-
Categoria pai: ROOT
-
Categoria: Fala Andriani
-
Publicado: 09 Setembro 2021
QUESTIONAMENTOS SOBRE ASSOCIADOS DO LIONS
Pretendo, com esta mensagem, dar alguns “pitacos” a respeito dos associados do nosso movimento leonístico. São pequenas perguntas e respostas que julgo básicas, mas, como sempre, posso estar equivocado e sujeito a questionamentos. Vamos lá:
Como deve ser considerado ou reconhecido o fundador de um Clube?
Resposta: Não existe a categoria de Associado Fundador. Adota-se a designação de “Fundador” para aquele que assinou a ata de fundação do Clube. É uma designação usada no leonismo ou fora dele. O Leão Fundador pode continuar usando esta designação mesmo tendo saído do Clube.
Um associado que participou da fundação do Clube e não assinou a Carta Constitutiva pode fazê-lo posteriormente?
Resposta: A Carta Constitutiva pode ser assinada até noventa dias após sua emissão.
Qual a diferença entre Associado Monarca Fundador e Associado Monarca?
Resposta: O título de Associado Monarca Fundador é conferido àquele que assinou a ata de fundação do Clube. O Associado Monarca é aquele que completou dez anos de afiliação. Ambos recebem uma pequena barra (Chevron) para ser apensada ao distintivo que o Leão usar. Há uma diferença entre as barras: a do Associado Monarca Fundador é enrolada (como um pergaminho) na sua extremidade inferior; a do Associado Monarca é lisa. A partir do décimo ano, o Monarca recebe a cada dez ano uma nova barra com novo apêndice e é reconhecido como Monarca de 10, 20, 30 anos e daí por diante.
Um Associado Honorário, pertencendo somente à comunidade, pode usar o emblema do Lions?
Resposta: Sim! O Associado Honorário é uma das categorias de Lions Internacional e, como tal, pode e deve usar o emblema, “mesmo pertencendo somente à comunidade”.
Um Associado Honorário pode apadrinhar um novo associado?
Resposta: De acordo com os Estatutos, o Associado Honorário não tem os direitos do Associado Ativo, e, como tal, não está qualificado para apadrinhar novos associados.
O que é um Associado Benemérito?
Resposta: Nas categorias de associados não existe a de Benemérito. Essa designação representa uma honraria que o Clube deseja outorgar a alguma pessoa, Leão ou não.
Um associado reinscrito ou transferido necessita de Padrinho?
Resposta: Não! Entretanto, ele deve ser apresentado ao Clube por outro associado.
O associado reinscrito tem direito a contar o período anterior em que foi associado e usar os títulos obtidos?
Resposta: Sim! Deverá requerer seus direitos mediante formulário próprio.
Um associado reinscrito recebe o mesmo número de inscrição que possuía anteriormente?
Resposta: Sim! O número de inscrição é resguardado, porém deve-se procurar no site de MYLCI os sócios baixados do Clube e fazer a reinscrição do mesmo. Se não for procedido dessa forma sera gerada uma nova inscrição com nova contagem de tempo.
O associado de um Clube pode transferir-se para outro Clube como Fundador desse Clube, no momento da sua fundação?
Resposta: Não! Não há transferência do associado de um Clube ativo para um Clube que ainda não existe. O associado deve demitir-se do seu Clube para poder ingressar como Fundador do outro Clube e deverá pagar as joias e taxas devidas.
Quando surgiu a designação “Companheiro Leão”?
Resposta: Desde maio de 1954, por decisão tomada durante a 1.ª Convenção Nacional de Lions Clubes do Brasil, realizada em Salvador, Bahia.
PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI
Assessor Distrital de Instrução Leonística
-
Acessos: 1792








