No dia 23/05/,  o Lions Clube de Guariba comemorou 55 anos de fundação e de Serviço Leonistico.

Uma data muito singela para nós que hoje representamos nosso querido Clube e nunca esquecendo dos Companheiros e Domadoras que com sacrifício e esperança tiveram a feliz iniciativa de participar do Movimento Leonistico, bem como a inúmeros outros que passaram e contribuíram para o sucesso nesses anos de atividades.

Nossos agradecimentos ao nosso Clube padrinho, Lions Clube de Jaboticabal pelo apoio que sempre recebemos.

NÓS SERVIMOS.

====

“LIONS CLUBE DE GUARIBA – 23/MAIO/2020”

       Lions Clube de Guariba, apesar dos problemas do isolamento social, não poderia deixar de comemorar a data festiva de comemoração de 55 anos de sua fundação, esses anos dourados em que o Lions sempre procurou ser atuante em nossa cidade. O Lema de Lions “NÓS SERVIMOS” sempre foi nossa motivação e fonte de inspiração por esse longo período de existência de nosso querido Clube. Deixamos nossos agradecimentos e lembranças por todos os Companheiros, desde aos fundadores, aos que tiveram o privilégio de fazer parte de movimento leonístico, bem como aos que atualmente fazem parte de nosso quadro associativo.

“UMA HISTÓRIA DE CINQUENTA E CINCO ANOS”

   O ano de 1965 se pronunciava como um ano de grandes transformações no Brasil, não só em âmbito nacional, mas também, nas cidades de pequenos e médios portes. Guariba vivia a esperança dessas mudanças e para isso se preparava. Foi quando um grupo de sócios do Lions Clube de Jaboticabal, cidade que já vivia há alguns anos a boa experiência de possuir um clube de leões, iniciou um trabalho visando a fundação de um clube congênere em Guariba.

Como padrinho do novo clube, o CL José Eugênio Tramontano, coadjuvado por outros companheiros de Jaboticabal, como Victor Lampareli Junior, Arsênio Pagliarini, e Alfeu Martini, entre outros, promoveu os primeiros contatos com Ângelo Cherice, então gerente local do Banco Inco, hoje Bradesco.

AS REUNIÕES PREPARATÓRIAS:

Ângelo Cherice tratou logo de relacionar e convidar pessoas da sociedade com características e condições de integrarem o novo clube, para participar das reuniões preliminares de conhecimento e conscientização sobre o movimento leonístico.

Com esse fim foram realizadas reuniões em casa do João Baldan, de José Pacifico e do próprio Ângelo, ao final de cada uma sendo maior o interesse e o entusiasmo pela ideia. Daí saíram os nomes e a data para fundação do Lions em Guariba.

FUNDAÇÃO:

O dia 23 de maio e o ano, 1965. Como acontece nessa época outonal, o sol, sem muito calor, brilhava intensamente como que compartilhando de um acontecimento muito importante para a cidade, a fundação do LIONS CLUBE DE GUARIBA.

Até então não era normal a cidade receber tantos visitantes, vindos de toda região e trazendo um movimento desusado de veículos e pessoas, enchendo as ruas próximas e lotando o salão de festas do Guaribinha. Além de leões e domadoras, especialmente os de Jaboticabal, padrinhos do novo clube, se encontravam também entre os presentes o representante no Brasil do Lions Internacional e o Governador do Distrito L-5 (hoje Distrito LC-6) CL Mario Betarello e sua Domadora Adelaide. Precedido de reuniões feitas pelo Governador e sua Domadora, com os leões e domadoras de Guariba, foi realizado no Guaribinha Clube o festivo almoço, onde aconteceu, finalmente, a fundação do Lions Clube de Guariba, composto de dezoito sócios fundadores.

Foram fundadores e constam da Carta Constitutiva os seguintes Leões: Achiles Pacifico Netto, Álvaro Landgraf, Ângelo Cherice, Claudio Amorim, Ernesto de Angelis, Eugenio Petrini, Francisco Alves Filho, Gercino Grieco, João Baldan, João Elias Queiróz, José de Souza Teixeira, José Luiz de Laurentiz, José Pacifico, Luiz Barichello Netto, Luiz Politi, Michel Sadalla, Nicolau Pacifico e Paulo Mangolini.

Embora não constem da Carta Constitutiva, devem ser consideradas fundadoras do Clube as seguintes domadoras: Zeila de Laurentiz Pacifico, Ada Stichi Landgraf, Aninha Jakovac Cherice, Tereza Chiquito Amorim, Georgette Farah de Angelis, Tereza Luchesi Petrini, Carmem Maria Vilela Alves, Milza de Siqueira Grieco, Helenice Lázaro Queiroz, Leonor Guzzo Teixeira, Maria Mangolini Pacifico, Marinete Sgarbosa Barichello, Tereza Politi, Leila Ayres Sadalla, Maria Luiza da Silva Pacifico e Antonia Viziack Mangolini.

