-
Categoria pai: ROOT
-
Categoria: Instruções Leonísticas
-
Publicado: 22 Outubro 2015
A ARTE DE CONVIVER
O homem é um ser social por natureza. Desde os primórdios da vida, procura ele viver em sociedade, numa constante interação com o seu semelhante.
Sabemos que não é fácil viver e, muito menos, conviver. Extremamente complexo é o comportamento humano, porque o homem sem sua vida, carrega consigo todas as experiências porque passa, as quais marcam suas atitudes futuras, tornando-as, assim, diferentes. Entretanto, dotados que são de inteligência, conseguem se adaptar ao meio, como também, às vezes, conseguem adaptar o meio a si próprios.
Nós, do movimento Leonístico, formamos um grupo social heterogêneo, apesar de unido; pertencemos a um mundo onde deve predominar a amizade e a sinceridade. Aqui não buscamos um ideal individualizado, mas sim um ideal comum; aqui não seguimos caminhos diferentes, mas um caminhamos juntos, na mesma direção.
Por isso, a cooperação e a união de esforços deve ser o único objetivo do movimento para atingir-se aquele ideal, comum a todos. Daí porque devemos nos acostumar com as diferenças de atitudes dos integrantes do leonismo. O importante é que haja sinceridade, lealdade e reciprocidade em nossas ações, fundamental para uma boa convivência. Dar e receber [e uma troca essencial em um grupo de amigos, assim como ferir e saber pedir perdão, como ser ferido e saber perdoar.
A tolerância, às vezes, é uma qualidade primordial de todo homem, principalmente se integrante do Movimento Leonístico. Só com esta tolerância e o respeito às regras sociais, conseguiremos fazer com que o grupo viva e exista sem conflitos insolúveis.
E daí deriva a paz e o equilíbrio, imprescindíveis em qualquer grupo social. Respeitando e compreendendo cada um dentro de suas limitações, como ele é, e não como queríamos que ele fosse, estaremos aprimorando nosso comportamento, dia a dia, conseguindo absorver as diferenças com que nos deparamos.
Como já dito, se viver é uma arte, conviver é mais difícil ainda.
Só nos resta, então, fazendo uso de todos os predicados que temos, tentar ser artista da vida, pois tanto VIVER como CONVIVER é maravilhoso !!!
CL PAULO MAURICIO PEREIRA – 1.986
(do livro ABRINDO A JAULA – LEÃO EM BOM SUCESSO )
-
Acessos: 4797