Associação Internacional de Lions Clubes – DMLC – Ano Leonístico 2020/2021

GOVERNADORIA DO DISTRITO LC-6

Rua São José, 2261 – Jardim Sumaré – CEP 14025-180 – Ribeirão Preto - SP

 

CARTA MENSAL DE FEVEREIRO da

Coordenadoria Geral do Distrito LC-6

                                                     Ribeirão Preto, 01 de fevereiro de 2021

                                                    

 Destinatários: PRESIDENTES DE CLUBES DO DISTRITO LC-6

 

 

“Parece-me que se a gente quer o arco-íris, tem que aguentar a chuva.” (Dolly Parton)

 

 

MENSAGEM DO GOVERNADOR:

Hoje, nesta minha mensagem para a Carta Mensal, quero falar sobre a fundação de novos Clubes e convite para novos associados.

Vou dizer, com certeza, o que muitos gostariam de ouvir e que poucos muitas vezes se interessaram quando falamos em fundação de novos Clubes e convites para novos associados.

Em anos anteriores, quando falávamos em fundar um novo Clube no Distrito, mas que fosse forte e com os pés no chão, sabíamos que para que isso acontecesse iríamos demorar de seis a oito meses, no mínimo, para assim os alicerçarmos. E por que a demora?

Além de todos os pedidos e encaminhamentos a Lions Internacional para obtenção da documentação necessária à fundação, o principal a ser tratado nas reuniões preparatórias, e principalmente a ser tratado, são as orientações sobre obrigações e comprometimento dos novos associados nos Clubes o comprometimento e obrigações para com o Distrito e o comprometimento e obrigações para com Lions Internacional ao aceitarem assumir a responsabilidade de ser Leão.

Os novos associados, obrigatória e necessariamente, e isso precisa ficar bem claro e transparente, precisam ter ciência e saber o que acontecerá durante suas permanências em um Clube nas suas vidas leonísticas.

Os direitos, os deveres, os trabalhos que muitas vezes terão que acumular com seus trabalhos profissionais no dia-a-dia e sua vida privada, mas ele, o associado, deverá ficar ciente do comprometimento e da responsabilidade que enfrentará ao se associar a um Lions Clube e à Associação Internacional.

As instruções leonísticas que todos deverão acompanhar, as reuniões administrativas, como devem ser feitas, as reuniões festivas e as assembleias dos Clubes, a responsabilidade de participar da Escola de Dirigentes, das reuniões e convenções distritais, das reuniões do Comitê Consultivo do Governador e assim por diante.

A responsabilidade dos padrinhos físicos junto aos novos Clubes, dos padrinhos quando convidam novos associados para afiliação, dos Presidentes, Secretários, Tesoureiros, Diretores Sociais e outros membros que compõem a Diretoria como os diretores de GLT, GMT e GST.

Qual o procedimento de um Clube quando recebe a visita oficial do casal Governador, como seguir o protocolo e, acima de tudo, saber o que é um protocolo leonístico, que muitos ainda ignoram. Como obedecer a correta colocação das bandeiras nos locais das reuniões.

Enfim, para a fundação de um Clube necessitamos não apenas de uma, mas dezenas e dezenas de reuniões somente para as tratativas que mencionamos acima. E, convenhamos, isso demanda tempo e trabalho intenso.

Não adianta querermos atropelar e fundar um novo Clube em apenas 30, 40 ou 50 dias, ou colocar no Clube um novo associado em apenas 10 ou 20 dias. Assim como um novo associado para ingressar no Clube, precisamos, da mesma, de meses de preparação para fundação de um novo Clube.

Ambos os casos terão que passar por treinamentos, onde o COMPROMETIMENTO deverá ser esclarecido entre instrutores e convidados.

Fundar Clubes ou colocar novos associados sem a devida instrução leonística serão sempre problemas dentro de um Distrito.

Os Clubes devem seguir sempre um protocolo em suas reuniões, e adotarem um sistema de rodizio entre seus associados quando para ministrar instruções leonísticas e comentar sobre as obrigações dos associados.

Na ordem do dia de uma assembleia de Clube não deve faltar nunca a indicação de uma instrução leonística falando de leonismo.

Não gostaria de mencionar o fato, mas necessito faze-lo porque, durante este ano leonístico, já cansei de ouvir de novos Companheiros que, se soubessem que havia necessidade de pagar para serem associados, não teriam aceito o convite para ingressar no movimento. E quantos já não saíram por esse motivo? Isso tudo é culpa dos Clubes e dos padrinhos por falta de orientação adequada.

É lamentável, mas é o cuidado que estou tomando como Governador é um alerta para os futuros Governadores do Distrito para evitar que isso aconteça.

Assim procedendo, e se assim agirmos, teremos sempre Clubes fortes no Distrito, e com isso a certeza de que todos caminharemos juntos com o mesmo ideal do “Servir Desinteressadamente”.

           

            DG MJF Antonio Paulo Caliento, Governador do Distrito LC-6

 

EDITORIAL:

Fevereiro é o “MÊS DOS EX-GOVERNADORES”.

Lions Internacional reconhece e sempre reconheceu a importância dos seus Ex-Governadores de Distrito. Tanto é que, no seu calendário oficial, reservou-lhes um mês todo para que lhes sejam prestadas as homenagens de que são merecedores.

Tenho nos anais dos meus escritos uma mensagem que elaborei tempos atrás, onde registro as homenagens que são devidas a esses notáveis Companheiros e Companheiras Leão, e que permito-me transcrevê-la novamente neste mês de especial significado.

‘Inicia-se fevereiro e, com ele, registra-se uma das mais notáveis e meritórias efemérides do calendário leonístico: comemora-se o mês consagrado aos nossos Governadores de anos anteriores.

A importância dos nossos Ex-Governadores tem relacionamento direto com a vida e o desenvolvimento do próprio movimento leonístico. Um envolvimento com a causa que Melvin Jones ajudou a alicerçar há mais de cem anos. 

Cada um dos nossos Ex-Governadores transformou-se em um livro repleto de conhecimentos e experiências maravilhosas. E esse livro encontra-se permanentemente na biblioteca do leonísmo, sempre pronto a orientar, colaborar e tirar dúvidas. Só se lamenta, com tristeza, o fato de muitos Clubes e até mesmo Companheiros, Companheiras e Domadoras não se utilizarem desse livro para absorver os ensinamentos e conhecimentos de que tanto necessitam.

A missão de cada Ex-Governador enfrenta dificuldades tanto de forma geral como, também, muitas vezes incompreensivelmente, na esfera particular.

Já ouvi alguém dizer que ser Governador não é difícil; difícil é o Governador voltar a ser Leão. De fato! Cada Ex-Governador precisa se manter discretamente reservado, e continuar servindo como Leão. Se tem uma atividade mais constante, precisa ter cuidado para não ser apontado como “dono do Clube”, de “querer projeção”, de “não dar vaga para outro” ou de “querer continuar mandando”. Se, por outro lado, sua participação se torna menos ativa, seja por qual motivo for, até mesmo de ordem pessoal, muitas vezes é rotulado de “omisso” ou outros adjetivos menos qualificados. Poucos se dão ao trabalho de analisar que a experiência adquirida pelo Ex-Governador do Distrito – e ela exista, sim! – foi à custa de esforços, sacrifícios, ilusões e desilusões, aplausos e críticas, acertos e erros, forjando o Leão que ele é, e que deixou um legado de poder continuar oferecendo alguma coisa boa e útil para o leonismo.

Aqueles que trilham pelo caminho do aprendizado em nosso movimento não devem apenas se orgulhar dos Ex-Governadores. Devem, igualmente, usufruir do conhecimento e da experiência que armazenaram, do desejo evidente que eles têm e demonstram em ver o leonismo brilhar cada vez mais no firmamento desse mundo conturbado que estamos vivenciando na época atual.

Não tenham os Clubes o acanhamento de convocá-los para que transmitam as experiências que acumularam. Nossos Ex-Governadores não devem, e muito menos desejam, ser transformados em monstros sagrados (como já se escreveu), aos quais todos reverenciam mas deles não se aproximam. Devem nossos Clubes, com frequência, convocá-los para que participem das suas assembleias, proferindo orientações, tirando dúvidas e transmitindo a beleza do seu saber. Os Ex-Governadores são verdadeiros ícones de conhecimento da filosofia leonística. Todos eles, como Leão símbolo que são, estão permanentemente dispostos e ansiosos por transmitir o potencial de que são dotados. Os Ex-Governadores são a grandeza do movimento leonístico!

 A vocês, Ex-Governadores de Distrito, pela comemoração do seu mês, nosso preito de reconhecimento e gratidão.’

 

                       PDG MJF Antonio Domingos Andriani, Coordenador Geral do Distrito LC-6

 

LAMENTO E CHORO DO PROTOCOLO LEONÍSTICO:

Certa vez, durante uma noite de divagação leonística, adormeci e sonhei com o seguinte depoimento de uma das principais figuras do nosso grandioso movimento:

“Meu nome é PROTOCOLO LEONÍSTICO. Fui concebido por Lions Internacional, a partir da sua consolidação, com base em regras já existentes em um livro intitulado ‘Robert’s Rules of Order” (Normas e Procedimentos de Robert), publicado em 1876 pelo engenheiro militar norte-americano Henry M. Robert. Nesta publicação, o autor criou um conjunto de normas destinadas a reger e orientar o bom andamento no funcionamento dos eventos. E Lions Internacional estruturou sua ação protocolar nessas normas, sacramentando-as, inclusive, nos Estatutos e Regulamentos da Associação. É evidente e natural que, com o passar do tempo, adaptações e alterações foram realizadas, mas a essência continua até hoje. E assim fui crescendo, procurando me manter forte e rijo.