Foi eleito como primeiro Presidente do Clube o casal Ângelo Cherice e Aninha

PRIMEIROS ANOS:

O entusiasmo era grande e marcante do novo clube no seio da coletividade guaribense. O ideal de servir, que é o lema do Lions no mundo, contagiou o clube inteiro e, em particular, a cada um de seus sócios. O Lions quando compreendido e praticado, faz aumentar o potencial de serviço de seus membros, tanto coletiva como individualmente. Assim aconteceu em nossa cidade e Guariba passou a ser diferente, com um grupo de homens e mulheres se dedicando mais às coisas e às soluções de problemas locais.

No dia 11 de novembro daquele mesmo ano de 1965, o Lions de Guariba recebeu das mãos do então Governador do Distrito L-5 (atual LC-6), CL José Lerro Palamone, em reunião festiva, a sua CARTA CONSTITUTIVA, que é o reconhecimento do clube perante Lions Internacional, uma espécie de Certidão de Nascimento.

CINQUENTA CINCO ANOS DEPOIS:

Cinquenta e cinco anos é tempo bastante para que aconteçam as transformações. Quem se lembrar bem do início e comparar com a atualidade do Lions, vê que muita coisa mudou Não foi o Lions que mudou; foi o mundo e a sociedade que se transformaram e o Lions, como clube dinâmico e atual só fez acompanhar essas transformações, sem, no entanto abdicar dos seus princípios, lemas e objetivos.

Em Guariba, em sua fase inicial, muitas dificuldades foram enfrentadas pelo Clube nos seus cinquenta e cinco anos de vida. Por motivos vários alguns sócios deixaram ou precisaram deixar o clube e com isso enfraqueceram suas forças. Mais adiante foram perdas abaladoras e irrecuperáveis, como as mortes dos CCLL José Pacifico e Álvaro Landgraf, dois baluartes do movimento. Felizmente, outros vieram para as fileiras do Lions e o clube permaneceu ativo e atuante, embora com tantos percalços pelo caminho, como a quase extinção do clube nos anos de 1973/1974, felizmente uma crise contornada e vencida, graças à boa vontade de alguns companheiros e a ajuda do CLMJ Osvaldecir Antonio Roque de Jaboticabal.

Se assim não fosse, não teria como chegar aos cinquenta e cinco anos de atividades como um clube adulto e respeitado.

Não vamos aqui relatar trabalhos e serviços prestados, nem fracassos e decepções. Isto, como é natural, é parte de toda corporação. Importa isto sim, que o Lions chegou aos cinquenta e cinco anos, prestou muitos serviços e fez muita gente feliz.

Tudo vai continuar, pois o Lions em Guariba vai seguir trabalhando pela sua cidade e sua gente.

CURIOSIDADES:

  1. No inicio de sua existência o Lions de Guariba seguia à risca a praxe estatutária de realizar suas reuniões com jantares. As reuniões de leões, no geral realizadas na residência do CL Ângelo e Aninha, tinham predominantemente no cardápio, massas italianas, preparadas com esmero pela baiana Dona Felícia.
  2. As reuniões festivas com a presença de domadoras e visitantes, que aconteciam na sede do Guaribinha, eram jantares feitos pela Dona Nica, com supervisão da Domadora D. Georgette.
  3. Eram famosas na região as reuniões quando aconteciam na Chácara do CL André e Ivette. Esses companheiros se desdobravam em gentilezas e serviços, não tendo que pudesse não ser bem servido.

Transcrito e adaptado do Boletim do LC de Guariba - Comemorativo do Jubileu de Prata, em 10 de novembro de 1990.

Editores: CL Paulo Grieco (in memorian) / DM Dalva Grieco

Diretoria AL 2019/2020

Presidente: CL Leonardo Henrique de Moraes Ferreira

Em nome do nosso Presidente CL Imero Padula quero parabenizar o nosso clube afilhado do Lions Clube de Jaboticabal pelos 55 anos de fundação o Lions Clube de Guariba onde apreendemos muito sobre Leonismo como companheiros Gercino Gricco, Barichelo, Paulo Griecco e tantos que fizeram parte deste clube e que hoje como companheiros como Oswaldo, Carlinhos, Leonardo e Edno e tantas companheiras e domadoras nos enchem de orgulho este clube nosso afilhado e desejo a todos associados muitos anos de existência.
Parabéns Lions Clube de Guariba que em nome dos padrinhos físico do Lions Clube de Jaboticabal desejo muito sucesso.
MjF Valdir
Coordenador Região “C’.

2ª RCG AL 20/21 

2ª RCG AL 20/21
2
2
8
8
0
0
0
0
3
3
3
3
4
4
9
9

Usuários Online 

Temos 32 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

3698541
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
1285
5627
33826
3560189
106358
109796
3698541

Seu IP: 34.236.245.255
25-10-2020 08:26

Curtir No FaceBook 

Scroll to top