PROJETO DA ASSSESSORIA DE LOGOPEDIA DO ANO LEONISTICO 2018\2019

SEGUNDO A O.M.S.EXISTEM NO MUNDO MAIS DE 300 MILHÕES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO MUNDO CAUSADAS POR PROBLEMAS GENÉTICOS, DOENÇAS MEDICAÇÕES E RUIDOS.NAS CRIANÇAS A SURDEZ CAUSA PROBLEMAS NO APRENDIZADO DA FALA, DA ESCRITA, DO ENTENDIMENTO, DAS RELAÇÕES COM AS OUTRAS PESSOAS, ETC.

IMAGINE-SE NO MEIO DE PESSOAS SEM PODER OUVIR O QUE FALAM E SEM PODER FALAR COM ELAS,É TRAUMATIZANTE.NA IDADE ESCOLAR O ENSINO PARA ESTAS CRIANÇAS É PROBLEMÁTICO, PRINCIPALMENTE EM PAÍSES COM O BRASIL,ONDE NÃO HÁ UMA ESTRUTURA ADEQUADA PARA EDUCAÇÃO DESTAS CRIANÇAS.JÁ EXISTE UMA LEI FEDERAL QUE GARANTE AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA A PRESENÇA DE UM TRADUTOR PARA A LINGUAGEM OFICIAL DOS SURDOS ¨LIBRAS¨, EM SALA DE AULA E AULAS EM LIBRAS LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS, MAS NEM SEMPRE SE CUMPRE A LEI.

ALÉM DISSO, TEMOS OS PROBLEMAS COM A AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO DOS APARELHOS AUDITIVOS, A AQUISIÇÃO DE BATERIAS QUE SÃO DE CUSTOS ELEVADOS.O ESTADO FORNECE APARELHOS MAS O PROCESSO É DEMORADO.IMAGINE UMA CRIANÇA EM PROCESSO DE APRENDIZADO POR 6 MESES SEM APARELHO, OU UM JOVEM NA FACULDADE OU UM ADULTO NO EMPREGO SEM PODER OUVIR, AS CONSEQUÊNCIAUAS SÃO TRÁGICAS. VOU DESCREVER A HISTÓRIA DESSAS PESSOAS.A CRIANÇA NASCE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, DURANTE A INFÂNCIA TEM DIFICULDADE PARA COMPREENDER A LINGUAGEM, VAI DESENVOLVER PROBLEMAS NA FALA, NA COMPREENÇÃO E NOS RELACIONAMENTOS. NA IDADE ESCOLAR VAI TER PROBLEMAS COM APRENDIZADO, NO JOVEM, PROBLEMAS PARA PASSAREM NOS VESTIBULARES EM CURSOS MAIS CONCORRIDOS RESULTANDO EM ADULTOS MENOS APTOS A ASSUMIR EMPREGOS COM REMUNERAÇÃO MELHOR E DIFICULDADE PARA CONSEGUIR EMPREGOS NO MERCADO.O IDOSO SOFRE COM ISOLAMENTO SOCIAL E SOLIDÃO.

PORTANTO É IMPORTANTE QUE NÓS LEÕES TENTEMOS MINIMIZAR O SOFRIMENTO DESTAS PESSOAS ESPECIAIS.COMO PODEMOS AGIR:

