O leonismo vai ter um divisor de águas:

antes e depois do coronavírus

           

            Dificilmente o mundo será o mesmo depois da chegada do Covid-19. Sofremos, e sofreremos, uma dramática transformação social com esse vírus que nos assolapa de forma tão devastadora. A situação está aí para quem quiser analisar. O futuro é incerto e não sabido!

            A sociedade foi atingida como um todo. Mortes inesperadas e aos milhares. Famílias isoladas e em desespero. Desemprego generalizado. Muitos ainda morrerão não apenas acometidos pelo vírus mortal e invisível, mas, também, pela fome que poderá alcançar os menos favorecidos. Apenas o serviço desinteressado e a notável ação dos voluntários não servirão para amainar a pandemia. Só nos resta orar e clamar ao bom Deus que nos acolha com Sua luz divina.

            O Brasil não difere da maioria dos países do mundo, principalmente os subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, entre os quais nos encontramos. Nossa população menos favorecida foi atingida pelo vírus de forma avassaladora. A mídia nos mostra, diariamente, a fila dos desesperados para receber o benefício social emergencial que está sendo pago pelo governo, mas por um período curto e estabelecido. Não será suficiente para aliviar as necessidades de quem muito precisa, pois tem um fim pré-determinado. E nesse curto espaço de tempo o vírus ainda estará entre nós. O tamanho da atual pandemia é improvável, mas está aí.

            No Lions, penso que esse estado de coisas vai ter um divisor de águas. Torço para estar enganado, mas tenho a impressão que nossa estrutura terá um abalo capaz de causar rachaduras na estrutura das nossas pilastras de sustentação, especialmente no que diz respeito ao quadro associativo.

            Não podemos tapar o sol com uma peneira. Nosso quadro associativo, hoje, não é composto por uma maioria de membros que possua folgada estrutura financeira. O Lions de outrora, dos anos dourados, era constituído, em sua maioria, por um grupo de pessoas com apreciáveis recursos financeiros. Hoje a situação é outra; o Lions empobreceu. E, pelo amor de Deus, não venham dizer que estou desfazendo dos notáveis Companheiros que não possuam uma atividade profissional de elevada estrutura. Eu os respeito, e muito, pois sou um deles e faço parte do grupo.

            Diante da pandemia atual, precisamos pensar em nossos associados como um todo. Se o vírus permanecer entre nós por muito tempo, penso que poderemos ter um volume muito grande de afastamentos, pois muitos poderão ter dificuldades de arcar com seus compromissos financeiros junto aos Clubes. Mesmo amando e se dedicando ao leonismo, alguns associados poderão dar preferência ao bem-estar de suas famílias.

            Aliás, alguns prezados Presidentes de Clubes já finalizaram que terão dificuldades em “segurar” alguns associados em virtude do pagamento das cotas que se aproximam. Me perdoem, mas esta é uma realidade junto a algumas das nossas unidades.

            Então, o que fazer?

            A Diretoria Internacional e os Governadores de Distrito poderão ter peso decisivo para contemporizar a situação. Convenções foram canceladas e futuras reuniões terão o mesmo destino. Diante do fato, algumas despesas foram evitadas. Por que não repassá-las aos Clubes para que sejam abatidas do pagamento das cotas internacionais e distritais que recairão sobre seus associados?

            Nossos dirigentes, diante da pandemia, precisam se posicionar para rápidas adaptações, se aprofundando, principalmente, na análise dos custos dos imprevisíveis choques negativos do futuro. A única certeza que temos pela frente é a imprevisibilidade e a elas os dirigentes terão que se adaptar.

         É o meu ponto de vista, sujeito, como sempre, à análise e contrariedade dos meus estimados Companheiros, Companheiras e Domadoras.

            PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

            Ex-Governador do Distrito LC-6 (antigo L-17)

            Lions Clube de Ribeirão Preto-Jardim Paulista

           14/05/2020

XXI Convenção LC-6 

Time passed:
1
1
9
9
1
1
3
3
3
3
7
7
0
0
4
4

Usuários Online 

Temos 21 visitantes e Um membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

3223095
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
1628
1725
8557
3121117
58119
94636
3223095

Seu IP: 34.231.21.83
28-05-2020 21:37

Curtir No FaceBook 

Scroll to top