-
Categoria pai: ROOT
-
Categoria: Instruções Leonísticas
-
Publicado: 26 Outubro 2020
MELHORANDO A NOSSA QUALIDADE DE COMUNICAÇÃO
Por obra e graça das condições que fomos levados a viver, aprofundamos nossa comunicação por via internet. Houve uma grande evolução do telefone celular para as comunicações em grupo. Primeiro as redes sociais e mais recentemente as plataformas de reuniões e conversas entre grupos de pessoas, cursos, aulas, trabalho em grupo, etc.
Com todas as facilidades que fomos conquistando alguns detalhes foram deixados de lado e ajudam a congestionar todos os canais e as vezes até derrubar o servidor.
Vamos conversar sobre o funcionamento e uso dos aparelhos naquilo que tem de mais simples e singelo. No caso do Brasil, Rede Social Wattsapp, ou ZapZap ou simplesmente Zap.
Todos que participam de um grupo de conversas, obrigatoriamente, tem que ter um registro individual. Isto é, tem um canal seu, próprio, que é o número do seu celular, que de forma adequada deve receber todas as mensagens diretas, aquelas que os demais participantes do grupo não precisam receber no seu aparelho e ficar gastando memória desnecessária e as vezes até tendo informações que não precisariam ter acesso. O problema é tanto mais grave, quanto maior for o grupo.
Muitas informações importantes se perdem porque o fluxo da demanda de mensagem fica muito intenso, porém a utilidade da informação foge da proposta da existência do grupo.
Imaginemos em um grupo no qual participam 20 pessoas com proposta de existência de trabalho. Se temos uma informação que tem valor e significado para a maioria do grupo, justifica fazer uma mensagem no grupo. Se temos uma informação que interessa a uma única, ou um número menor de pessoas, devemos passar a mensagem apenas para aquela, ou aqueles a qual informação interessa.
Vamos fazer as contas, se uma mensagem que interessa a uma pessoa, no nosso exemplo de 20 participantes, 19 receberão a mensagem, os quais podem replicar esta mensagem e levá-las a um total de 361 mensagens em cada aparelho. Exemplo: acontece sempre quando todos dentro do grupo mandam uma mensagem de Parabéns para alguém do grupo. Se todos mandassem para o canal (celular) do aniversariante teríamos 19 mensagens e não as 361. E ainda, devido ao fluxo, muitas podem se perder e nunca chegar ao destinatário. Além disso, o gasto desnecessário provoca que cada vez estamos precisando de mais memória nos aparelhos e por isso também que consumimos mais energia, desgastamos mais as baterias e uma série de implicações negativas.
Sempre que houver um motivo para que no grupo 19 liguem para um, teríamos 19 mensagens. Por que não fazemos isso? Porque ligamos para todos?
- Porque não conhecemos o sistema de funcionamento que usamos
- Temos interesses diversos da proposta do grupo
- Não houve reclamação do meu procedimento, ainda.
- Aprendemos assim e assim funciona, mesmo não sendo muito elegante.
- Os que não concordarem com a mensagem que a apaguem.
Vamos considerar exemplos práticos:
- Todo grupo existente nas redes sociais da internet é criado a partir de um Administrador, que fica listado como responsável do grupo. Mais de um e até todos os participantes podem ser listados como administradores.
- Todas mensagens que seja do interesse de todos do grupo, devem ser enviadas para grupo, tais como, marcação de reunião ou atividade, dados de uma convocação, edital, documentos de interesse geral, etc.
- Toda mensagem de cunho individual, deve ser enviada diretamente ao interessado, no canal do seu wattsapp individual (número do celular). Nestes casos estão listados, os cumprimentos, os reconhecimentos, os merecimentos e também os pêsames e condolências, além de comunicações pessoais.
- Nas empresas, os responsáveis pelo RH, nos clubes e associações sociais, cabe ao Diretor Social ou equivalente fazer as honras da entidade e fazer os cumprimentos e reconhecimentos públicos. Os demais devem mandar as suas mensagens diretamente no canal (celular) do destinatário, que com certeza à receberá, pois não estará no meio de muitas outras mensagens.
- Outra deselegância que se comete é tratar de assuntos que devem ser alheios ao grupo. Se o grupo é de amigos ou parentes que por afinidades ou formas de tratamento são acostumados a apontar opiniões, críticas e até brincadeiras constrangedoras, configura uma situação muito particular. Se o grupo é formado de pessoas que devem obedecer regulamentos e estatutos de relacionamento social e ética profissional, devemos observar com cuidado se não estamos nos expondo exageradamente a considerações negativas dos demais participantes.
- Existe uma legislação que rege as comunicações cibernéticas. Sempre que uma notícia é veiculada em uma rede social, ganha projeção do tamanho da sua divulgação. Os Procuradores do Estado, Promotores da Cidadania se provocados podem intimar os Administradores de Grupos, Gerenciadores de Plataformas, Donos de Sites e até os responsáveis pela mídia, a darem explicações sobre a divulgação de mensagens, encaminhamento de notas, etc. . Sempre que estiver numa condição de encaminhar alguma mensagem para qualquer grupo a que pertença, faça uma avaliação da real necessidade desta mensagem circular pelo grupo, pergunte-se o objetivo de informar será alcançado? Ou apenas irá gerar polêmica e discussões, pregando a desunião do grupo. Uma boa sugestão é girar a posição de Administrador do Grupo periodicamente, ou colocar todos do grupo como Administradores. Ainda não se chegou a uma definição sobre qual a melhor forma de assegurar maior segurança aos grupos com relação à gestão.
Esta mensagem é livre e pode ser acrescida, alterada e em alguns casos até deletada, segundo a educação cibernética de cada um. Aproveite bem o seu tempo, não há como recuperar o que passou.
Grande Abraço,
MJF Roberto Luiz de Freitas
2º Vice Governador LC-6
LIONS CLUBE DE FRANCA – SP
Agosto de 2.020
-
Acessos: 1725