Como pode ser constatado, sou um veterano. Mas, apesar da idade, observo que existem muitos membros da minha família leonística não me respeitam. E isso me entristece!   Não por mim, que já me acostumei com esses descasos, mas principalmente pelos novos membros que vem se agregar ao nosso movimento. Se quem já participa não me respeita, o que esperar dos novos participantes?

Estou presente e participo de todos os eventos leonísticos! O que tenho visto, nos últimos tempos, me deixa apreensivo. Existem dirigentes que não estão nem aí comigo. Simplesmente me jogam às traças, deixando que cada um dance ao som da música que quisar. Avalio, com tristeza, que o prejudicado não sou eu, mas o leonismo como um todo.

Por isso, lamento e choro!

LAMENTO, quando se inicia um evento com atraso em relação ao horário estabelecido, e sem qualquer limite para término ou encerramento. Isso denota, na ótica do meu entendimento, tremenda falta de respeito para com aqueles que chegam no horário. Ou não?

CHORO, quando o convite expedido com carinho recomenda traje social completo, e muitos se apresentam em manga de camisa, jaqueta, sem gravata ou cordão, tênis e outros trajes. É um desrespeito para quem atendeu as recomendações do convite e comparece trajado adequadamente.

LAMENTO, quando na composição da mesa dirigente não é observada a precedência protocolar existente. Ou quando se colocam em mesas separadas dirigentes da mesma categoria. Ou quando convocam primeiro um não associado em detrimento a um dirigente leonísco presente.

CHORO, quando a leitura da Invocação a Deus, do Código de Ética do Leão ou dos Propósitos do Lions Clube é iniciada com a leitura preliminar do título.

LAMENTO, quando durante uma assembleia festiva, enquanto algum dirigente está fazendo uso da palavra, Companheiros Leão, Companheiras Leão e Domadoras continuam conversando como se nada estivesse acontecendo, numa tremenda desconsideração para com o orador. E essa falta de cortesia compromete minha imagem. E não se deve, nesse aspecto, criticar apenas o Clube anfitrião, pois, em grande parte, os visitantes é que demonstram essa falta de educação leonística.

CHORO, quando são iniciados os trabalhos da reunião ou assembleia com demoradas, longas e enfadonhas introduções e falações desnecessárias, chatas e descabidas.

LAMENTO, quando as bandeiras são colocadas nas bases ou suportes sem obedecer o posicionamento protocolar. Ou quando a Bandeira do Brasil não está colocada num patamar levemente mais elevada que as demais. Ou quando o Lábaro Nacional é de tamanho inferior às outras bandeiras, e deveria possuir, no mínimo, as mesmas dimensões. Ou quando algum Companheiro, Companheira ou Domadora, durante a saudação ou execução do Hino, fica segurando ou esticando a Bandeira Nacional para destaca-la; Ou quando a base ou suporte com as bandeiras não está colocado à direita da mesa de trabalho, olhando-se desta para a plateia.

CHORO, quando, por qualquer motivo, deixam de entoar ou executar o Hino à Bandeira ou o Hino Nacional.

LAMENTO, quando qualquer evento leonístico é iniciado sem a praxe protocolar da leitura da Invocação a Deus.

CHORO, quando durante a solenidade de posse de um novo associado os Propósitos do Lions Clube são lidos antes do Código de Ética do Leão, quando, necessariamente, este deve anteceder a leitura daquele.

LAMENTO, quando é feita a apresentação do orador oficial com leitura de um longo e tedioso currículo, com menção de aspectos familiares e profissionais de forma descabida e desnecessária.

CHORO, quando o nomeado para funcionar como Mestre de Cerimônia não se restringe a agradecer sua nomeação, dando início ao roteiro, usa igualmente da palavra como se fosse um palestrante, com citações inoportunas e não condizentes com a função para a qual foi distinguido.

LAMENTO, quando alguém chama os associados do Lions de “leonino”, denominação esta que é imputada aos portadores de fácies de leão, característica da Síndrome de Down.

CHORO, quando inexiste a prática da instrução leonística nas assembleias ordinárias dos Lions Clubes.

LAMENTO, quando é escolhida uma Domadora para proceder a leitura do Código de Ética do Leão ou dos Propósitos do Lions Clube, que é atribuição exclusiva de Companheiro ou Companheira Leão. À Domadora, por deferência, pode-se permitir a declamação da Invocação a Deus.

CHORO, quando o Diretor Animador, durante as assembleias, conta piadas inoportunas, histórias ofensivas, discriminatória, de ‘gozação’, que possam magoar, melindrar ou ferir suscetibilidades.

LAMENTO, quando algum Companheiro ou Companheiro é chamado ou intirulado de senhor, senhora, professor, doutor e outros títulos.

CHORO, quando candidatos e associados ainda não oficialmente empossados são intitulados de Companheiro ou Companheira Leão, mesmo na assembleia festiva que dará origem às suas posses. Eles somente serão considerados CL ou CaL após prestar o juramento e compromisso de posse.

LAMENTO, quando nas reuniões dos Lions Clubes é solicitada a colaboração financeira para outros Clubes, Distritos ou atividade paralela. Ou quando são vendidas rifas, ingressos, ação entre amigos e objetos diversos, em especial se não são de cunho leonístico.

CHORO, quando alguém, em uma assembleia, faz uso da palavra livre, ou palavra dirigida, ultrapassando o limite de tempo estabelecido por aquele que a concedeu.

LAMENTO, quando é solicitado ao recém-empossado para dar ou fazer o ‘urro do Leão’. Esta prática, que havia sido criada por Anthony Menke, do Lions Clube de Detroit, em 1943, já caiu em desuso, foi abolida por recomendação de Lions Internacional e não deve ser mais utilizada. Além de constranger o incorporado, é de efeito desagradável e cunho infantil, parecendo mais uma vaia ou gozação do que uma demonstração de boa recepção ao nosso associado, obrigando-o, além do mais, a fazer o papel de bufo.

CHORO e LAMENTO quando... Bem, são tantos os erros, gafes e aberrações feitas em meu nome que poderia preencher páginas e mais páginas com elas. Mas, isso não daria a impressão da lavratura de um testamento? Aí sim, eu estaria assumindo e antecipando meu próprio desaparecimento!

Meu desejo é ter uma vida saudável e de pleno vigor. E o remédio para isso poderá ser-me concedido com o beneplácido dos membros da minha família leonística, principalmente por parte daqueles que têm o desejo real da minha perpetuação. Um fraternal abraço a todos, do seu PROTOCOLO LEONÍSTICO.”

 

A GRANDE CURIOSIDADE DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2021:

Este mês de fevereiro de 2021 nos apresenta uma grande curiosidade. Nele estaremos registrando:

QUATRO domingos

QUATRO segundas-feiras

QUATRO terças-feiras

QUATRO quartas-feiras

QUATRO quintas-feiras

QUATRO sextas-feiras

QUATRO sábados

É o famoso 7 x 4 = 28 dias. Mas que os prezados Companheiros Leão, Companheiras Leão e Domadoras não fiquem muito preocupados com essa coincidência. Daqui a exatos 823 anos teremos a repetição do fenômeno. É só ter paciência e aguardar!!!

 

3.ª REUNIÃO DO COMITÊ DO GABINETE DISTRITAL 2020/2021:

O Secretário do Distrito, seguindo as diretrizes estatutárias, e em nome do DG MJ Antonio Paulo Caliento, expediu e enviou a todos os interessados a seguinte convocação para a 3.ª reunião do Comitê do Gabinete Distrital:

3.ª Reunião do Comitê do Gabinete Distrital 2020/2021 (será virtual, e não presencial, devido à pandemia da Covid-19 que assola o país)

CONVOCAÇÃO

Por ordem do DG ANTONIO PAULO CALIENTO, ficam convocados os membros deliberativos do Comitê do Gabinete Distrital (Governador do Distrito, Ex-Governador Imediato do Distrito, 1.º Vice-Governador do Distrito, 2.º Vice-Governador do Distrito, Coordenador Geraldo Distrito, Secretário do Distrito, Tesoureiro do Distrito, Presidente do Conselho de Ex-Governadores do Distrito, Presidentes de Região e Presidentes de Divisão), os membros consultivos (Ex-Governadores do Distrito, membros da Comissão de Finanças, Assessores e Assistentes Distritais), Presidentes de Clubes, Presidente Distrital do Leo Clubes e demais associados dos Lions Clubes e dos Leo Clubes do Distrito LC-6, para a 3.ª reunião do Comitê do Gabinete Distrital do ano leonístico 2020/2021, que será realizada no dia 21 de fevereiro de 2021, domingo, a partir das 09:30 horas, que observará a seguinte

ORDEM DO DIA

1) Formação da mesa dirigente pelo Assessor Distrital de Protocolo Leonistico.

2)Abertura pelo DG MJF Antonio Paulo Caliento 

- Invocação a Deus

- Hino Nacional Brasileiro

- Hino à Bandeira

- Saudação ao Pavilhão Nacional

- Leitura e aprovação da ata da reunião anterior.

