LIONS, CONHECER PARA AMAR
Fala-se muito que, no Leonísmo, enquanto cresce o número de Clubes e Associados, esvazia-se o ideal leonístico. Reconhecemos que nosso movimento vem se expandindo bastante e, que um grande número de associados não está perfeitamente integrado no espírito leonístico.
É preciso, entretanto, verificar as causas desses fatos e partir para soluções adequadas. O Lions possui uma estrutura adaptável às peculiaridades locais. Nossa organização vem se modificando, segundo as necessidades dos Clubes, porém seus princípios são imutáveis, uma vez que tem como fundamento a solidariedade humana. Por outro lado, verificamos que diversos clubes, dentro da mesma estrutura e com idênticos princípios são sólidos e pujantes, enquanto outros lutam para não perecer.
Isso se deve a uma causa principal: a falta de espírito leonístico. As demais causas são uma consequência. Mas por que há falta de espírito leonístico?
A resposta é simples: Porque ninguém pode dedicar-se a uma causa que não conhece bem. Nós só gostamos daquilo que conhecemos. Um associado que desconhece a origem do movimento, seu crescimento, sua abrangência, objetivos, organização e estrutura não tem condições de ter apego ou interesse pela instituição. Louve-se a atitude de diversos Governadores, que ao longo do tempo, têm colocado como prioridade em suas gestões o conhecimento, através de seminários, oficinas, cursos, palestras, encontros, com o objetivo de levar a todos ferramentas para o conhecimento do funcionamento, protocolo, planejamento, sistematização, compreensão e o entendimento, tão necessários para alicerçarmos os reais objetivos do nosso movimento.
Mas para que esse trabalho obtenha êxito é imprescindível que cada um abrigue um LEÃO dentro de sí. A participação nesses, e nos demais eventos leonísticos é de vital importância para aprimorarmos nossos conhecimentos e sobretudo para exercitarmos uma das premissas fundamentais do Leonísmo: O Companheirismo.
O Leonísmo, além de todas suas definições humanitárias, é também um constante aprendizado de algo que buscamos fazer cada vez melhor e isso só faremos com o aperfeiçoamento constante. Quanto mais entendermos os porquês, mais apaixonados por Lions ficaremos. Aprendido e compreendido o Leonísmo, surge o interesse pelo clube e pela comunidade, o nosso senso criativo é despertado, uma amizade sólida é compartilhada.
Quando menos esperamos, estamos sempre com boa vontade, arranjamos tempo para tudo e, sem muito esforço nos tornamos verdadeiros Leões.
Companheiros, vamos nos dedicar ao estudo do Leonísmo.
Vamos conhecer bem o maior Clube de Serviços do mundo e vamos cultivar os princípios divulgados há mais de 100 anos, que consistem na união das lideranças para trabalhar pelo bem estar das comunidades onde atuamos.
Vamos conhecer para amar e servir!
PDG SERGIO DEL CISTIA / CLOTILDES
LIONS CLUBE RONDONÓPOLIS – DISTRTO LB-4
25/02/2021