Imprimir 

Avaliação do Usuário

PLG_VOTE_STAR_INACTIVEPLG_VOTE_STAR_INACTIVEPLG_VOTE_STAR_INACTIVEPLG_VOTE_STAR_INACTIVEPLG_VOTE_STAR_INACTIVE
 

A QUESTÃO DO NÍVEL DE COMPETÊNCIA

NA ADMINISTRAÇÃO LEONISTICA

PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            Você sabe por que o Governador do Distrito nomeia dezenas de Assessores e Coordenadores em sua gestão? É para que, com ele, esses auxiliares dividam as inúmeras responsabilidades na administração de um ano leonístico. Todos, cada um na sua área específica, são indispensáveis para que a gestão leonística no Distrito flua na mais absoluta normalidade.

            Alguns Presidentes de Clubes, seja pela amizade ou mesmo pela inegável capacidade de quem é procurado, têm por hábito canalizar seus pedidos ou esclarecimento de dúvidas para um único dirigente. Este, por elegância ou sem querer melindrar quem quer que seja, aceita as solicitações e vai acumulando também a condição de “consultor”, muitas vezes em prejuízo à execução das suas funções específicas. É elogiável, mas não é legal!

            Meu avô já dizia: “cada macaco em seu galho”. Guardadas as devidas proporções, é o que deve ocorrer entre nós aqui no Distrito LC-6. Vamos, para exemplificar, mencionar algumas situações que podem ocorrer:

- Falece um componente do seu Clube (Companheiro Leão, Companheira Leão ou Domadora). Um dos seus Diretores, no mesmo dia, comunica o fato para a Coordenadoria Geral ou para o Governador do Distrito, mas apenas para as providências de decretação do luto oficial, conforme é norma entre nós. No dia seguinte ao sepultamento, deve entrar em contato direto com o Assessor Distrital da Mútua Leonística para as providências práticas cabíveis (encaminhamento da certidão de óbito, identificação dos beneficiários legais, dados bancários para depósito do pecúlio, entre outras).   O Assessor determinará todas as providências e encerrará o caso. Se surgir alguma situação não rotineira, aí sim o Assessor entrará em contato com o Governador.

- Surge no Clube uma situação ou algum problema mais sério com o seu Leo Clube. A Diretoria deve entrar em contato direto com a
Assessora Distrital de Leo Clube. Esta tomará pé da situação e determinará as providências para solucionar o problema. Caso eventualmente não consiga, aí sim ela entrará em contato com a Governadoria para mediação da questão.

- O Clube está encontrando dificuldades para desenvolver e implementar uma atividade de serviço que está desejando realizar. Entre em contato direto com o Coordenador do GST do Distrito e peça a ajuda que se fizer necessária.

- Problemas de treinamento e preparo de lideranças com associados do Clube? Entre em contato direto com o Coordenador do GLT do Distrito e solicite a ajuda que está precisando.

- Surgiram dúvidas a respeito de questões relacionadas com o protocolo leonístico? Acionem, em primeiro lugar, os Assistentes Distritais de Protocolo Leonístico da respectiva Região (que são Ex-Governadores de Distrito). Eles possuem condições e capacidade para solucionar e resolver qualquer questão. Ou, em qualquer circunstância, eles recorrerão ao Assessor Distrital de Protocolo Leonístico.

- Desejam reformar ou atualizar o Estatuto ou Regimento Interno do Clube? Procurar o Assessor Distrital de Estatuto e Regulamentos. Ele está altamente qualificado para fornecer a orientação segura.

- Seu Clube deseja fundar outro Lions Clube? Procurem o Presidente da respectiva Região, com intermediação do seu Presidente de Divisão. Aquele é presidente de uma comissão técnica especializada para essa finalidade, que, neste ano leonistico, já foi oficialmente constituída pelo Governador do Distrito. Aliás, e só para relembrar, o Presidente do Clube é membro efetivo da comissão.

- Vocês estão pretendendo obter subsídios para desenvolver e gerenciar um projeto de LCIF? Nosso Coordenador de Lions Clubs International Foundation tem uma capacidade extraordinária para fornecer uma orientação segura.

- Surgiu algum problema sério de finanças em sua unidade? Reporte-se diretamente a algum dos Diretores titulares ou suplentes da Comissão de Finanças. Ele certamente orientará a forma correta para solucionar o problema.

- E assim sucessivamente com todas as Assessorias da equipe de colaboradores da Governadoria: meio ambiente e combate à fome; concurso de eficiência; Cartaz sobre a Paz; Lions Quest; intercâmbio juvenil; diabetes; visão; câncer pediátrico e dezenas de outras,

Agora, se vocês quiserem um canal ainda mais direto para suas tratativas, e mais condizente com o nível de competência, e sem passar diretamente pelas Assessorias, reportem seus problemas para seu respectivo Presidente de Divisão, que está apto para resolver ou encaminhar situações. Se eventualmente não conseguir, ele se reportará ao seu Presidente de Região. Se os dois persistirem com alguma dúvida, aí sim recorrerão à Assessoria competente.

Administrar é simples! Às vezes somos nós que complicamos as coisas! E a observância dos níveis de competência é o que dá vida a uma administração de sucesso!