-
Categoria pai: ROOT
-
Categoria: Fala Andriani
-
Publicado: 09 Janeiro 2019
-
Acessos: 2320
Quando foram criados os documentos que
retratam a filosofia do verdadeiro Leão
PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI
Existem cinco documentos básicos que servem para retratar a filosofia que rege a atuação do verdadeiro Leão: “Código de Ética do Leão”, “Propósitos do Lions Clube”, “Declaração de Missão de Lions Internacional”, “Declaração de Visão de Lions Internacional” e “Invocação a Deus”. Vamos rememorar sua criação e seus textos oficiais:
CÓDIGO DE ÉTICA DO LEÃO
Foi aprovado durante a 2.ª Convenção Internacional de Saint Louis, Missouri, Estados Unidos, realizada no período de 19 a 21 de agosto de 1918. Rememoremos seu texto oficial:
“Demonstrar fé nos méritos da minha profissão, esforçando-me para conseguir honrosa reputação mercê da excelência dos meus serviços.
Lutar pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que, equitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar diminuição da minha dignidade, devido a vantagem injusta ou ação duvidosa.
Lembrar que, para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero consigo mesmo.
Decidir contra mim mesmo no caso de dúvida quanto ao direito ou a ética dos meus atos perante meu próximo.
Praticar a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.
Ter sempre presente meus deveres de cidadão para com minha localidade, meu Estado e meu País, sendo-lhes constantemente leal em pensamento, palavras e obras, dedicando-lhes, desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos.
Ajudar o próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado.
Ser comedido na crítica e generoso no elogio; construir e não destruir.”
PROPÓSITOS DO LIONS CLUBE
Seu texto original foi adotado durante a 3.ª Convenção Internacional de Chicago, Illinos, Estados Unidos, realizada no período de 09 a 11 de julho de 1919. A resolução n.º 0127-97/98, do CNG-Conselho Nacional de Governadores, de autoria do Presidente do Colegiado, IPDG Mário Câmera de Oliveira, aprovada durante a 2.ª reunião ordinária realizada na cidade de Campinas, São Paulo, em 12 de janeiro de 1998, e face a discrepâncias que estavam ocorrendo na tradução do texto inglês, houve por bem uniformizar a redação do texto transcrito a seguir, autorizando, ainda, a sua oficialização no Brasil. O título original foi substituído pela Diretoria Internacional durante reunião realizada em Nova Delhi, na Índia, em setembro de 2007, passando de “Objetivos” para “Propósitos” e incluindo mais dois itens. O texto oficial, atualmente, é o seguinte:
“Organizar, constituir e supervisionar clubes de serviço que serão conhecidos como Lions Clubes.
Coordenar as atividades e uniformizar a administração dos Lions Clubes.
Criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra.
Incentivar os princípios de bom governo e da boa cidadania.
Interessar-se ativamente pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.
Unir os clubes pelos laços de amizade, com companheirismo e compreensão mútua.
Promover um fórum para a livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso, que não serão debatidos pelos associados NO clube.
Incentivar as pessoas bem intencionadas a servir a suas comunidades sem benefício financeiro, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos no comércio, na indústria, nas profissões, nos serviços públicos e nos empreendimentos particulares.”
DECLARAÇÃO DE MISSÃO DE LIONS INTERNACIONAL
Durante reunião realizada em Nova Delhi, na Índia, em setembro de 2007, a Diretoria Internacional deu nova redação ao texto, em substituição ao anterior, ficando o mesmo com a seguinte configuração:
“Dar poder aos voluntários para que possam servir suas comunidades e atender suas necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial através dos Lions Clubes.”
DECLARAÇÃO DE VISÃO DE LIONS INTERNACIONAL
Foi aprovada pela Diretoria Internacional durante reunião realizada em Nova Delhi, Índia, em setembro de 2007, ficando a mesma consubstanciada nos seguintes termos:
“Ser o líder global em serviços comunitários e humanitários.”
INVOCAÇÃO A DEUS
O autor da Invocação foi o PDG Pedro Afonso Mibieli de Carvalho, Governador 1960/1961 do então Distrito L Centro-2 e Presidente do CNG no mesmo ano leonístico. O texto foi aprovado através de resolução do CNG durante a 8.ª Convenção Nacional, realizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em maio de 1963. A melhoria do texto foi proposta pelo CL Mário Simões Mendes, do Lions Clube de Campinas, São Paulo, e aprovada como recomendação pelo CNG 1981/1982, durante a 29.º Convenção Nacional, realizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, em maio de 1982. Seu texto oficial é o que transcrevemos abaixo. Uma observação: temos notado, em diversas publicações da Invocação a Deus divulgadas por este Brasil afora, que, nos textos, a expressão “Senhor” é repetida em todos os enunciados. É de se registrar, por oportuno, que no texto original a expressão “Senhor” consta apenas no primeiro e no penúltimo ítem. Vejam o texto original:
“SENHOR, nós Vos agradecemos o estar aqui reunidos, para nos conhecermos melhor e, assim poder servir melhor os nossos semelhantes.
Dai-nos a humildade, a sabedoria e a força necessárias para cumprir nossos deveres com entusiasmo e tenacidade.
Dai-nos a bondade e a tolerância, para respeitar a opinião dos demais e alimentar a aspiração de todos de servir a humanidade.
Protegei nossa grande família leonística, a qual trabalha, hoje e sempre, pelo culto da amizade, do amor ao próximo e do serviço desinteressado.
Velai, SENHOR, pelos destinos do Brasil e bendizei nosso trabalho.
Assim seja!”
Estamos divulgando esta mensagem com o único intuito de colaborar com os prezados Companheiros Leão e as dulcíssimas Companheiras Leão e Domadoras que desejam estar familiarizados com os textos oficiais dos documentos que retratam a nossa filosofia leonística.








