ACHADO NO FUNDO DO BAÚ – 4

                                                           

 by Barmann

                                          TENHAMOS FÉ NO NOSSO TRABALHO

Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Novembro de 1.946 na "Carta Mensal"

A Fé é uma grande virtude. Todo o progresso, tudo o adiantar da humanidade, todo o bem da vida tem emanado partindo da inspiração na fé. Sem a fé, nada teria valor espiritual. O homem careceria de ideais, não existiria esforço de superação, vontade ou zelo para servir desinteressadamente aos outros nem para alcançar ou tentar atingir o sucesso que vale a pena. A fé é essencial para o êxito e,... ao falar de êxito, estamos longe de nós referir ao que se pode medir na balança do próprio benefício que o próximo recebe,... isto é, a equivalência de serviços prestados aos nossos semelhantes.

Uma verdade dominante que é exposta no primeiro postulado do Código de Ética dos Leões, é que devemos trabalhar em nossa vocação e fazê-lo com diligente e habilidosa aplicação. Aquilo em que trabalhamos é digno de nossos melhores serviços. A propósito, nosso Código nos da um conceito revelador e inspirador do propósito com que devemos trabalhar. Nossa tarefa deve ter por foco o esforço desinteressado, uma qualidade de diligência tão elevada que nos faça dignos de uma boa e ilibada reputação. Porque trabalhar no próprio negocio, profissão ou ocupação qualquer que esta seja, simplesmente pelo lucro a aferir, pela remuneração que nos concede ou, pelas vantagens pessoais que nós traz, não é render nem equivale a ter prestado serviço nenhum. Fazê-lo assim, somente redunda em beneficio próprio ou a si mesmo, resultando em bem egoísta, o qual frustra o propósito do trabalho postulado do Código de Ética dos Leões. Nem em si mesmo nem no resultado pecuniário, satisfaz realmente o homem que labuta meramente com finalidades egoístas.

O Código de Ética dos Leões postula um conceito mais elevado de trabalho. Ele ensina que o homem deve pôr o melhor da sua parte, para o avanço do seu negocio, profissão, ocupação ou instituição com que esta interligado, sendo obrigado a fazer que assim se beneficie diretamente a comunidade. Isto se pode atingir cuidando do próprio negocio e professando assim a fé e confiança que temos transformando-a com a seguridade de que a maioria das vezes, economicamente falando, nossos negócios ou ocupações terá cuidado de nós.

Porque a utilidade que, entre tantos ganhos também é parte da recompensa que provém do serviço que rendemos, de acordo com o segundo postulado de nosso Código que diz: "Buscar o éxito e exigir toda remuneração ou ganância justa que possa merecer".

Hoje, nós, estamos nas fronteiras de uma era desconhecida, lutando em meio a dificuldades, mais com fé ilimitada, olhando ao oriente do amanhã. Para que se realizem nossas esperanças, temos ao igual de nossos antecessores, estarmos possuídos de vontade para trabalhar e com uma viva fé em nossos próprios negócios, ocupações ou tarefas. Somente assim, poderemos lograr o triunfo grandioso que eles alcançaram e atingiram, no nosso caso, para forjar um porvir com garantia de paz duradoura, amizade internacional e progresso mundial.

Como Leões, sempre devemos apartar o olhar dos interesses puramente egoístas e sempre fixar a visão na cúpula da grandiosa catedral do ideal do serviço desinteressado e o serviço altruísta que nos propusemos e pretendemos construir. Servir a humanidade cada um de nós, cada qual tendo fé em seu próprio trabalho e fazendo-o consciente e habilidosamente com a finalidade de fomentar o bem-estar do próximo ou achegado, a família, o país, a pátria e todo o gênero humano; essa é a senda da verdadeira satisfação pessoal baseada no trabalho bem feito e do cumprimento do fim da vida. Este é o espírito do Leonísmo..

                                                         Melvin Jones

                                                             ****

ACHADO NO FUNDO DO BAÚ - 5

                                                         

  by Barmann

                              OS LEÕES SE DIVERTEM EM MEIO DO SEU TRABALHO

Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Setembro de 1.948 na "Carta Mensal"

É um Leão porque na sua labor encontra uma entidade que brinda incontáveis oportunidades para servir abnegadamente. No Lions se combina trabalho e conjugadamente se encontra diversão, satisfação, relaxamento e até divertimento. Ingressou no Lions Clube porque este é um organismo ativo e trabalhador e as oportunidades que lhe são brindadas para servir desinteressadamente e para efetuar o bem, constituem uma das razões que satisfaz por pertencer ao Lions Clube. Os Leões se divertem a par que labutam e servem, porque lhes agrada o trabalho e sabem como combinar de tal maneira com a diversão que, um e outra contribuem a obtenção de uma mesma finalidade.

