Instrução Leonísticas – Fonte Internet - Adaptação Cal Tania Mascioli LC RIBEIRÃO PRETO CAMPOS ELISEOS
COMISSÃO DE FINANÇAS
É responsável pela revisão das finanças do clube, é composta por companheiros que conhecem a rotina do clube. É recomendável que esta comissão seja composta por três ou mais companheiros, dependendo do tamanho da movimentação do clube.
A função principal dessa comissão é examinar, pelo menos de três em três meses, os registros de prestação de contas, balancete emitido pelo tesoureiro e o Demonstrativo do Resultado do período emitido pelo contador responsável pela parte contábil do clube.
Essa verificação deve ser realizada a fim de implantar um padrão de contabilidade interna ou prestação de contas para qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento sobre o assunto, possa entender de onde vêm os recursos do clube, bem como para facilitar ao contador o registro contábil.
1 – Passo para a conferência
Conferir os lançamentos na planilha: comprovantes dos gastos – notas fiscais ou recibos, despesas de outras origens, taxas bancárias, aluguel e outros, a fim de comparar as notas, recibos com os lançamentos na planilha. Isso pode se fazer facilmente com a ajuda de uma planilha eletrônica simples.
2 – Despesas, receitas e saldo do banco.
Após a verificação, se for detectados divergências na contabilidade, a comissão deve anotá-los para serem corrigidos na tesouraria.
A comissão de finanças nunca deve efetuar correção por si mesma, afinal, sua função é fiscalizar, não corrigir.
A comissão pode aprovar ou não as contas da tesouraria, solicitar esclarecimentos e determinar a correção de lançamentos.
Uma vez que tudo estiver de acordo , a comissão de finanças deve fazer um relatório simples a fim de aprovar as finanças desses três meses.