Imprimir 

Avaliação do Usuário

PLG_VOTE_STAR_INACTIVEPLG_VOTE_STAR_INACTIVEPLG_VOTE_STAR_INACTIVEPLG_VOTE_STAR_INACTIVEPLG_VOTE_STAR_INACTIVE
 

Instrução Leonística

Autor: CLMJ José Gomes Duba das Chagas

Como identificar e desenvolver os líderes dentro de um Lions clube

A história da liderança é antiga. A famosa múmia Otzi, encontrada em 1991 nos Alpes Orientais, viveu a cerca de 5.300 anos atrás e morreu com uma flecha acertada no ombro. A história dos nossos antepassados retrata que a luta pela sobrevivência sempre existiu. Os mais fortes vencem, destacam-se e se tornam líderes. São eles que definem quem morre e quem fica vivo.

O conceito de liderança começa com a guerra, demonstrando que os mais fortes sobrevivem, ocupam territórios, ganham credibilidade e com isso conquistam liderados. Com o passar dos anos e a evolução da nossa espécie, esse conceito ressalta a capacidade de alguns indivíduos comoverem, inspirarem e mobilizarem outras pessoas, de forma a caminharem juntos na busca do mesmo objetivo.

Independentemente de quais sejam seus ideais, os grandes líderes deixam sua marca pessoal na história e são hoje essenciais para um bom funcionamento e sucesso das organizações em todo o ambiente corporativo.

Por acreditarem que os líderes já nascem com a habilidade de liderar, muitos se esquecem de que a liderança, não só pode, como deve ser desenvolvida dentro das organizações. Nem sempre as pessoas que têm perfil para liderar sabem disso ou conseguem colocar sua aptidão em prática. E saber identificar as pessoas com esse perfil nas organizações, tornou-se, atualmente, um fator relevante para o seu sucesso em qualquer empreendimento.

Um dos principais desafios dos Clubes de Serviços é o de como selecionar, formar, criar e manter essas pessoas na organização. Nos tempos da Revolução Industrial, aprendeu-se a separar o pensar do fazer. As estratégias de execução foram devidamente separadas e escalonadas para aumentar a produtividade empresarial. Já hoje, na Era do Conhecimento, as organizações precisam da criatividade e habilidade humana em todos os níveis para serem realmente competitivas. Em vez de poucos líderes no topo da pirâmide como no passado, os Lions clubes especialmente, passaram a necessitar de muitos líderes em todas as áreas.

A disponibilidade de líderes eficazes e, não mais apenas associados eficientes, passou a ser um dos maiores fatores a distinguir os Clubes vencedores. Mas como saber identificá-los.

Diferente do que muitos pensam, líderes não são, necessariamente, os que falam mais, os que mais aparecem ou batem as maiores metas. Verdadeiros líderes têm a sua influência reconhecida pelos seus liderados, que veem neles o reflexo de seus valores motivacionais na busca de resultados.

Cabe aos gestores, saberem identificar certas características de liderança entre os seus associados. A propensão inata para liderar, a agilidade para aprendizado, valores como compreensão, humildade para reconhecer erros, boa adaptabilidade, habilidade para lidar com situações adversas, a autenticidade no comportamento e valores, além de saber dar e receber feedbacks. Essas são algumas das características que todo potencial à líder possui e que podem ser facilmente identificadas pelos superiores e seguidores.

Porém, a verdade é que não adianta apenas saber identificá-los e acreditar que serão futuros líderes. Nos meus diversos anos como associado de Lions e envolvido com treinamento dentro do Distrito, descobri que são poucos os Clubes que tem um programa sistemático e permanente de desenvolvimento de líderes.

O desafio não é apenas montar um programa, mas criar uma cultura que inspire as futuras lideranças, acrescentando aprendizados importantes para a organização e, ao mesmo tempo, tornando-as verdadeiros cúmplices e disseminadores da cultura de Lions. Afinal, o conhecimento técnico não é o que mais define um líder. É muito mais uma questão de atitude e comportamento. Se as características que citei anteriormente estiverem presentes em alguns associados, a melhor forma de incentivá-los é desenvolver cada vez mais suas habilidades e, principalmente, dar-lhes autonomia para agir e inovar na organização.

Saber identificar e desenvolver adequadamente os líderes dentro de um Clube de Lions é um desafio, mas chave essencial para o sucesso e desenvolvimento de qualquer evolução leonistica.