Perguntando a qualquer Leão, obterá provavelmente como resposta que, em nenhuma outra entidade existe uma organização em que as oportunidades de trabalho e de se divertir trabalhando, são tão grandes como num Clube de Leões.

Considere-se, por exemplo, o Leão Presidente: seu cargo é serio e requer muito trabalho árduo, serio e consciencioso, mas o faz com satisfação e prazer para que seu clube seja forte e influente! Que satisfação maior poderia experimentar do que ver seu clube crescer e aparecer nos serviços comunitários, na influencia perante a população, no reconhecimento, na aprovação e aceitação das obras e campanhas, e na estimação pública, distinguindo-se assim o êxito da sua razão de ser? Por acaso não acontece o mesmo com o Secretário do Clube e com todos os outros e cada um dos Associados integrantes do mesmo assim como os componentes da Diretoria e das Comissões?

Havendo satisfação, prazer e resultados positivos, com certeza obteremos como é natural, o aspecto de bom companheirismo e confraternização. Perguntando-se a qualquer Leão, ele concordará que, graças ao entusiasmo e a ação do Presidente do Clube, à labuta conjuntamente com as atividades desenvolvidas pelas comissões, os programas e ao trabalho conscientizado de todos os demais, é uma incomparável oportunidade para que nos encontros, assistências e reuniões no clube, propicie um ambiente de amistosa sociabilidade e congraçamento pelo sucesso obtido. Nestes encontros mediante as diversões despreocupadas, se passará um período de tempo em que livremente se ouvirá o rugido Leonístico, a entoação dos cantos e, a exposição da criatividade dos Diretores Social e o Animador. Que é uma coisa conhecer novos Leões é um fato, assim como conhecer melhor os companheiros e estreitar amizades; e que, é um enorme prazer encontrar pessoas de interesses comuns, unindo os esforços em trabalhos comunitários, programar e realizar obras e campanhas serviçais em união e conjunto com os demais. Consideremos que no fundo da sociabilidade e do despreocupado divertimento das muitas sessões, reuniões festivas e atos leonísticos, existe uma finalidade séria e um objetivo comum. Este objetivo e propósito constituem o serviço desinteressado e, para os Leões, o mais importante do seu prazer e satisfação no trabalho consistente em render resultados perante e com a comunidade.

À medida que a Associação de Lions Clubes internacional cresce em conjunto, associa alcance e extensão, ramificando-se mais e mais, desempenhando um papel cada vez mais importante nos assuntos locais, nacionais e até internacionais propiciando a chamada da atenção na Associação por ser indubitavelmente diferente mediante méritos dos seus serviços e os proveitosos resultados das suas obras. Muito recriam para tornar mais fortes seus clubes e a sua Associação, estendendo mais os ideais do Leonísmo, alargando e encompridando em maior escala as suas atividades.

Todo isto quer dizer árdua tarefa e labor e,... muita! Mais os Leões se divertem em meio às tarefas que desenvolvem, ao passo que servem, logram e atingem plenamente seus objetivos propostos.

                                                               Melvin Jones

                                                                   ****

  

ACHADO NO FUNDO DO BAÚ – 6

                                                         

 By Barmann

                                  A CHAMADA DE HOJE AOS LEÕES

Escrito pelo Secretário Geral Melvin Jones em Outubro de 1.948 na "Carta Mensal"

Fulgurante brilho vermelho, roxo e púrpuro nos anuncia a chegada de uma estação: neste brilhante dia de Outono, recordo unos versos que citei numa certa ocasião, em minha alocução feita para os Leões, na primeira Convenção da Associação que teve lugar em Dallas – Texas em Outubro de 1.917. Penso que esta lembrança da minha recordação, veio à tona na minha memória por ser neste mês o XXXI aniversário dessa referida Convenção realizada e, ao repeti-lo, me parece que são muito oportunas e bem a propósito deste momento, ao igual de então e na época do nascimento da Associação de Lions Clubes.

Expressam assim:

"Venham folhinhas, que ao vento um dia ouvimos cantar,

Venham por sobre o arroio comigo jogar!

Galhardeia teu traje vermelho e púrpura,

Que o verão já se foi e o inverno chegou...

Quando no chamado do vento as folhas caíram,

Para em seguida em seu leito invernal, preparar-se a dormir

E com um manto de alva neve as venha a cobrir".

Depois dos versos eu adicionei estas linhas:

"Assim é o final da vida das folhas, mais antes, ao chamado das folhas, as atividades nos negócios, revivem em todas partes. Ao chamado das folhas, os homens de negócios revivem e surgem em todas partes. Ao chamado das folhas os homens de negócios e profissionais retornam a suas ocupações e labores profissionais. As escolas, colégios e associações se vestem com suas roupas, macacões ou uniformes de trabalho... porque as folhas se vestiram com as vestes vermelhas e púrpuras".