  1. VISITAR ENTIDADES QUE CUIDAM DE SURDOS E VER SUAS NECESSIDADES.UMA DAS PRINCIPAIS NECESSIDADES É QUANTO A MANUTENÇÃO DE APARELHOS.E COMPRA DE BATERIAS.EM NOSSA CIDADE TEMOS OFERECIDO AJUDA FINANCEIRA PARA OS APARELHOS E ADQUIRIDO BATERIAS A PREÇO DE CUSTO COM DE CCLL, QUE TENHAM LOJAS E DOAMOS PARA OS CARENTES.POR EXEMPLO,1 BATERIA NO VAREJO CUSTA EM TORNO DE R$ 7,OO. CONSEGUIMOS COMPRAR POR R$2.50. UMA BATERIA DURA EM TORNO DE 3 À 7 DIAS, PORTANTO A PESSOA QUE USA NORMALMENTE 2 BATERIAS POR TROCA, DEVE ECONOMIZAR EM TORNO DE 80 À 100 REAIS POR MÊS.
  2. EXISTE LEI FEDERAL QUE É OBRIGATÓRIO A REALIZAÇÃO DO EXAME DA ORELHINHA EM RECÉM NASCIDOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL, PARA DETECÇÃO PRECOCE DA SURDEZ.PODEMOS VERIFICAR EM NOSSAS CIDADES O CUMPRIMENTO DESSA LEI.
  3. NORMALMENTE ESSAS ENTIDADES QUE ATENDEM AOS DEFICIENTES AUDITIVOS TEM NECESSIDADES PARA SE MANTER, COMPRAR APARELHOS COMO COMPUTADORES, CONTRATAR PROFISSIONAIS COMO FONOAUDIÓLOGOS E PROFESSORES DE ¨LIBRAS¨ PARA AUXILIAR NO ENSINO. PODEMOS AJUDAR NESTAS SITUAÇÕES, EM CIDADES ONDE NÃO HÁ ESTAS ENTIDADES PODEMOS INFORMAR SOBRE ALUNOS COM SURDEZ NA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
  4. FINALMENTE PODEMOS TENTAR INTEGRAR ESTES DEFICIÊNTES COM OUTRAS PESSOAS REALIZANDO ENCONTROS RECREATIVOS E GINCANAS JÁ FIZEMOS ISTO EM NIOSSA CIDADE E O RESULTADO FOI FANTÁSTICO.

PORTANTO COMPANHEIROS, COMPANHEIRAS, DOMADORAS, LEOS, PODEMOS FAZER MUITO PARA MELHORAR A VIDA DESSAS PESSOAS, MÃOS A OBRA!!!

ESTOU A SUA DISPOSIÇÃO. PAULO EDUARDO ZUCARELLI, ASSSESSOR DISTRITAL DA CONSERVAÇÃO DA AUDIÇÃO, LOGOPEDIA E TRABALHO COM SURDOS

 ==================================================

pediatric cancer icon

SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER INFANTO JUVENIL

O câncer infanto juvenil vem aumentando a incidência na população mundial, a cada dois minutos se diagnostica uma criança com câncer, o diagnóstico precoce é de fundamental importância nesses casos, quanto mais cedo for feito, maiores são as chances de cura da doença.

O câncer não tem sinais ou sintomas específicos, mas alguns sinais de alarme podem ser observados, assim como alguns exames podem levantar a suspeita de que a pessoa está acometida por esta moléstia e assim partir para exames mais específicos e sofisticados.

Ficar atento é preciso, se a criança apresentar sinais de palidez, perda de peso, dores nos ossos, sangramentos inexplicáveis, caroços no copo que não se resolvem, anemias que não curam com medicações, ínguas, febres, manchas roxas na pele, podem ser sinais de leucemia.

Fique atento também a dores de cabeça e vômitos pela manhã ou que acordam a criança, visão turva ou dupla, tonturas, dificuldade para deambular ou manipular objetos, podem ser sinais de câncer no cérebro.

Falta de ar, dores no tórax podem indicar tumores no tórax.

Dores no abdômem, caroços na barriga, aumento do abdome, sangue nas fezes ou urina podem indicar tumores de rins ou outra parte do abdômem.

Outros sinais como tumorações em músculos, ossos, pescoço com dores que não passam e atrapalham as atividades da criança, inchaço, vermelhidão que demoram para se resolver podem ser câncer.

Um brilho branco nos olhos, quando a criança sai em fotos com flash, ou olhos de diferentes tamanhos podem indicar tumores nos olhos.

Hoje o câncer infanto juvenil é a primeira causa de morte por doença, após 1 ano de idade, até o fim da adolescência.

Tenhamos um olhar atento, ao sinal de qualquer anormalidade procure o pediatra.

CL Paulo Eduardo Zucarelli

Assessor Distrital da Conservação da Audição, Logopedia e Trabalho com Surdos

LC Fernandópolis "Cidade Progresso"