 

3) Mensagens iniciais do DG MJF Antonio Paulo Caliento:

- Agradecimentos.

- Minuto de silêncio pelos CCLL, CCaLL e DDMM falecidos e mensagem do Assessor Distrital da Mútua Leonística.

- Dificuldades encontradas diante da pandemia da Covid-19.

- Resultados do 1.º semestre do ano leonístico.

- Cumprimento das metas.

- Comprometimento dos Clubes e dos membros da Governadoria.

- Problemas dos Clubes colocados em “status quo”.

- Palavra do Secretário e Coordenador Geral do Distrito.

- Palavra do Tesoureiro sobre os problemas financeiros e aprovação do balancete do 2.º trimestre (outubro/dezembro) do ano leonístico. 

 

4)Mensagem do 1VCC PMJ José Gomes Duba das Chagas.

5)Mensagem do Presidente do Conselho de Ex-Governadores do Distrito, PDG MJF Lauro Hyppólito.

 

6)Palavra aos PDGs participantes.

 

7)Mensagem do 1.º Vice-Governador do Distrito.

 

8)Mensagem do 2.º Vice-Governador do Distrito.

 

9) Mensagem do Assessor Distrital do Concurso de Eficiência.

10) Mensagem de um representante dos Presidentes de Região;

11) Mensagem de um representante dos Presidentes de Divisão.

12) Mensagem de um representante dos Assessores Distritais.

13) Mensagem de um representante dos Presidentes de Clubes.

14) Mensagem do Presidente do Distrito Leo.

15) Apresentação e mensagem do Orador Oficial, PCC PMJF Antonio Carlos Bittar.

16) Mensagens finais e encerramento pelo DG MJG Caliento

- Agradecimentos

- Expectativa futura e confiança nos novos tempos

- Oração pelo Brasil

- Saudação ao Pavilhão Nacional

- Encerramento

O MJF Glauber Gomes da Silva, logo que recebeu a convocação para a reunião, e sempre atento às solicitações que lhe são formuladas pelo DG MJF Antonio Paulo Caliento, já reservou a sala para a reunião e divulgou o seguinte link de acesso: https://meet.google.com/gza-amxg-vvw. Solicitamos aos envolvidos o obséquio de registrar e agendar.

                                                                 Ribeirão Preto, 21 de janeiro de 2021

                                                                            Original assinado pe

                                                             PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

                                                                        Secretário do Distrito LC-6

O DG MJF Antonio Paulo Caliento está contanto com a participação de todos neste que é um dos mais importantes eventos do Distrito LC-6.

 

CANDIDATOS AO CARGO DE 2.º VICE-GOVERNADOR DO DISTRITO:

 

Durante a realização da XXII Convenção Distrital do LC-6, prevista para ser realizada nos dias 24 e 25 de abril de 2021, e de acordo com as disposições estatutárias, haverá eleição para o cargo de 2.º Vice-Governador do Distrito.

De conformidade com o acordo de cavalheiros que, há alguns anos, foi celebrado pelo Conselho de Ex-Governadores do Distrito LC-6, e para evitar atritos e cizânias verificadas tempos atrás, que somente serviam para conturbar o ambiente de paz e harmonia em nossa unidade distrital, foi estabelecido que, a ada ano leonístico, os candidatos ao cargo deveriam pertencer a uma Região específica. E isso tem sido feito ao longo aos últimos anos. Em 2021 a primazia cabe à Região C, que agrupa os Lions Clubes de Barretos, Monte Azul Paulista, Icém, Olímpia, Olímpia-Energia, Guariba, Jaboticabal, Matão, Monte Alto e Taquaritinga.

Não importa a quantidade de candidatos apresentados, desde que sejam da mesma Região. Havendo mais de um, teremos eleição. Aliás, o processo eleitoral faz parte da democracia leonística.

Dessa forma, estamos alertando os Clubes da Região C sobre o eventual interesse em lançarem candidatos ao cargo de 2.º Vice-Governador do Distrito para concorrer durante a XXII Convenção Distrital do presente ano leonistico.

Registramos que o Lions Clube de Matão saiu na frente, apresentando e formalizando junto à Governadoria a candidatura do MJF Ronald Eduardo Tristão, inclusive enviando toda documentação exigida. É a primeira inscrição.

Esta Coordenadoria está à disposição dos interessados para qualquer esclarecimento que se fizer necessário.

 

LEMBRETE IMPORTANTE AOS PRESIDENTES DE CLUBES DO LC-6:

 

Como é do conhecimento dos estimados Companheiros Leão e dulcíssimas Companheiras Leão Presidentes de Clubes do Distrito LC-6, estão em andamento neste ano leonisticos dois concursos instituídos oficialmente pela Governadoria, a saber:

 

1)Resolução n.º 12-2020/2021, de 07/08/2020, que institui e regulamenta o “Concurso Anual de Instrução Leonística”;

 

2)Resolução n.º 20-2020/2021, de 25/09/2020, que institui e regulamenta o “Concurso de Fotografias do Meio Ambiente”.

 

A inscrição dos nossos associados para participação nesses concursos, até a presenta data, estão aquém daquilo que era esperado. Acreditamos que nossos Presidentes de Clubes ainda não deram a devida atenção para incentivar a participação dos seus associados do seu Clube nos importantes certames.

Ainda há tempo para essas participações. Para o concurso de instruções leonístias faltam 4 meses; para o concurso de fotografias 2 meses. A pandemia que estamos vivendo não serve de justificativa para essa falta de interesse, pois ESCREVER ou FOTOGRAFAR não prejudica ninguém.

Contamos com a efetiva e decisiva participação dos Presidentes de Clubes no incentivo para que seus associados participem dos concursos.   Para refrescar a memória dos interessados estamos anexando a esta “Carta Mensal de Fevereiro” as duas resoluções que criaram os eventos (n.ºs 12-2020/2021 e 20-2020/2021).

 

3.ª REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO GOVERNADOR:

Fevereiro traz uma atividade de grande responsabilidade para cada Presidente de Divisão. É o mês que ele precisa planejar e realizar sua 3.ª reunião do Conselho Consultivo do Governador (antigo Comitê Assessor) com os Lions Clubes da sua área.

Depois da Convenção Distrital e do Comitê do Gabinete Distrital, a reunião do Conselho Consultivo do Governador é a mais importante reunião na esfera técnica/administrativa do Distrito LC-6.

E à frente de tudo isso está o Presidente de Divisão!

Muitas vezes considerada a mais importante reunião dos dirigentes de Clubes, o Conselho Consultivo do Governador oferece aos Presidentes e Diretores de Clubes a oportunidade de aprenderem sobre os programas e iniciativas do Distrito, do Distrito Múltiplo e de Lions Internacional. No entanto, o elemento indubitavelmente mais valioso da reunião é a oportunidade que esses líderes têm de trocas ideias e desafios com os dirigentes de outros Clubes da Divisão.

O Presidente de Divisão deve diligenciar para que a reunião seja produtiva.

A reunião geralmente se concentra na implementação de projetos de serviços, gestão de Clube, aumento de associados e desenvolvimento de liderança. Embora o objetivo principal seja oferecer aos dirigentes de Clubes um fórum de discussão, a reunião também oferece ao Presidente de Divisão a oportunidade de compilar recomendações que possam ser compartilhadas com a equipe do Governador do Distrito.

O Presidente de Divisão, nos artigos 49 a 53, e seus parágrafos, do Estatuto do Distrito LC-6, tem todas as “dicas” para planejar e sediar o evento..

As responsabilidades do Conselho Consultivo do Governador são:

a)Certificar-se de que cada Clube está funcionando de forma eficaz, de acordo com as normas e Estatutos e Regulamentos do Distrito e de Lions Internacional, atendendo as necessidades dos associados.

b)Garantir que os Clubes ofereçam serviço significativo, inspirem o crescimento do quadro associativo e desenvolvimento das lideranças.

c)Promover os programas oferecidos pelo Distrito, pelo Distrito Mútiplo e por Lions Internacional.

d)Garantir que cada Clube esteja instalando os seus dirigentes e empossando os novos associados, reconhecendo as realizações de uma maneira significativa.

e)Incentivarem os Clubes a participarem das Convenções do Distrito, do Distrito Múltiplo e de Lions Internacional. 

f)Promover reuniões inter-Clubes, incentivando a participação nas reuniões de companheirismo, de visita do Governador e outros eventos.

 

Além de realçar essas responsabilidades, o Presidente da Divisão deve incluir na pauta da reunião, para apreciação e discussão, os assuntos que fazem parte do dia-a-dia da administração distrital, tais como:

1) Metas do Governador do Distrito para o ano leonístico 2020/2021 (essas metas estão especificadas na ata da 1.ª reunião do Comitê do Gabinete Distrital, que foi encaminhada para todos os interessados),

2) Debates sobre as diretrizes da Equipe de Ação Global do Distrito (LCIF, GLT, GMT e GST). Essa equipe é de fundamental importância para implementação de ações no âmbito distrital. Os titulares dos referidos órgãos estão aptos a orientar sobre como os Clubes podem lidar com os desafios que enfrentam e/ou compartilhar sucessos.

3) Questionamento ao Presidente da Região quanto às providências que estão sendo tomadas para fundação de pelo menos um Lions Clube na área, conforme comissão já formada através de resolução editada pela Governadoria do Distrito.

