaminhando o Termo de Compromisso para que os companheiros possam entender o projeto com mais detalhes. Caso concorde, peço que assine o mesmo e encaminhe ao endereço:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  e assim, assumiremos o compromisso com o Governador.

O Projeto Destinação Final Correta do óleo de Fritura, além de atender o chamado imediato do Lions Internacional, nos chama para socorrer o meio em que vivemos aonde a quantidade de óleo de fritura despejado no esgoto e que vai em direção aos rios, traz somente a degradação por onde passa.

Você que preserva a vida, que gosta de pescar, que respeita a natureza sabe que o desequilíbrio ambiental está ao nosso entorno.

Companheiros, 6 Lts de óleo de fritura serão trocados por 1 Kg de arroz ou um frasco de 900 ml de óleo vegetal Brejeiro. O Projeto vai de encontro com uma cultura de descarte desse óleo na pia, quintal e vaso sanitário. O desafio é mudar este comportamento que leva a degradação e para tanto, precisamos usar da “CRIATIVIDADE E MOTIVAÇÃO”, pois ser perseverante não é fácil e mais difícil ainda é mudar um comportamento.

Este óleo deverá ser armazenado em garrafas pet (2Lts) ou em bombas de 48 Lts que deverão estar bem fechadas para evitar o vazamento. Na medida em que o óleo estiver estocado, informem através do e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  a quantidade de óleo armazenado, o tipo de recipiente e qual região que você está (A, B, C, D, e E) conforme mapa em anexo.  A coleta em sua região será monitorada pela Arcos, que fará a programação da coleta  quando tivermos 3 mil Litros armazenados em sua região.

Na medida em que nos informarem a quantidade de óleo armazenado estaremos traçando uma logística de coleta junto a Brejeiro. Deverão informar, também, se querem arroz ou óleo, pela troca do óleo de fritura, a proporção será a mesma, 6 Lts de óleo de fritura por 1 Kg de arroz ou 1 frasco (900 ml) de óleo vegetal.

A informação é relevante porque quando o caminhão sair para a sua região estará levando a quantidade de arroz ou óleo vegetal para a troca, conforme sua orientação.

O Sistema de Monitoramento é uma ferramenta que informará a Empresa Brejeiro de onde e quando deverá estar para as devidas coletas, levando-se em conta que para os Clubes de Lions que estiverem a um raio de 100 Km de Franca, como é o caso da Região E, faremos a coleta a partir de 600 litros deste óleo de fritura armazenado.

Att,

CL MJ Antonio Mauro Alves

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   

16-99183-9776

II RCD LC-6 

II RCD LC-6 AL19/20 Ribeirão Preto II Distrital do AL 19/20 - LC Ribeirão Preto Jardim Paulista 10/Novembro/19
1
1
9
9
1
1
3
3
4
4
5
5
5
5
3
3

Usuários Online 

Temos 21 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

2704551
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
1077
1543
2620
2615383
41360
73356
2704551

Seu IP: 3.228.21.186
21-10-2019 18:14

Curtir No FaceBook 

Scroll to top