Conselho Distrital

PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

           

Gostaria de conversar com vocês a respeito do Conselho Distrital e algumas atribuições que compete aos seus membros. É evidente que alguma crítica que vou externar não tem nada a ver com o Conselho deste ano...

            O Conselho Distrital é o órgão que assessora o Governador do Distrito em sua administração (artigo 42 do Estatuto), ou seja, uma assessoria que trabalha para um assessorado que é o Governador do Distrito.

            O Conselho Distrital tem função específica nas Reuniões e Convenções Distritais. Mesmo com importante posição nesses conclaves, noto que o Conselho Distrital, em muitas ocasiões, é absolutamente complacente em sua atuação. Há quanto tempo não existe um questionamento? Há quanto tempo um membro Conselho não pede a palavra, por questão de ordem, para indagar sobre algum documento que é colocado votação, principalmente na parte financeira da Governadoria? Há quanto tempo algum membro do Conselho não contesta determinada prestação de contas?

            O que acontece, nos últimos tempos, é uma submissão total à Governadoria. “Quem estiver de acordo que permaneça sentado, os contrários que se levantem”. Quem já se levantou para questionar alguma coisa? E não se levantam por que? Por desconhecerem o que está sendo votado ou por complacência mesmo? E assim a barca vai...

            E tem outra agravante. Talvez, em alguma oportunidade, tenha até quem pensou em se levantar para questionar. Mas a consciência de que poderá receber críticas de outros membros, e até mesmo da plenária, faz com que ele permaneça com a bunda na cadeira e leve sua dúvida para casa. E essa questão do senta ou levanta é apenas uma das falhas que observo no Conselho.

            Existem outras observações que gostaria de fazer.

            A última edição do Estatuto do Distrito LC-6 foi aprovada em 01/07/2009. Com as reformulações ocorridas no movimento leonistico, ele está naturalmente defasado. Um exemplo ocorrido nos últimos tempos: nosso excelente PCC Antonio Carlos Bittar apresentou sua candidatura ao Distrito, concorreu e posteriormente foi eleito Presidente do Distrito Múltiplo LC. Mas a figura dessa candidatura não é contemplada pelo Estatuto. Outro exemplo: inúmeros ilustres Companheiros Leão já concorreram e foram eleitos 2.º Vice-Governador do Distrito, mas esta figura também não consta em nosso diploma maior.   E os Clubes indicam e votam sem qualquer base legal para isso. Igualmente o Regimento de Convenção do Distrito LC-6, que última edição data da 14/04/2005, contém uma série de ausências e definições.

            Pergunto: quem do Conselho Distrital propôs a realização de uma reunião do Colegiado para elaborar um anteprojeto visando a reforma desses dois diplomas legais. É uma função do Conselho sim senhor!

            Além disso, os membros do Conselho Distrital têm outras importantes atribuições.

            O Coordenador de Região, por exemplo, deve prestar imediatas informações ao Governador sobre o que eventualmente esteja acontecendo de errado ou ilegal com algum Clube da sua região (artigo 56 do Estatuto). O Coordenador de Divisão, por exemplo, devem supervisionar constantemente os Clubes da respectiva divisão, orientando-os e fiscalizando-os (artigo 57 do Estatuto). Os Coordenadores de Região e Divisão, membros do Conselho, são os fiscais do Governador em suas respectivas áreas.

            Só que, lamentavelmente, e como inclusive foi constatado inúmeras vezes, muitos não estão nem aí com as atribuições do cargo. Tem até aqueles que aceitam a indicação por simples vaidade pessoal. Teve, inclusive, em passado recente, Coordenador de Divisão que deixou de realizar seu Comitê Assessor, deixando passar batido.   Isso para não dizer de casos mais graves, cuja ação fiscalizadora junto aos Clubes pertence aos Coordenadores de Região e Divisão e não foi realizada, deixando o Governador sem saber de nada.

            Quando um Companheiro ou Companheira receber convite do Governador para fazer parte do Conselho Distrital, seja na figura de Coordenador de Região ou Coordenador de Divisão, deve, pelo amor em Deus, fazer um exame de consciência, examinar as reais funções do cargo e somente aceitar o convite se achar que tem condições ou capacidade para executá-lo em toda plenitude.

            Somente assim poderemos melhorar a atuação do Conselho Distrital!

 

Comentários  

0 #1 Marco Maciel 04-05-2018 14:13
Saudações. Parabéns pelas lúcidas explanações. Permita-me uma consideração:

Existe uma explicação simples e científica para o "silêncio geral" nas plenárias, e se chama "comportamento de grupo". Ou seja, ninguém quer destoar dos demais, sejam quais forem os motivos.

Para amenizar, sugiro pensar numa maneira de se fazer a coisa de forma a expor o mínimo possível ao apupo dos presentes os interessados em acrescentar opiniões e ideias. Seja propondo uma enquete antes da plenária; seja por considerações escritas. Não atrapalharia o andamento dos trabalhos e acredito que haveria mais participações.

No mais... bem... sabemos que em qualquer lugar, sempre tem quem queira "azeitar" as engrenagens... e quem queira jogar areia... e Lions não é diferente.

Abraços cordiais.
Citar

Adicionar comentário

Cuidado com os termos para não ser banido.


Código de segurança
Atualizar

II RCD LC-6 

II RCD LC-6 AL19/20 Ribeirão Preto II Distrital do AL 19/20 - LC Ribeirão Preto Jardim Paulista 10/Novembro/19
4
4
9
9
0
0
5
5
4
4
1
1
2
2
6
6

Usuários Online 

Temos 24 visitantes e Nenhum membro online

Login 

Bem Vindo ao Distrito LC-6!

Distrito LC-6

Visitantes

2640190
Hoje
Ontem
Esta Semana
Última Semana
Este Mês
Último Mês
Total
157
2194
18536
2532923
50000
65474
2640190

Seu IP: 18.206.194.83
22-09-2019 01:18

Curtir No FaceBook 

Scroll to top