4) Necessidade dos Presidentes de Clubes divulgarem aos seus associados o texto das Cartas Mensais que estão sendo expedidas regularmente pela Coordenadoria Geral do Distrito, pois tal documento traz notícias e informações de interesse do leonismo, temas do nosso movimento, matérias que visam colaborar com o desenvolvimento dos Clubes, instruções leonísticas e documentos que visam facilitar o desempenho dos dirigentes na execução das suas funções.

5) A necessidade que os Clubes têm em informar a correta movimentação de associados a Lions Internacional, através do MyLCI.

6) A importância dos Clubes informarem a realização de suas atividades para MyLion.

7)Falar sobre a necessidade que os Clubes tem e manter em dia suas obrigações financeiras. O caso da Mútua Leonística é bastante significativo, pois, na fatalidade de um infortúnio, poderá ser vedado o pagamento do pecúlio ao beneficiário.

8)Apesar da pandemia que ainda assola nosso país, mas que felizmente está caminhando para uma solução, pedir aos Clubes que ainda não o fizeram que agendem a visita do casal Governador.

É evidente que, antes das tratativas acima mencionadas, o Presidente da Divisão deve tomar algumas medidas preliminares:

a)Abrir a reunião protocolarmente e ressaltar a importância do serviço, que é a função mais essencial de qualquer Lions Clube. Explicar que o objetivo da reunião é compartilhar ideias e ferramentas que os Clubes poderão usar para garantir que os serviços prestados efetivamente atendam as necessidades das comunidades e expectativas dos associados. Mencionar que, ao final da reunião, haverá um debate aberto sobre os desafios e sucessos de cada Clube.

b)Pedir que os participantes façam uma rápida apresentação, dando seu nome, título e nome do Clube.

c)Dependendo do número de participantes, permita que cada Clube (2-3 minutos) comente suas atividades para o ano. O relato deve incluir ações de projeção do Clube, bem como quaisquer outros projetos planejados e os desafios.

Essas são, de forma geral, algumas considerações que esta Coordenadoria Geral do Distrito tem a fazer sobre a importância da 3.ª reunião do Conselho Consultivo do Governador.

Consideração final ao Presidente da Divisão: na convocação que for enviada aos Clubes para participação na reunião, lembrar que a presença dos membros deliberativos do Conselho na reunião (Presidente, Secretário, Tesoureiro, Diretor Social, Diretor de Associados, Diretor de LCIF, Diretor de GLT, Diretor de GMT, Diretor de GDT e Diretor de Comunicação e Marleting) quando convocados, é obrigatória, podendo, porém, em caso justificado, os referidos titulares se fazerem representar por substitutos previamente informados ao Presidente da Divisão (artigo 52 do Estatuto do Distrito LC-6).

Os Presidentes de Clubes e seus diretores têm envolvimento direto com o sucesso da reunião do Conselho Consultivo do Governador da sua Divisão. Todos esperam que eles contribuam para o alcance dessa expectativa.

 

COMENTÁRIO SOBRE O ATUAL ORGANOGRAMA PARA OS LIONS CLUBES`

Lions Internacional, vez ou outra, lança programas destinados a aperfeiçoar e atingir os objetivos do nosso movimento. Esses programas, geralmente, são propostos para ir se aprimorando e fincando raízes com o passar do tempo. E isso tem razão de ser, pois as grandes ideias somente são alicerçadas definitivamente com o desenvolver das suas ações práticas.

No ano leonístico 2017/2018, no entanto, Lions Internacional lançou um programa para ter aplicabilidade imediata: o novo modelo de estrutura para os Lions Clubes.

Tive acesso ao projeto e alguns fatos que lhe deram origem. No papel, trata-se de um programa fantástico, que valoriza especialmente a Equipe de Ação Global, que já estava em funcionamento. Um programa digno da modernidade do século 21. Essa a estrutura proposta por Lions Internacional para os seus Lions Clubes:

- Presidente do Clube (que será o Assessor da Equipe de Ação Global)

- Primeiro Vice-Presidente (que será o Assessor de Liderança – GLT)

   - Comitê de Liderança

- Assessor de Aumento de Associados (GMT)

   - Comitê de Aumento de Associados

- Assessor de Serviços (GST)

  - Comitê de Serviços

- Ex-Presidente Imediato (que será o Coordenador de LCIF)

- Segundo Vice-Presidente

- Secretário

- Tesoureiro

   - Comitê de Finanças

- Assessor de Comunicação e Marketing

    - Comitê de Comunicação e Marketing

- Comitê de Estatutos e Regulamentos

- Comitê de Tecnologia e Informaçao

- Outros eleitos e/ou assessores

 

E teremos ainda, segundo apurei, mais um cargo que vai ser indicado por Lions Internacional: “Controller” (controlador de todos os eventos dentro do Clube). Até hoje não se tem notícia da criação desse cargo.

Faço um parêntesis para uma observação: estranharam a ausência de alguns cargos que já são habituais entre nós, como, por exemplo, Diretor Social e Diretor Animador? Abordarei isso mais adiante.

Tenho um ponto de vista pessoal a respeito dessa nova estrutura para os Lions Clubes, que, na minha modestíssima opinião, precisaria ser embasado em duas etapas.

A primeira delas refere-se à aprovação e encaminhamento da proposta para o Brasil, em nosso caso o Distrito Múltiplo LC (DMLC), que teve o seguinte desenrolar:

1.A aprovação da proposta foi uma decisão da Diretoria Internacional durante reunião realizada em janeiro de 2018.

2.Foi referendada em uma reunião do GAT (Global Action Team) de Lions Internacional, realizada em fevereiro de 2018.

3.A documentação alusiva à implantação do organograma foi enviada por Lions Internacional diretamente ao GAT do DMLC.

4.Os Assessores do GAT do Distrito Múltiplo encaminharam a documentação à então Presidente do DMLC daquele ano leonístico.

5.Por solicitação da então Presidente do DMLC, a Secretaria do Distrito Múltiplo repassou a documentação aos Governadores de Distrito em 27 de março de 2018.

6.A Governadoria 2017/2018 do Distrito LC-6, pelo que consta, e salvo melhor juízo, não repassou a informação aos Clubes do Distrito em tempo hábil. Mesmo porque os PUs indicando as Diretorias dos Clubes para o ano leonístico 2018/2019 foram ou deveriam ter sido enviados no mês de abril daquele ano.

Depois da exposição do cronograma acima, permito-me, agora, passar à segunda [GGdS1]etapa do meu ponto de vista.

 O novo organograma proposto por Lions Internacional não é um verdadeiro sonho?

Então vamos acordar porque nossa realidade é constrangedoramente lamentável.

Os dirigentes de Oak Brook, lá em suas salas refrigeradas, ao preparar esse fantástico organograma não se preocuparam em analisar a realidade dos nossos Lions Clubes, especialmente os daqui do Brasil.

Um organograma dessa magnitude, para ser implantado com sucesso, precisa que um Clube tenha pelo menos 50 associados, com a maioria realmente em participação ativa. Talvez os dirigentes de Oak Brook, ao elaborá-lo, estivessem pensando naqueles Clubes dos Estados Unidos, do Japão ou da Índia que contam com mais de 200 ou 300 associados em seus quadros.

Além disso, por que antes de implantar o organograma, mesmo em caráter experimental, eles não propuseram, primeiro, uma eventual alteração das nossas normas estatutárias, que dispõem que um Clube somente pode ser constituído a partir de vinte associados?

Não tenho receio em afirmar que, aqui no âmbito do nosso Distrito LC-6, temos um máximo de dois ou três Clubes que podem arcar com a implantação do organograma na forma como ele está proposto. Grande parte dos nossos 66 Clubes não têm estrutura nem pessoal qualificado para arcar com essa estrutura organizacional. Pelos registros atuais, dos 66 Clubes do nosso Distrito, 35 (53%) estão com menos de 20 associados, e destes, cerca de dez estão com menos de 10 associados. Dá para encarar a nova estrutura?

Sobre a qualificação de uma boa parte dos nossos associados, abro mais um parêntesis para citar um exemplo. Tempos atrás, um simpático Presidente de um dos nossos Clubes me abordou com uma indagação: “Governador, recebi esse papel, você pode me esclarecer do que se trata?” Peguei o tal “papel”, li e disse a ele que aquilo era a convocação para que ele e sua Diretoria participassem do Conselho Consultivo do Governador da sua Divisão (antigo Comitê Assessor). Para minha surpresa, ele voltou a indagar: “Conselho Consultivo, o que é isso, o que vai ser tratado?” Resultado e para não me alongar: pelo novo organograma proposto por Lions Internacional esse “dedicado” Companheiro Leão, a partir do ano leonístico seguinte, vai ser o Coordenador de LCIF do seu Clube. Que resultado podemos esperar?

O que me impressiona é que poucas pessoas questionam. Empurram goela abaixo, aceitam e fica tudo por isso mesmo. Que resultado esperar? Permito-me, com a devida vênia, indagar: Qual foi o posicionamento dos dirigentes do DMLC quando receberam a proposta? Questionaram Lions Internacional a respeito da impossibilidade de uma aplicação imediata do organograma recebido? Indagaram se eles conhecem a triste realidade de uma grande parte dos nossos Clubes? Chegaram a pedir um prazo de carência (talvez de alguns anos) para que a nova estrutura fosse implantada? Acredito que isso não tenha ocorrido, pois pelo que ficou demonstrado, receberam dos seus Assessores e mandaram distribuir para os Governadores. Sempre é bom lembrar que o artigo 7.º, inciso II, do Estatuto do DMLC, estabelece que um dos propósitos do Distrito Múltiplo é “coordenar as atividades e uniformizar a administração dos Distritos subordinados”.

