DESAGRAVO AOS PDGs E COMPANHEIROS LEÃO QUE FORAM

INJUSTAMENTE OFENDIDOS DURANTE A REALIZAÇÃO DA

XX CONVENÇÃO DO DISTRITO MÚLTIPLO LC

Companheira Presidente e PDGs membros deste Colegiado,

            Permito-me abordar um assunto sério que, indiretamente, pode não ser de nossa competência, mas diretamente o é, pois nosso Distrito LC-6 e, por conseguinte, este Conselho de Ex-Governadores, é parte integrante do Distrito Múltiplo LC.

            A direção do DMLC, no encerramento da gestão 2018/2019, e mais precisamente durante a XX Convenção anual, realizada em Caxambu/MG, em maio de 2019, ratificou o endosso da candidatura do PCC e Ex-Diretor Internacional Fábio de Almeida para o cargo de 3.º Vice-Presidente Internacional.

            Alegou-se que a ata da Convenção Extraordinária realizada pelo DMLC, anteriormente, na cidade de Campinas/SP, e que aprovou o endosso do PDG Manoel Messias de Melo ao cargo de Diretor Internacional foi recusada e, em consequência, tudo aquilo que dela constava foi tornado sem efeito, tendo ainda como resultado que o DMLC não mais teria candidato endossado a qualquer cargo de Diretor Internacional.

            Foi aí que começou uma questão que ocasionou discussão exacerbada e antiética durante a plenária da XX Convenção do DMLC: FOI RECUSADA QUANDO E POR QUEM?

            Pelo que consta, Lions Internacional já recebeu e constou como válido o endosso do PDG Manoel Messias de Melo como candidato a Diretor Internacional até o ano de 2021. E que, por isso, o endosso outorgado ao Ex-Diretor Fábio de Melo, na XX Convenção do DMLC, não tem qualquer validade.

            Esse, pelo menos, foi o parecer da Gerente Jurídica de Compliance da Divisão Jurídica de Lions Internacional, emitido em 11 de junho de 2019, em resposta a consulta formulada por um Ex-Diretor Internacional do Brasil.

            De acordo com aquela dirigente jurídica de Lions Internacional, de conformidade com o artigo II, Seção 4, dos Regulamentos Internacionais, um Distrito (seja único, sub ou múltiplo), somente pode ter um endosso pendente válido de cada vez. Ressalvo que os Regulamentos Internacionais foram revisados em 03 de julho de 2018, e, portanto, quase dez meses antes da realização da XX Convenção do DMLC.

            Todo endosso é válido para as três Convenções Internacionais consecutivas após ter sido concedido. Dessa forma, a candidatura do PDG Manoel Messias de Melo tem validade para as Convenções Internacionais de 2019 a 2021.

            Conforme estabelecem os dispositivos regulamentares antes mencionados, durante o período do endosso temos as seguintes situações:

            I – Nenhuma rescisão poderá ocorrer.

            II – Nenhum outro endosso será válido.

            III – No caso de morte, inelegibilidade ou desistência do endosso, a resolução original do endosso se tornará nula e sem efeito.

            IV – Nenhuma outra certificação de endosso deverá ser solicitada durante o período de validade do endosso.

            Assim, pelo que se depreende do que dispõe o artigo II, Seção 4, dos Regimentos Internacionais, uma vez que o PDG Manoel Messias de Melo já recebeu o endosso do DMLC na Convenção Extraordinária de Campinas, nenhum outro endosso para Diretor Internacional ou 3.º Vice-Presidente Internacional é válido durante o endosso em vigor (de 2019 a 2021).

            Dessa forma, no entender e de acordo com o parecer da Divisão Jurídica de Lions Internacional, o endosso apresentado pelo Ex-Diretor Internacional Fábio de Almeida, e aprovado durante a XX Convenção do DMLC, realizada em Caxambu, não é válido até depois do término do endosso concedido ao PDG Manoel Messias de Melo.

            E essa decisão do órgão jurídico de Lions Internacional, salvo melhor juízo, permanece em vigor até a presente data, pois a questão sequer foi analisada ou colocada em discussão pela Diretoria Internacional durante a realização da XX Convenção Internacional que acaba de ser realizada em Milão, na Itália.

