A INCLUSÃO DO SUBSTANTIVO “CENTRO”
NA DENOMINAÇÃO DE UM LIONS CLUBE
PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI
Já se tornou praticamente “usos e costumes” na esfera leonística a adição do substantivo “Centro” na denominação de um Lions Clube.
Aqui no LC-6 temos alguns exemplos que são notórios: Lions Clube Franca-Centro ou Lions Clube Ribeirão Preto-Centro. Embora menos usuais, notamos as mesmas grafias em cidades que possuem mais de um Clube de Lions em seu território.
“Centro” faz referência a ponto central, bairro central, centro comercial, centro da cidade, e por aí vai. Nada, absolutamente nada, nos conduz a um Lions-Centro.
Não existe, em qualquer Carta Constitutiva, a inclusão da expressão “Centro” ao nome do Clube. Aliás, Lions Internacional não reconhece essa designação no que fiz respeito à nomenclatura de um Clube de Lions.
Todo primeiro Clube fundado em uma cidade deve ser considerado “Mater”. Sabemos que esta expressão é um substantivo feminino designativo daquela que é ou desempenha a função de mãe, da mulher que gerou. Mas sabemos também que, no sentido figurado, significa “o que está na origem”, “a razão ou causa de ser”, “a questão mater”.
Com o surgimento de novas unidades distritais nas cidades, e para evitar inclusive conflitos legais, Lions Internacional determina que estas, logo após o nome do município, seja adicionado um novo designativo para distinguir o novo Clube. Aqui entre nós, por exemplo, o Estatuto do Distrito LC-6, inclusive, já estabelece no § único do seu artigo 10: “Havendo mais de um Clube no município, as identificações deverão ser acrescidas de um complemento que as diferenciem”.
Tempos atrás, sempre que novos Clubes surgiam nos municípios que já contavam com Clubes de Lions, convencionou-se adicionar a estes, não se sabe porque cargas d’água, o substantivo “Centro”, para sacramentar que naquela cidade já existia um Clube de Lions. E essa prática virou moda, sem ser oficial. Tanto é que. Hoje, é praticamente habitual e já nos acostumamos, como dissemos acima, com Lions Clube Franca-Centro ou Lions Clube Ribeirão Preto-Centro. Está errado! Estes devem ser considerados Clubes “Mater”. Os que vieram depois têm um complemento que os identificam.
Está na hora de absorvermos a realidade e eliminar aquilo que está embutido no leonismo e pode ser considerado folclore! Lions “Centro” não existe!