Acredito que nenhum Clube do LC-6 tenha implantado integralmente o novo organograma proposto por Lions Internacional que, repito, é maravilhoso. Só que precisamos de um prazo adequado para sua adaptação entre nós, talvez com carência de alguns anos. Nesse ínterim, compete às Governadorias, atual e futuras, determinarem providências para estabelecer que todos os nossos Lions Clubes sejam colocados em condições de atuar de acordo com as metas propostas por Lions Internacional. 

Antes de encerrar, um registro sobre observação que fiz no início deste comentário. Estranharam a ausência do cargo de Diretor Social no novo organograma apresentado por Lions Internacional? Pois bem, tanto o Diretor Social como o Diretor Animador foram considerados cargos opcionais, ou seja, a Diretoria do Clube indica se quiser. Quando ao Diretor Animador, até concordo, pois, além da função já estar em desuso em muitas das nossas unidades, tem Companheiro que se vale do cargo para inclusive denegrir a imagem do Clube, contando inclusive piadas de mau gosto ou caráter duvidoso em nossas assembleias. Agora, considerar o Diretor Social como cargo opcional é uma lástima. Ele é o guardião dos símbolos do Clube (bandeiras, estandarte, sino, martelo, colar do Mestre de Cerimônia) e zela pelo protocolo leonístico. Sem o Diretor Social, quem zelará pelos símbolos do Clube? Para quem tem sede própria, talvez fiquem sob a guarda da faxineira. Quem não tem, talvez fiquem jogados no porta malas do carro ou na garagem da casa de algum Companheiro, que poderá até esquecer de leva-los para as reuniões. E quem cuidará do protocolo leonístico? Se hoje já está “essa maravilha” que se observa por aí, imagine sem a presença do Diretor Social.

Sei que essa gota do meu posicionamento não vai apagar o incêndio, mas, na medida do possível, procuro fazer a minha parte.

 

A AGENDA DE VISITAS DO CASAL GOVERNADOR AOS CLUBES DO DISTRITO:

O casal Governador do Distrito já visitou oficialmente 06 Clubes:

- Lions Clube de São Sebastião do Paraíso

- Lions Clube de Novo Horizonte

- Lions Clube de Nhandeara-Aliança

- Lions Clube de Poloni

- Lions Clube de São Joaquim da Barra

- Lions Clube de Votuporanga

Outros 36 Clubes do Distrito já agendaram a visita oficialmente:

01 – 13/02/2021 – Lions Clube de Altinópolis

02 – 24/02/2021 – Lions Clube de Votuporanga-Brisas Suaves

03– 26/02/2021 – Lions Clube de Miguelópolis

04 – 02/03/2021 – Lions Clube de Passos

05 – 12/03/2021 – Lions Clube de Ribeirão Preto

06 – 12/03/2021 – Lions Clube de Ribeirão Preto-Ipiranga

07 – 12/03/2021 – Lions Clube de Ribeirão Preto-Campos Elíseos

08 – 12/03/2021 – Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista

09 – 16/03/2021 – Lions Clube de Monte Azul Paulista

10 – 18/03/2021 – Lions Clube de Auriflama

11 – 19/03/2021 – Lions Clube de Palmeira D’Oeste

12 – 20/03/2021 – Lions Clube de Guaíra

13 – 20/03/2021 – Lions Clube de Guaíra-Águas Correntes

14 – 25/03/2021 – Lions Clube de Potirendaba

15 – 26/03/2021 – Lions Clube de Cravinhos

16- 27/03/2021 – Lions Clube de Monte Alto

17 - 30/03/2020 – Lions Clube de Sertãozinho

18 - 30/03/2021 - Lions Clube de Sertãozinho-Centenánário

19 – 03/04/2021 – Lions Clube de Orlândia

20 – 06/04/2021 – Lions Clube de Guariba

21 - 08/04/2021 – Lions Clube de Matão

22 – 09/04/2021 – Lions Clube de Jaboticabal

23 – 10/04/2021 – Lions Clube de Taquaritinga

24 – 14/04/2021 – Lions Clube de Fernandópolis

25 – 14/04/2021 – Lions Clube de Fernandópolis-Cidade Progresso

26 – 15/04/2021 – Lions Clube de Nhandeara

27 - 16/04/2021 – São José do Rio Preto

28 – 17/04/2021 – Lions Clube de Barretos

29 – 20/04/2021 – Lions Clube de Ituverava

30 - 21/04/2021 – Lions Clube de Franca

31 - 21/04/2021 – Lions Clube de Franca-Cidade Nova

32 - 21/04/2021 – Lions Clube de Franca-Imperador

33 - 21/04/2021 – Lions Clube de Franca-Sobral

34 - 21/04/2021 – Lions Clube de Franca-Inovação

35 - 21/04/2021 – Lions Clube de Pedregulho-Usina de Estreito

36 – 22/04/2021 – Lions Clube de Igarapava

 

Os demais 24 Clubes do Distrito não agendaram visita do casal Governador.

Devemos registrar que, além das visitas oficiais aos Clubes, o casal Governador tem ainda uma série de agendamentos que são de sua atribuição (reuniões do Conselho de Ex-Governadores do Distrito, do Comitê do Gabinete Distrital, do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC, da Convenção Distrital, entre outras). A agenda completa do casal Governador está sempre publicada e atualizada no site oficial do Distrito LC-6 (www.distritolc6.com.br)

 

LUTO NO DISTRITO LC-6:

Registramos, com profundo pesar, os seguintes falecimentos durante o mês de janeiro:

Dia 11 – DM Ofélia Stuk Angelo, do Lions Clube de Igarapava

Dia 26 – MJF João Soler Haro, do Lions Clube de Tanabi

Dia 29 – MJF Raphael Luiz Cândia, do Lions Clube de Ribeirão Preto

Dia 31 – DM Maria Dolores Matos Soler, do Lions Clube de Tanabi.

O Governador do Distrito LC-6, DG MJF Antonio Paulo Caliento, face a esses lamentáveis passamentos, editou aa Resoluções n.ºs 29-2020/2021, 30-2020/2021, 32-2020/2021 e 33-2020/2021, decretando luto oficial de três dias no território distrital.

 PARTICIPAÇÃO DOS CLUBES DO NAS HOMENAGENS DE FALECIMENTO:

 

O DG MJF Antonio Paulo Caliento, desde o início da gestão 2020/2021, adotou a prática de decretar luto oficial de 3 dias em todo o Distrito sempre ocorrer o falecimento de um Companheiro Leão, Companheira Leão ou Domadora.

A adoção dessa prática levou em conta que o luto é um sentimento profundo de tristeza, dor e pesar pelo falecimento de alguém; que é caracterizado por um período de consternação e saudade pela perda de um ente querido; e que, pela nossa unidade e irmandade leonística, temos o dever de refletir sobre a morte de alguém que, em vida, teve atuação significativa dentro do nosso movimento.

A Governadoria, deste o inicio do presente ano leonístico, e sempre que recebe a notificação do Clube envolvido com a ocorrência com um membro do seu corpo associativo, expede a resolução decretando luto oficial, que é distribuída para todo o Distrito.

Porém, essa justa homenagem aos nossos associados falecidos ainda dependia de uma necessária normatização para que os Clubes do Distrito participassem efetivamente do ritual.

E o que fez o DG Caliento para solucionar a questão?

Editou a resolução n.º 31-2020/2021, que entrou em vigor no dia 28 de janeiro de 2021, recomendando aos Clubes do Distrito LC-6 que, no início da primeira assembleia ordinária após o recebimento de uma resolução da Governadoria decretando luto oficial, seja guardado um minuto de silêncio pelo falecimento do Companheiro Leão, da Companheira Leão ou da Domadora. E que, durante essa reunião, a Bandeira do Lions fique hasteada a meio pau.

 

 

QUAL O SEU QI EM LEONISMO?:

01. O Leão n.º 1 do Brasil, e que trouxe o leonismo para nosso País, foi:

a) João Fernando Sobral;

b) Armando Fajardo;

c) Augustin Soliva.

02. Os três primeiros Lions Clubes fundados no Brasil foram:

Lions Clube do Rio de Janeiro, Lions Clube de São Paulo e Lions Clube de __________________.

03.No território brasileiro existem _____ Distritos Múltiplos.

04.Um Distrito Múltiplo é: a) um Distrito extenso; b) um distrito que abrange diversos estados e países; c) um distrito composto por dois ou mais Subdistritos.

(respostas no final desta Carta Mensal)

 

ALGUNS “PITACOS” LEONÍSTICOS:

1. Nossa Associação tornou-se verdadeiramente internacional com a fundação do primeiro Clube fora dos Estados Unidos, que foi o Lions Clube de Windsor, em Ontário, no Canadá, ocorrido em 12 de março de 1920.

