-
Categoria pai: ROOT
-
Categoria: Fala Andriani
-
Publicado: 24 Agosto 2021
LEONISMO: DEFINIÇÕES
A definição dá o característico geral do leonismo (movimento), particulariza as condições necessárias à qualidade do associado, apresenta as restrições imperiosas (movimento sem cor, política ou religiosa) e, finalmente, abarca todos os objetivos da Associação Internacional de Lions Clubes.
LEONISMO – Definição de ordem geral: Substantivo que designa o movimento sacramentado por Melvin Jones, em 1917, destinado a promover, pelo serviço desinteressado, melhorias no âmbito do município, do país e do mundo, através do companheirismo, da amizade e da compreensão mútua entre seus associados. É um movimento universal que congrega homens e mulheres de elevação moral e espiritual motivados pela sã finalidade de servir desinteressadamente à sua comunidade e aos seus semelhantes.
LEONISMO – Definição para dicionários (Dicionário = conjunto de vocábulos duma língua ou de termos próprios duma ciência ou arte, dispostos, em geral, alfabeticamente, e com o respectivo significado): É o conjunto de normas e de propósitos da Associação Internacional de Lions Clubes em prol do bem-estar cívico, cultural, social e moral da humanidade, sem sectarismo religioso. Apolítico, ativa um vivo interesse na ação cívica e governamental, propugnando pela paz universal. Através dos seus Clubes de Serviço, estuda as necessidades da comunidade e apresenta meios ou sugestões para enfrenta-los, seja através dos seus próprios esforços ou em cooperação com terceiros.
LEONISMO – Definição para enciclopédias (Enciclopédia = conhecimentos relativos a todas as ciências humanas; qualquer obra que abrange todos os ramos de conhecimento): É o conjunto de normas e propósitos da Associação Internacional de Lions Clubes que visa, precipuamente, o bem-estar cívico, cultural, social e moral da humanidade, através de Lions Clubes, na prática do serviço desinteressado, sem partidarismo político e sem sectarismo religioso, alicerçando-se no companheirismo e na compreensão dos seus associados, que são regidos por um Código de Ética.
A DEFINIÇÃO CLÁSSICA DE LEONISMO
A definição transcrita abaixo é uma das mais clássicas do movimento leonistico brasileiro e foi concebida pelo CL Luiz Dutra Pizão, do Lions Clube de São Paulo, nos idos de 1953. Na época, fazia referência a pessoas do sexo masculino, pois apenas os homens podiam ser aceitos como associados dos Lions Clubes. A partir de 1987, com o ingresso das mulheres no Lions, acrescentou-se “mulheres” no texto da definição. Vamos, com a devida vênia, procurar desmembrá-la e comentá-la, mesmo correndo o risco de ser contestado por algum Companheiro ou Companheira Leão de melhor saber leonístico.
“O leonismo é um movimento composto de homens e mulheres de elevada reputação, que se propõem, sem fins políticos ou religiosos, a promover os princípios éticos, o bem-estar da coletividade e o congraçamento universal.”
“É um movimento” – porque tem sempre um objetivo a cumprir, indefinidamente.
“composto de homens e mulheres” – somente as pessoas com maioridade legal podem participar como associadas dos Lions Clubes.
“de elevada reputação” – é a condição essencial para que uma pessoa seja aceita no quadro de associados. De se observar que “reputação” vai a título geral, no sentido lato. Não é uma reputação só e particular como a artística, a financeira, a profissional. É a reputação geral, com a qual a pessoa merece a estima e a consideração dos que a conhecem, por isso é que é “elevada” naturalmente.
“sem fins políticos ou religiosos” – é um dos característicos do programa do leonismo; em seu seio podem se acomodar, e de fato se harmonizam e identificam, pessoas de todos os credos e de todas as facções. Qualquer limitação ou concessão, nesse sentido, por parte dos Clubes, deixará de ser leonismo.
“a promover” – o leonismo é, acima de tudo, um método para se atingir a aproximação das pessoas à melhoria da coletividade e, assim sendo, deve representar um esforço, um empenho, uma atividade constante.
“os princípios éticos” – vem a ser o embasamento necessariamente moral a toda associação que conjuga os esforços em prol do aprimoramento individual. É o que ocorre quando o leonismo se dispõe a unir os associados com os laços da amizade, com companheirismo e compreensão recíproca; e é igualmente a parte que estimula um elevado padrão de conduta nos negócios e nas profissões.
“o bem-estar da coletividade” - é a parte externa da atividade e de âmbito local. É o serviço desinteressado através do qual o leonismo têm-se imposto ao reconhecimento dos povos. Enfeixa essa parte da definição os 3.º e 5.º Propósitos da nossa Associação.
“o congraçamento universal” – é um dos escopos do leonismo criar e fomentar um espírito de generosa consideração entre os povos da terra (3.º Propósito).
O objetivo desta mensagem tem o condão único e exclusivo de reavivar o que já é do conhecimento dos nossos caríssimos Companheiros Leão, Companheiras Leão, Domadoras e Leos.
PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI
Assessor Distrital de Instrução Leonística
-
Acessos: 3544