"Com o chamado das folhas vem também a chamado do Leonísmo; a assistência e freqüência às reuniões diurnas e vespertinas são estimuladas. A Diretoria do Clube, os Membros das Comissões e os associados do Clube, todos por igual se juntam e unem para a chamada da lista de presença... porque o verão se foi e o inverno chegou".

Neste primeiro pronunciamento que fiz aos Leões e que intitulei: "A chamada aos Leões", comparei a chamada do vento as folhas a brincar, com a chamada aos Leões para a atividade e o trabalho. É esta uma chamada que têm sido bem atendida ao longo dos anos com o maior entusiasmo, vontade e energia. De que outro modo nossa Associação poderia ter crescido como o tem feito e adquirir em tão somente três curtas décadas nesta inédita magnitude sem precedentes em extensão e influencia?

Como haveria poder alcançar um recorde incomparável da folha de serviços, a história notável de atividades e uma reputação tão grande e estima pelo realizado trabalho proveitoso nestes curtos trinta e um anos? Sim, Lions têm funcionado bem e ganhamos uma posição única e salientada no campo dos serviços más, de maneira alguma devemos considerar que chegamos ou atingimos o cume ou topo. Nossos maiores serviços, nossas maiores oportunidades ainda estão pela frente e por vir. Ainda somos jovens, apenas descobrimos e abrimos o campo de nossas oportunidades para trilhar e cumprir. Fizemos muito, mas é necessário fazermos muito mais. Para uma organização como a nossa, sempre haverá muito para fazer pelo homem, a família e a comunidade, pela Pátria e o Mundo. Assim eu hoje, gostaria de repetir a mesmo chamamento que fiz aos Leões para trabalhar neste XXI aniversário da primeira Convenção realizada em 1.917.

"O verão se foi e os dias vêm sendo mais curtos. É este um sinal de que o inverno se aproxima.. Em Setembro nos reunimos de novo nos nossos Lions Clubes, prontos e ansiosos para agir. Em Setembro aperfeiçoamos a organização de nossos Clubes e seus planos de atividades e o fizemos da mais e melhor maneira que pudemos. Mais, agora estamos em Outubro, no mês que entraremos realmente e de verdade em ação. Deixemos que se escute a chamada à trabalhar: mostremos nossas cores Púrpura e Ouro.

Como tenho dito antes de abordar este tema, a chamada aos Leões é para estimular o direcionamento e a ação individual dos membros e incentivar uma ação mancomunada por parte de nossos Lions Clubes. Ambas são igualmente importantes, porque é a individualidade a que faz o destaque do Clube e, é o Clube o que combinando e coordenando iniciativas juntamente com o vigor, o talento e a energia individual de seus integrantes, da a cada um deles um meio eficiente e organizado através do qual poderá oferecer e atuar de maneira mais eficaz.

Naquele discurso que fiz há muito tempo, eu perguntava: "O que é um líder ou guia?" e eu mesmo respondi dando a definição constante no dicionário: "Uma pessoa que conduz e ensina a outra o caminho; pessoa que ensina e dirige a outra".

Tal definição e boa hoje em dia. Leões!... não somos nossos líderes? Não marcam nossos ideais, inspiração e trabalho o caminho a seguir para superação da comunidade, do bem-estar nacional, da paz internacional e do progresso humano? Vocês não ouvem a chamada dos Leões para a ação a fim de realizar e converter em realidade estes ideais?

Já que escrevo isto de maneira de uma lembrança, me permitam fazer outra citação, que também já usei em discursos para os Leões, bem lá nos seu início:

"Tem musica que morre ainda antes que sua cadência se arraigue.

Há poesias que perecem com o idioma que lhes deu o ser. Também a arquitetura tem obras frágeis: alguns dos seus templos desmoronam e desabam. Somente a escultura chega à imortalidade, mas as estátuas dos velhos Mestres são esculpidas em número reduzido adquirindo assim mais valor, conforme os anos vão passando. "O que fazemos em beneficio próprio, morre conosco, o que fazemos para e pelos outros, perdurará depois da nossa morte".

Leões! Façamos que nosso trabalho seja tal que dure como as esculturas dos Mestres. Vamos fazer uma qualidade duradoura não somente para os homens que nós seguem, más que também seja de valor inestimável para as futuras gerações.

Deixemos que esta seja a chamada de hoje para os Leões!

                                                                 Melvin Jones

XXI Convenção LC-6 

Time passed:
1
1
9
9
1
1
3
3
1
1
0
0
1
1
5
5

Usuários Online 

Temos 26 visitantes e Um membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

3223049
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
1582
1725
8511
3121117
58073
94636
3223049

Seu IP: 34.231.21.83
28-05-2020 21:10

Curtir No FaceBook 

Scroll to top