2. As principais datas do calendário leonístico são: Em setembro: Mês das Domadoras e das Mulheres no Leonísmo e Mês da Revista Lion; em outubro, Mês do Aumento de Associados e Mês da Cooperação e Compreensão Internacional; em janeiro: Mês dos Fundadores e Mês da Reafirmação Leonística; em fevereiro: Mês dos Ex-Governadores do Distrito; em março: Mês do Governador do Distrito, Dia do Lions nas Nações Unidas (data variável) e Dia do Editor de Publicações Leonísticas (15); em abril: Dia da Identificação Leonística (02) e Dia da Fundação do Leonismo no Brasil (16). Os Lions Clubes, individualmente, devem incluir no calentário: Dia da Fundação, Dia da Carta Constitutiva e Dia da Entrega da Carta Constitutiva. Os Distritos, tecnicamente, tem ainda o seguinte calendário: nos meses de setembro, novembro e fevereiro as reuniões do Conselho Consultivo do Governador e as reuniões do Comitê do Gabinete Distrital; em março, o Forum Leonístico das Regiões; em abril, a Convenção Distrital; em maio, a Convenção do Distrito Múltiplo.

3. Os ideais básicos do leonismo não estão relacionados com a convicção política e religiosa, tampouco com a nacionalidade de uma pessoa.

4.  Código de Ética do Leão foi adotado em 21/08/1918, no encerramento da II Convenção Internacional, realizada em St.Louis, Missoura, Estados Unidos.Os Objetivos do Lions Clube, que a partir de setembro de 2007 passaram a ser denominados Propósitos, foram adotados em 11/07/1919, no encerramento da III Convenção Internacional, realizada em Chicago, Illinois, Estados Unidos. O emblema do Lions foi adotado em 15/07/1920, durante o encerramento da IV

Convenção Internacional, realizada em Denver, Colorado, Estados Unidos, e é uma criação de Maurice Blink.

5. O slogan ou moto é o acróstico (expressão concisa) da palavra LIONS, que no Brasil significa “Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço”. Nos Estados Unidos significa”Liberty, Inteligence Our Nation’s Safety”. A redação brasileira foi alterada e aprovada pela Convenção Nacional realizada em Belo Horizonte/MG, em maio de 1988. O slogan do leonismo foi aprovado durante a realização da III Convenção Internacional.

6. Em novembro de 1918 Melvin Jones editou a revista “The Club Magazin”, com 28 páginas e em formato de bolso, que seria a precursora da futura revista Lion.

 

 

CLUBES DO DISTRITO LC-6 FUNDADOS EM FEVEREIRO:

Dia 02 – José Bonifácio

Dia 04 – Guaíra-Águas Correntes

Dia 09 – Brodowski

Dia 12 – Olímpia-Energia

Dia 15 – Sertãozinho

Dia 25 - Catanduva

  

CALENDÁRIO LEONÍSTICO DE FEVEREIRO:

- Mês dos Ex-Governadores de Distrito

- Mês da reunião do Comitê do Gabinete Distrital

- Mês da reunião do Conselho Consultivo do Governado

 

ATIVIDADES DO HOSPITAL DE OLHOS DE TAQUARITINGA:

 

O MJF João Donizetti Furtado, presidente do Hospital de Olhos de Taquaritinga apresentou o resultado da atuação da entidade durante o mês de dezembro de 2020 (os dados de janeiro deste ano não haviam sido apurados até o encerramento desta edição):

Tratamento clínico: medicamentos Glaucoma = 21          

Procedimentos clínicos: consultas e administração de medicamentos = 1342

Procedimentos diagnósticos: exames = 1901

Procedimentos cirúrgicos: cirurgias = 147

 

CUMPRIMENTOS AOS ANIVERSARIANTES DE FEVEREIRO:

Aos aniversariantes de fevereiro muita harmonia, saúde e paz. Parabéns e felicidades! Que Jesus abençoe cada um de vocês e seja Guia de todos. Saibam que sua amizade é muito importante para todos nós, e que Deus permita que essa amizade perdure por longos anos.

Um ano inteiro se passa e, quando damos conta, estamos ficando mais velhos. O mais comum e esperado é se comemorar com a família e com os amigos. Se o ano que passou foi bom, comemore todas as conquistas; se não foi muito favorável, comemore pelo próximo ano de vida que está começando.

O aniversário é mais um estágio no desenvolvimento e ocasião propícia para uma introspecção. Precisamos sempre perguntar a nós mesmos qual a distância dos atos que praticamos ou daqueles que ainda podemos praticar e adicionar.

Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé! A todos vocês, aniversariantes de fevereiro, que relacionamos abaixo, os cumprimentos e o carinho do DG MJF Antonio Paulo Caliento e toda sua equipe.

 

