-
Categoria pai: ROOT
-
Categoria: Fala Andriani
-
Publicado: 27 Setembro 2021
NENHUM CLUBE DO DISTRITO POSSUI “OBELISCO”
Sou uma pessoa que, embora dotada de parcos conhecimentos, gosta de ver as palavras colocadas em seu devido lugar. Por isso, muitas vezes, saio a garimpar frases ou expressões que tem envolvimento com nosso movimento. E agora, nesta mensagem, vou “pegar no pé” do obelisco.
É comum Lions Clubes construírem nas entradas das cidades ou logradouros importantes um tipo de estrutura que atesta sua existência na comunidade. E quando isso acontece divulgam o fato de peito aberto: inauguramos o “obelisco” do nosso Clube! Pode ser que 1% seja; mas 99% não são obeliscos.
A expressão obelisco tem origem na antiguidade. É um elemento originário da civilização egípcia. É uma peça quadrangular, agulheada, feita ordinariamente de uma só pedra sobre um pedestal. O obelisco é um objeto alto e alongado, em formato vertical e com quatro faces. As faces são levemente inclinadas, o que faz com que o topo seja menor do que a base, ou seja, se afunila ligeiramente em direção à sua parte mais alta. O topo tem a forma de pirâmide e termina num vértice. Apenas para ilustrar cito dois obeliscos existentes no Brasil: o do Ibirapuera, na cidade de São Paulo (SP) e o do Açude Novo, na cidade de Campina Grande (PB).
Já monumento é uma estrutura construída por motivos simbólicos ou comemorativos. É erguido com o duplo propósito de comemorar um acontecimento importante, ou homenagear uma figura ilustre e, paralelamente, criar um objeto artístico que aprimorará o aspécto de uma cidade ou local. O monumento perpetua a memória de um fato ou pessoa notável.
Obelisco ou monumento, esta a grande diferenciação.
Seu Clube possui obelisco leonístico? Parabéns, pois ele é um caso raríssimo ou universo leonístico mundial. A grande totalidade dos Lions Clubes possui tão somente MONUMENTOS LEONÍSTICOS.
É isso!
PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI
Assessor Distrital de Instrução Leonística
-
Acessos: 1709