            É de se lamentar, também, que a direção 2018/2019 do DMLC, entre a Convenção Extraordinária de Campinas e a XX Convenção de Caxambu, não tenha consultado Lions Internacional, através dos seus canais competentes, para sanar dúvidas e saber a real situação do nosso Distrito Múltiplo com relação ao endosso dos seus candidatos.

            Acredito que tanto eu, como Ex-Governador, bem como os membros deste Conselho de Ex-Governadores, tenho o dever de nos posicionar a respeito da questão, numa demonstração de que estamos atentos para com as coisas do leonísmo e do cumprimento da legislação de Lions Internacional.

            Mas essa minha manifestação tem uma conotação específica para os fatos lamentáveis que foram registrados durante a XX Convenção do DMLC, pois, nessa questão do endosso, não tomo partido de qualquer um dos lados e fico apenas com aquilo que determina a legislação leonística.

            Neste nosso Brasil sacudido por uma tremenda crise ética, alimentada pelo cinismo e pela mentira dos que deveriam dar exemplo de integridade, há, felizmente, a figura do leonísmo e dos Leões, que constituem uma classe sintonizada com valores e princípios que podem fazer a diferença com seu trabalho ético, honrado e competente.

            Considero que o DMLC, como órgão dirigente e de orientação, deveria primar pela convergência de ideais e não pela intolerável divergência de interesses políticos. Sim, o DMLC, hoje, está visivelmente dividido por grupos políticos antagônicos, com cada um de olho apenas no seu umbigo. Eles nunca parecem querer acertar os passos: dão o último antes de dar o primeiro, ou seja, querem colher os frutos antes de plantarem as árvores.

            Ex-Governadores, Companheiros Leão de escol, além do próprio Governador do Distrito LC-6, foram deselegante e injustificadamente ofendidos durante a plenária da XX Convenção do DMLC, quando do endosso das candidaturas, única e simplesmente por manterem o sagrado direito de livre manifestação dos seus pontos de vista.

            E ofendidos por quem? Justamente pelo presidente tampão que completava o mandato que ficou em aberto com o falecimento do PC Abarge, que não aceitou que nossos excelsos dirigentes fossem contrários à sua orientação pessoal e autoritária. Sua atitude, inclusive, atingiu tal grau agressividade e falta de respeito que mereciam análise analise do Conselho de Ética por falta de decoro. Sua realidade ultrapassou o limite do bom senso comum, externando sua contrariedade por não conseguir exercer o poder absoluto. Ele queria, naquela oportunidade, uma via de mão única, com o presidente mandando e os convencionais obedecendo.

            Um presidente de Distrito Múltiplo, mesmo que provisoriamente no cargo, tem a obrigação de agir de forma clara, transparente, equilibrada e serena na condução dos processos analisados pelo Colegiado, pois ali é fórum para discussão das causas essenciais do movimento leonístico.

            Reafirmo, com esta manifestação, minha irrestrita solidariedade e desagravo aos notáveis PDGs e Companheiros Leão que, de forma injusta e imerecida, foram pessoal e moralmente ofendidos durante a realização da XX Convenção do DMLC.

            Tenho ciência que esse meu posicionamento certamente irá merecer alguma eventual censura de algum dirigente leonístico. Mas é o meu ponto de vista e dele não abro mão.

            Solicito da Companheira Presidente que esta minha manifestação seja reportada ao ilustre e atual Presidente do DMLC e conste integralmente da ata dos nossos trabalhos de hoje, para que fique registrada nos anais deste Conselho de Ex-Governadores.

                                                   São José do Rio Preto, 27 de julho de 2019

                                                     PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

                                 Membro do Conselho de Ex-Governadores do Distrito LC-6

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

II RCD LC-6 

II RCD LC-6 AL19/20 Ribeirão Preto II Distrital do AL 19/20 - LC Ribeirão Preto Jardim Paulista 10/Novembro/19
4
4
9
9
0
0
6
6
2
2
1
1
0
0
4
4

Usuários Online 

Temos 32 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

2640091
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
58
2194
18437
2532923
49901
65474
2640091

Seu IP: 18.206.194.83
22-09-2019 00:38

Curtir No FaceBook 

Scroll to top