NASCIMENTO NOME CLUBE
1/2 ANTONIO MARIO ZANCANER PAOLI CATANDUVA
1/2 APARECIDA HELENA DA SILVA ALBINO SAO JOAQUIM DA BARRA
1/2 ARIANY LOPES LEU FILASI VOTUPORANGA
1/2 CELIA MARIA SERAFIM SPEDO MATAO
1/2 CLEUNICE DE LOURDES BARCELOS MONTE ALTO
1/2 DANIELA GIBERTONI TAQUARITINGA
1/2 DIMAS EDUARDO RAMALHO TAQUARITINGA
1/2 EDNA MARIA FREDDI LOURENçãO JALES
1/2 MARCOS ANTONIO BOLONHA FERNANDOPOLIS CIDADE PROGRESSO
1/2 VALDERINA VANDA V CARDOZO JABOTICABAL
2/2 EURÍPEDES BARBOSA MIGUELOPOLIS
2/2 LÚCIO ALVES GARCIA TANABI
2/2 MARIA APARECIDA CANTÓIA FIGUEIREDO VOTUPORANGA BRISAS SUAVES
3/2 CLEIDNEI DA SILVA BRITO MIGUELOPOLIS
3/2 DEILSON RODRIGUES DA SILVA GUAIRA
3/2 JAIR ANTONIO DE SOUSA MONTE AZUL PAULISTA
3/2 JOAO GILBERTO NOGUEIRA RIBEIRAO PRETO
3/2 MARIA ALICE APARECIDA CORAZZA SERTAOZINHO
3/2 MAX MILER GONÇALVES BARBOSA CRUZ GUAIRA AGUAS CORRENTES
4/2 ELZA SERVELLE ORLANDIA
4/2 MARIA NEVES PESSOA SILVA OUROESTE
4/2 MARIANA AMENTA DA SILVA BRESEGHELLO NHANDEARA
4/2 MARIANA DA SILVA ITUVERAVA
4/2 ROBERTA C BAPTISTUSSI SAO JOAQUIM DA BARRA
4/2 SANDRA MENGUAL PONTAL
5/2 ANIELLE OLIVEIRA POLVEIRO DA SILVA OUROESTE
5/2 EDIVANIA ROSA TIAGO GUAIRA AGUAS CORRENTES
5/2 JEANETE APARECIDA F HISBEK MONTI CAJURU
6/2 DEJAYR NERY BARBOZA JALES
6/2 LINDOMAR GONÇALVES DE ALMEIDA ITUVERAVA
6/2 LUCIMAR MAZETTO MIGUELOPOLIS
7/2 CLAUDIA REGINA SCACALOSSI GOULART NHANDEARA
7/2 FLAVIO BALDAN GUARIBA
7/2 LAIZ BARBEIRO MORALES PLAZA MONTE AZUL PAULISTA
7/2 MARCELO JOSE PERINA JABOTICABAL
7/2 TEREZA BRAGUINI MARCHEZAN MATAO
7/2 VALDECIR DA SILVA ALTINOPOLIS
8/2 AMARILDO PERPÉTUO ANTONIETO VOTUPORANGA
8/2 JOSÉ HENRIQUE SALVIONI FERNANDOPOLIS CIDADE PROGRESSO
8/2 KENIA VIEIRA LOFEGO DIAS ZANONi AURIFLAMA
8/2 SIRLEI MIGLIARES FURTADO TAQUARITINGA
8/2 WANDERLEI DONIZETE NERY MATAO
8/2 WILIAN CORADO DA SILVA OUROESTE
9/2 AGNALDO CEZAR MENDES TAQUARITINGA
9/2 BRUNO LOUZADA FRANCO GUARIBA
9/2 DURVALINO CRISTIANO WETTERICH DOMINGUES MATAO
9/2 JOSE MAURO SILVERIO DUMONT
9/2 OSMAR BRESEGHELLO NHANDEARA
9/2 VERA LUCIA OLIVEIRA BANTIM RIBEIRAO PRETO CAMPOS ELISEOS
9/2 VERA LUCIA SILVEIRA PINFILDI CATANDUVA
10/2 ANTONIO CARLOS LIVON TAQUARITINGA
10/2 ANTONIO CARLOS NUNES DA SILVA TAQUARITINGA
10/2 EDGAR ANTONIO PITON FILHO OLIMPIA
10/2 GERALDO L DE CASTRO BATATAIS
10/2 LUCIANA FADIN POLACHINI JABOTICABAL
10/2 LUIS CARLOS PITON FILHO OLIMPIA ENERGIA
10/2 MARIO BERALDI BATATAIS
10/2 OSVALDO SILVANIO FILHO FRANCA CIDADE NOVA
10/2 PAULO EGIDIO BERTOLLAZZI DUMONT
11/2 ANA PAULA SALGADO DE SOUZA SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO
11/2 DAGMAR R CONSTANTINO DOS SANTOS FERNANDOPOLIS CIDADE PROGRESSO
11/2 DAYANA BOTEIA BARBALACO ALTINOPOLIS
11/2 JULIO CESAR FERREIRA MATTOS JABOTICABAL
11/2 NEUZA BURATI MERLIN NHANDEARA
11/2 NILTON LUIZ DE SOUZA JABOTICABAL
12/2 CLAUDIO H MELO RINALDI FRANCA
12/2 JOSE C ROSSI DOS REIS CRAVINHOS
12/2 LUCIANE CRISTINA REVEZ FERNANDOPOLIS
12/2 PAULO CESAR POLACHINI JABOTICABAL
12/2 UDENILSON LOPEZ BARBOZA NHANDEARA ALIANCA
13/2 AILDES CASSADANTE FERNANDOPOLIS
13/2 ANDERSON ROBERTO GUEDES SAO JOAQUIM DA BARRA
13/2 APARECIDA DE FÁTIMA BORGES RIBEIRAO PRETO JARDIM PAULISTA
13/2 IARA APARECIDA DE FARIA NOGUEIRA JABOTICABAL
13/2 SILVERIO PIMENTA LIMA ITUVERAVA
14/2 ALESSANDRA ALVES PEREIRA NASCIMENTO NHANDEARA ALIANCA
14/2 DAMILTON LOPES DA SILVA SAO JOSE DO RIO PRETO SUL
14/2 IVO PINFILDI JUNIOR CATANDUVA
14/2 RONALDO DIONÍZIO VIDOTTO SAO JOSE DO RIO PRETO SUL
15/2 ALEXANDRE PEREIRA DA COSTA POTIRENDABA
15/2 MARCELO QUINTAS PARRA FERNANDOPOLIS
15/2 WILSON FORNEL DA SILVA SAO JOAQUIM DA BARRA
16/2 MARCIA MARLI MARQUES FRANCA DO IMPERADOR
16/2 RITA DE CASSIA RODRIGUES VIEIRA ORLANDIA
16/2 TANIA MARGARIDA IVOK MONTE AZUL PAULISTA
16/2 ZULEICA SILVEIRA NASSIF FRANCA SOBRAL
17/2 AMELIA LUCIA PONTIN NAHAS RIBEIRAO PRETO
17/2 SIDNEY CARLOS BARBOSA JABOTICABAL
17/2 TAMARA APARECIDA SILVA GUARIBA
18/2 GUSTAVO DOS SANTOS CARDOSO ITUVERAVA
18/2 JOAO LUIZ RUFO ORLANDIA
18/2 PAULO ROBERTO FIORI SAO JOAQUIM DA BARRA
18/2 PRISCILA RAMIREZ OLIVEIRA TOLOTO SAO JOAQUIM DA BARRA
18/2 SILVIO CESAR DIAS FURTADO SAO JOAQUIM DA BARRA
18/2 YARA SILVIA JORGE MIGUELOPOLIS
19/2 FABIANO BARROS MACHADO SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO
19/2 FABIO GROSSI AROSTI AURIFLAMA
19/2 MARISTELA M PORTELA TONINATTO PALMEIRA D'OESTE
19/2 TIAGO CAMPOI FOLHA VERDE FERNANDOPOLIS
20/2 ALBERTO TEIXEIRA SANTIAGO PALMEIRA D'OESTE
20/2 CARLA FABIANA PONTES BIZARI PONTAL
20/2 JOSÉ CARLOS CUNHA MONTE ALTO
20/2 SILDA GIORIA PEREIRA DUMONT
21/2 ALDA FERRAZ REGO BARROS DA SILVA VOTUPORANGA
21/2 LAUDELINA RIBEIRO DA SILVA MOREIRA INDIAPORA
21/2 ROSANA APARECIDA MINATTI MAURO THOMAZ MONTE AZUL PAULISTA
22/2 ELZI MAEDA ITUVERAVA
22/2 JOSE WILSON DA MATTA CRAVINHOS
22/2 MARIA SALETE LOURENCO OKANO CRAVINHOS
22/2 PAULO RODRIGUES DOS SANTOS ITUVERAVA
23/2 ANA LÚCIA MORSELLI DE SOUZA MONTE ALTO
23/2 LEONEIDE APARECIDA JUSTI DE MORAES VOTUPORANGA
23/2 MARIA APARECIDA DE ABREU VOTUPORANGA
23/2 MARIA TEREZA B Q P DA SILVA MIGUELOPOLIS
23/2 MELCHIZADECHI CARDOSO ELIAS FRANCA
24/2 ALBERTINA CLAUDETE NOGUEIRA SILVEIRA CAJURU
24/2 ALESSANDRO SIMONATO VOTUPORANGA BRISAS SUAVES
24/2 ELAINE ANDREA DE PEDRO WETTERICH DOMINGUES MATAO
24/2 MARIA MACHADO DE ALMEIDA ICEM
24/2 ODETE HANRA CATANDUVA
24/2 ROSA MARIA FINOTI LEITE FRANCA DO IMPERADOR
24/2 RUI CAMILO PONTES MATAO
24/2 SANDRA ROBERTA RIBEIRO DE CARVALHO GUAIRA
25/2 JOAO GARZELLA MENEGHELLI CRAVINHOS
25/2 NEIDE CREMONEZ SOUZA SERTAOZINHO
25/2 SÍLVIO LEANDRO TOGNOLI AURIFLAMA
25/2 THEREZINHA DAS GRAÇAS MANHANI MARQUES GUAIRA
26/2 JOAO BATISTA PAIM ALTINOPOLIS
26/2 SONIA MARIA BETARELLO FRANCA SOBRAL
27/2 ADAO APAREDIDO BARBOSA MATAO
27/2 DANIEL MORETTI GERBASI TAQUARITINGA
27/2 FERNANDO HESPANHOL DA SILVA CRAVINHOS
27/2 MONIELE MATOS CADAMURO VOTUPORANGA BRISAS SUAVES
27/2 RENATA ELOISA FERNANDES BRASIL RIBEIRAO PRETO
28/2 ALINE CRISTINA GOMES DE OLIVEIRA SERTAOZINHO CENTENARIO
28/2 CARLOS ANTONIO FLAVIO OUROESTE
28/2 CATHARINA BERTI LUCCHETE MIRASSOL
28/2 CLEUZA ANGELINA GIACHETO BUENO MIRASSOL
28/2 ELIANA LANCHOTI DE PAULA RIBEIRAO PRETO IPIRANGA
28/2 JOSE PEDRO TONIELO SERTAOZINHO
28/2 LOURDES TREVISOLI JABOTICABAL
28/2 PLINIO SERGIO MILANI VOTUPORANGA ABILIO CALILLE

 

RESPOSTAS – QUAL O SEU QI EM LEONISMO:

01.Armando Fajardo.

02.Lions Clube de Salvador/BA.

03.Quatro

04.Um distrito composto de dois ou mais Subdistritos.

 

Um fraterno abraço a todos e até o próximo mês, se Deus assim o permitir.

 

                                                                       PDG MJF ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

                                                                           Coordenador Geral do Distrito LC-6

 

 

 

Cc:       Membros do Conselho de Ex-Governadores do Distrito LC-6

1.º e 2.º Vice-Governadores do Distrito LC-6

            Presidentes de Região e Divisão do Distrito LC-6

            Coordenadores, Assessores e Assistentes Distritais do LC-6

            Outros CCLL, CCaLL e DDMM interessadoa

 

Anexos:          Resolução n.º 12-2020/2021, de 07/08/2020

                        Resolução n;º 20-2020/2021, de 25/09/2020                    

 

Associação Internacional de Lions Clubes  -  Ano Leonístico 2020/2021

GOVERNADORIA DO DISTRITO LC-6

RESOLUÇÃO N.º 12-2010/2021

INSTITUI E REGULAMENTA O “CONCURSO ANUAL DE

INSTRUÇÃO LEONÍSTICA” NO DISTRITO LC-6

 DURANTE O ANO LEONÍSTICO 2020/2021

O DG MJF ANTONIO PAULO CALIENTO, Governador do Distrito LC-6 da Associação Internacional de Lions Clubes, no uso das suas prerrogativas estatutárias e regimentais,

CONSIDERANDO que a instrução leonística serve para manter Companheiros Leão, Companheiras Leão, Domadoras e Leos de um Lions Clube, independentemente do seu tempo de afiliação de cada um, atentos e conscientes a respeito da filosofia do movimento leonístico, das leis que o regem, da sua organização e, acima de tudo, da importância do nosso envolvimento com o legado que nos foi deixado por Melvin Jones;

CONSIDERANDO que uma das formas de manter viva a chama dos nossos ideais é incentivar e incrementar a realização de instrução leonística, no seu mais amplo sentido, durante todas as assembleias realizadas pelos Lions Clubes,

RESOLVE

Fica instituído e regulamentado o “Concurso Anual de Instrução Leonística” no Distrito LC-6 da Associação Internacional de Lions Clubes, que observará o seguinte

REGULAMENTO

Artigo 1.º - O concurso instituído é destinado a todos os Companheiros Leão, Companheiras Leão, Domadoras e Leos associados dos Lions Clubes do Distrito LC-6.

Artigo 2.º - Cada instrução leonística produzida deverá ser lida durante uma das assembleias ordinárias dos próprios Clubes, ser registrada em ata, e tendo como objetivo:

    1. Manter os associados atuantes e motivados, através da expressão da sua criatividade;
    2. Oportunizar a qualificação acerca do leonismo, buscando informações e conhecimentos;
    3. Reduzir a evasão de associados, resgatando-lhes a autoestima e mantendo-os participantes;
    4. Oportunizar o intercâmbio cultural entre os Clubes do Distrito LC-6.

Artigo 3.º - Cada instrução leonística deverá ser inédita, ter cunho positivo, e ser criada pelo próprio autor participante, não sendo aceita cópia de texto já produzido e conhecido ou até já ter sido publicado pelo próprio autor.

Artigo 4.º - O tema para criação da instrução leonística é livre, mas exclusivamente leonístico, podendo ser apresentado em forma de texto ou poema.

Artigo 5.º - Para efeito do concurso será aceita apenas uma instrução leonística por participante.

Artigo 6.º - Poderão participar do concurso todos os associados do Distrito LC-6 que estejam em dia com suas obrigações junto ao Distrito e Lions Internacional, e cujas Diretorias devem incentivar a participação de todos.

§ único – Fica vedada a participação no concurso dos Companheiros Leão ligados ao staff direto da Governadoria (Governador, Coordenador Geral do Distrito, Coordenador Adjunto do Distrito, Secretário da Governadoria, Secretário Adjunto da Governadoria, Tesoureiro da Governadoria, Tesoureiro Adjunto da Governadoria, 1.º Vice-Governador do Distrito e 2.º Vice-Governador do Distrito).

Artigo 7.º - O concurso observará a seguinte metodologia:

    1. O período de vigência será de setembro de 2020 a maio de 2021;
    2. O concorrente deverá apresentar a instrução leonística com um mínimo de 1.500 (um mil e quinhentos) caracteres e o máximo de caracteres fica a critério do bom-senso do autor, com sua identificação e Clube ao qual pertence.  Contam-se os caracteres desde o título até o ponto final, excluindo-se o nome do autor e Clube ao qual pertence.

b1. Caracteres são letras, números e sinais de pontuação.  Espaços entre as palavras não são caracteres.  Se a instrução leonística for impressa em computador, este faz a contagem automaticamente.

 

c.  No período de setembro/2020 a maio/2021 as Diretorias dos Clubes devem encaminhar as instruções leonísticas divulgadas em suas unidades, acompanhadas das atas que registrarem sua realização, ao Assessor Distrital de Instrução Leonística, PMJF Antonio Douglas Zapolla, por correspondência registrada (rua General Carneiro, 664 – CEP 14340-000 – Brodowski – SP) ou por e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

 

d. As instruções leonísticas participantes serão julgadas na Governadoria durante o mês de junho de 2021.

Artigo 8.º - A análise e classificação das instruções leonísticas será feita pelo Assessor Distrital de Instrução Leonística, juntamente com uma comissão especial que por ele será designada, esta com conhecimento e autorização prévia do Governador do Distrito, que levará em conta correção gramatical, tema exclusivamente leonístico e apresentação correta do assunto, com introdução, desenvolvimento e conclusão.  A classificação será do 1.º ao 10.º colocado.

§ 1.º - O participante que tiver sua instrução leonísica classificada em 1.º lugar receberá um troféu especial da Governadoria e um certificado de apreciação.  Aos demais classificados até o 10.º lugar será conferido um certificado de participação.

§ 2.º - A instrução leonística classificada em 1.º lugar será publicado na revista BIG.

§ 3.º - A entrega das premiações ocorrerá durante a realização da 1.ª Reunião do Comitê do Gabinete Distrital do ano leonístico 2021/2022 (encerrando o ano leonístico 2020/2021), em local e data que serão definidas pelo futuro Governador 2021/2022.

Artigo 9.º - Esta Resolução entrará em vigor no dia 01 de setembro de 2020.

                                                                                           Ribeirão Preto, 07 de agosto de 2020

                                                                                                                                                          Original assinada pelo Governador

                                                                                           DG MJF ANTONIO PAULO CALIENTO

                                                                                                 Governador do Distrito LC-6    

 

 

Associação Internacional de Lions Clubes  -  Ano Leonístico 2020/2021

GOVERNADORIA DO DISTRITO LC-6

RESOLUÇÃO N.º 20-2020/2021

INSTIUÍ O “CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DO MEIO AMBIENTE” NO DISTRITO LC-6 DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES

O DG ANTONIO PAULO CALIENTO, Governador do Distrito LC-6 da Associação Internacional de Lions Clubes, no uso das suas prerrogativas estatutárias e regimentais,

CONSIDERANDO que a fotografia é a arte ou o processo de reproduzir a imagem sobre uma superfície fotossensível (como um filme) pela ação de energia radiante;

CONSIDERANDO que a fotografia é um processo que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfície preparadas para o efeito, as imagens que se tiram do fundo de uma câmara escura;

CONSIDERANDO, enfim, que a fotografia é a arte que capta a sensibilidade humana,

RESOLVE

Fica instituído o “Concurso de Fotografia do Meio Ambiente” no Distrito LC-6 do Distrito LC-6 da Associação Internacional de Lions Clubes, que observara as seguintes

NORMAS

1.ª)  O concurso instituído é destinado a todos os Companheiros Leão, Companheiras Leão, Domadoras e Leos associados do Lions Clubes do Distrito LC-6.

2.ª)  As fotos devem pertencer a 4 (quatro) categorias:

- Meio ambiente e vegetação

- Vida animal

- Paisagem urbana ou natural

- Fenômeno meteorológico

            3.ª)  As fotos não podem incluir pessoas.

            4.ª)  As fotos podem ser coloridas ou em preto e branco.

            5,  As fotos deverão ser impressas em papel apropriado, medindo 20,3 por 25,4 cms (8 a 10 polegadas).

6.ª)  As fotos deverão ser obtidas, obrigatoriamente, na área distrital do LC-6, e tem como objetivo elementos que incluem as categorias propostas.

7,ª)  O julgamento dadas propostas ficará a cargo de uma Comissão Julgadora formada pelos seguintes Companheiros Leão:

PMJF Antonio Douglas Zapolla, do LC Brodowski (presidente)

MJF Antonio Abdo Chadid, do LC São Joaquim da Barra (membro)

CL Renato Chaves Infante, do LC Nhandeara-Aliança (membro)

8.ª)  O julgamento das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem produzida, tais como enquadramento, luz, foco, composição, cores, a proposta estética transmitida pelo autor, bem como outros atributos/critérios porventura julgados pela Comissão Julgadora.

9.ª)  As fotos participantes não devem conter recursos de edição e manipulação que alterem as características naturais dos elementos registrados na foto.

10.ª)  As fotografias que forem plagiadas (tiradas da internet) serão desclassificadas, assim como seu Clube de origem.

11.ª)  Cada autor poderá, no máximo, participar com uma foto por categoria.

12.ª)  Poderão participar do concurso todos os associados do Distrito que estejam em dia com suas obrigações financeiras junto ao Distrito e Lions Internacional, e cujos Diretores devem incentivar a participação de todos.

13.ª)  Fica vedada a participação no concurso dos Companheiros Leão ligados diretamente ao staff do Governador e os membros da Comissão Julgadora.

14.ª)  As inscrições deverão ser feitas no período de setembro de 2020 a março de 2021.

15.ª)  As fotos concorrentes deverão ser apresentadas ao Presidente do Clube do autor, acompanhadas da indicação da categoria, nome e endereço completo do autor, nome do clube, entre outros.

16.ª)  As fotos deverão ser enviadas pelo Presidente do Clube do autor para o Presidente da Comissão Julgadora, pelo correio e com porte registrado (PMJF Antonio Douglas Zapolla – rua General Carneiro n.º 664 – CEP 14340-000 – Brodowski – SP).

17.ª)  As fotos não poderão portar marcas, nomes, pseudocômicos ou qualquer identificação que possa  associar uma autoria, sob pena de desclassificação.

18.ª)  As fotos que não seguirem as orientações constantes destas normas serão automaticamente desclassificadas, não cabendo recurso/decolução.

19.ª)  Classificar-se-ão em 1.º lugar as fotografias mais significativas de cada categoria.

20.ª)  Os primeiros lugares de cada categoria receberão troféus da Governadoria.

21.ª)  Os demais Clubes de cada categoria, do 2.º ao 5.º lugar, receberão um certificado de participação.

22.ª)  Os autores cedem o direito de publicação e exposição das fotografias ao Distrito LC-6, na forma destas normas.

23.ª)  Todas as fotos participantes do concurso participarão de uma exposição a asr realizada na 22.ª Convenção Distrital do LC=6, que será realizada em abril de 2021, em local a ser definido, e que ficará a cargo da Comissão Julgadora do Concurs.

Esta Resolução entrará em vigor na presente data.

                                                                                Ribeirão Preto, 25 de setembro de 2020

                                                                                       Original assinado pelo Governador                                                                                                                                        

                                                                                  DG MJF ANTONIO PAULO CALIENTO

                                                                                         Governador do Distrito LC-6

 

 

Próximo Evento 

Time passed:
1
1
4
4
1
1
6
6
2
2
3
3
4
4
2
2

Usuários Online 

Temos 62 visitantes e Um membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

4907341
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
3177
10048
18897
4777060
134732
168178
4907341

Seu IP: 3.233.219.62
22-06-2021 11:23

Curtir No FaceBook 

Scroll to top